As Paralisias

 

Mateus 4: 23,24; 8: 6,7
 
OBJETIVO: Levar os participantes a conhecerem os tipos de paralisia existentes e sua cura em Deus.
 
Definição: Paralisar significa tornar paralítico, entorpecer, neutralizar, enfraquecer a ação ou energia de alguém, estacionar, não progredir.
 
Introdução: vemos nestes textos Jesus percorrendo toda a Galiléia, ensinando e pregando o evangelho do reino e curando todos os tipos de doenças e enfermidades entre o povo, havia enfermidades físicas e espirituais.
 
No texto de Mateus 4:24 diz: …traziam-lhe todos os enfermos, acometidos de várias doenças e tormentos: endemoninhados, lunáticos, paralíticos e Jesus curava a todos.
 
O evangelho do reino fala do poder de Deus para curar, libertar e salvar a todos aqueles que estiverem sofrendo ou precisando de salvação. Jesus Cristo veio para implantar o reino de Deus, torná-lo disponível para todas as pessoas que quiserem.
 
Houve a necessidade de estabelecer o reino de Deus por causa do pecado que tinha afastado as pessoas de Deus, a maior conseqüência desta separação, foi a morte espiritual. Jesus veio para mudar este quadro, Ele mostrou o caminho da salvação e pagou o preço do nosso pecado, por isso podemos voltar para Deus, a decisão é nossa, o resultado será nossa cura, libertação e salvação.
 
Hoje gostaríamos de falar deste mal que tem atingido a muitos, e cremos que o Senhor vai libertar todos aqueles que crerem e estiverem dispostos a receberem.
 
Em Mateus 8:6 O centurião disse que seu servo estava sofrendo muito, estava paralítico, isto é, tinha uma paralisia. Vejamos os tipos de paralisia que a atinge as pessoas.
 
  1. Tipos de paralisia existentes na vida 
a)     A paralisia espiritual – todos as pessoas nascem no pecado, conseqüentemente são paralíticos na comunhão com Deus (tem dificuldade de ter comunhão). Existe um vazio dentro das pessoas, e não conseguem servir a Deus, outras estão paralisadas e não conseguem crescer, não conseguem caminhar e vencer diante do inimigo.   
 
b)     A paralisia emocional – milhões de pessoas estão paralisadas emocionalmente por abrigarem mágoa, ódio, ressentimento, preocupação exagerada na alma. Não conseguem ser feliz na vida sentimental, estão fragilizadas no emocional, um dia está bem, no outro não, hoje está alegre amanha está triste qualquer situação difícil abala. Numca está bom, sempre reclamando. Nos casos mais extremos vivem em depressão.
 
c)      A paralisia mental – não tem paz, vive em desespero e ainda tem dificuldade de assimilar as coisas, mente confusa, não consegue pensar, planejar, ouve, mas não entende;
 
d)     Branco na memória – em muitos casos são traumas, a pessoa não se lembra. Vale dizer que a pessoa paralisa diante de situação difícil.
 
e)     Enlouquecimento devido ao excesso de preocupação, neste caso a mente não suporta a pressão.
 
f)       Alguns já nascem com essa paralisia – devido aquilo que foi transmitido no ventre, (rejeição, vícios da mãe, traumas na gravidez, etc.).
 
g)     A paralisia física – acontece quando algum membro do corpo do homem torna-se impossibilitado de se mover. (muitos fatores podem levar a isso).
 
h)     A paralisia conjugal – só conversam o necessário, o relacionamento é frio, etc. são infelizes. Alguns casais não percebem que estão com sintomas dessa paralisia e vão achando que vai passar, outros já estão paralíticos pela separação sentimental e corpórea.
 
i)       A paralisia financeira – acontece quando surge a crise financeira, impossibilitando a pessoa de suprir suas necessidades básicas.
 
  1. Jesus é a “ única” solução para todos os tipos de paralisia 
  • Para os paralíticos espirituais, Ele traz a vida eterna, a paz interior, etc. pelo Seu sangue.
  • Para os paralíticos emocionais, Ele traz a cura para as feridas na alma através do perdão e do arrependimento (Lc. 4:18,19).
  • Para os paralíticos mentais, Ele traz a paz perfeita (Jo. 14:27).
  • Para os paralíticos físicos, Ele traz a saúde perfeita (I Pedro 2;24).
  • Para a paralisia conjugal, Ele traz a restauração plena, manifestando o amor incondicional, o perdão que deve estar presente no casamento.
  • Para os paralíticos financeiros, Ele traz suprimentos para todas as necessidades (FI. 4:19).
 
Passos necessários para Jesus solucionar todas as paralisias: Rejeitar, com determinação, todos seus sintomas. Confessar que crê em Jesus e aceitar seu sacrifício na cruz. 
  • Romper todas as barreiras à nossa frente. Tomar atitude, isto é, declarar e agir! Se é você que tem que tomar a iniciativa, faça-o!
  • Exercer a nossa fé em Jesus e na Sua palavra, não olhando para as circunstâncias e sim para a conquista de Jesus na sua morte e ressurreição. nEle somos livres! 
CONCLUSÃO: Não devemos deixar nenhuma paralisia dominar nossas vidas, mas sim rompê-las com o poder da nossa fé, é desta forma que leva Deus a realizar os milagres de que tanto precisamos.
 
Quando falamos e compartilhamos aquilo que está dentro de nós, aquelas coisas que nos fez e faz mal, e nos arrependemos, pedimos perdão, perdoamos e buscamos ajuda de Deus, Ele vem e nos cura, nos liberta e nos salva. Desta forma sairemos aliviados, sentindo algo maravilhoso dentro de nós! Experimente!!!
 
Compartilhar:
  1. Você detectou alguma área da sua vida com problema de paralisia?
  2. Você gostaria de compartilhar para que possamos orar por você?              
  3. Qual é a sua maior dificuldade nesta área?
Vamos orar e rejeitar toda paralisia, não vamos aceitar que a nossa vida esteja presa em nenhuma área. 
 
Pelo rei Jesus a que devemos a nossa vida e pelas pessoas e famílias transformadas!
 
No amor de Cristo! 
 
Pastor Eliezer
Imprimir