A Benção de andar no princípio do dar

 Proverbios 11: 24 – 25; Lucas 6:38

Os princípios de Deus operam numa base bem diversa da nossa, mas eles são os que produzem resultados satisfatórios e um desses princípios é o dar. Quando temos uma necessidade geralmente agarramos aos que temos. A Bíblia fala de abrir mão do que se tem, para que se possa ter mais. 

Um dos grandes desafios é estarmos mais conscientes da semente do que da necessidade. Devo me preocupar em plantar. “Nos dias que estão por vir, as necessidades do corpo de Cristo se tornarão tão grandes que, no natural, parecerão impossíveis de serem satisfeitas. Mas eu te digo agora: não espere esse tempo para te ocupares em plantar as sementes no Reino, porque tuas necessidades já são enormes. Não espere até que alcances uma resposta para tuas necessidades.
 
O segredo do suprimento das necessidades está no plantar sementes, isto é, investir no Reino de Deus. É plantando que se colhe. A Palavra, porém, para os servos de Deus, é que estes sejam fiéis na entrega de seus dízimos e ofertas. (Malaquias 3: 8 – 10) deve sempre ser lido. Os que forem fiéis serão abençoados no meio da crise.
 
·        TODAS AS NECESSIDADES JÁ FORAM SUPRIDAS POR JESUS.
 
De fato não há nada mais para Deus fazer com respeito às nossas faltas. Tudo já foi feito. As bênçãos da aliança atestam isso ( Leia Dt 28: 1 – 14 ). Deus tem prazer em nos dar as coisas. Todavia não devemos andar á busca das coisas. Nosso papel é “BUSCAR PRIMEIRO O REINO DE DEUS E SUA JUSTIÇA”. ( Mt 6: 33 ).
 
Está claro que não devemos correr atrás da prosperidade. Esta “correrá atrás de nós” se andarmos no espírito da aliança, obedecendo ao Senhor Nosso Deus. Não buscamos dádivas e sim o Doador Não buscamos coisas, mas a Deus mesmo e seu Reino, sabendo que as coisas necessárias nos serão acrescentadas. Deus já conhece nossas necessidades ( Mt .6: 8 ) e está pronto a supri-las (Fp 4: 19 ).
 
O próprio Deus satisfaz suas necessidades dando. Ele precisa redimir a humanidade e deu Seu Filho. Ele plantou a semente de uma grande família, quando entregou seu Filho a morte. “ Se o grão de trigo, caindo na terra não morrer, fica Ele só, mas se morrer, dá muito fruto” ( Jo 12:24 ). Jesus é a semente de Deus, que Ele plantou, entregando-O à morte. Mas ao ressurgir passou a gerar milhares e milhares de outros filhos para Deus. A semente germinou e não tem parado de dar o seu fruto.
 
·        O DAR FAZ PRODUZIR MAIS.
 
Um dá liberalmente, e se torna rico, outro retém mais do que é justo, e se empobrece. A alma generosa prosperará, e o que regar também será regado ( Pv 11: 24 – 25 ).
Quem reparte generosamente seus bens com outras pessoas se tornará mais rico; quem procura segurar mais dinheiro do que necessita acabará perdendo tudo. Sim, a pessoa generosa terá sempre mais e mais; ela receberá de volta todo o bem que fez aos outros (Pv.11: 24 – 25, A Bíblia Viva).
 
·        RESULTADOS DO DAR GRACIOSAMENTE.
 
“Trazei todos os dízimos a casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se Eu não abrir as janelas do céus , e não derramar bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança.” ( Ml 3:10 ).
 
1º DAR, LIBERA NOSSA FIDELIDADE A DEUS.
Dar exige fé, especialmente quando damos daquilo que faz falta para o suprimento das nossas necessidades. Confiando, porém, nas promessas de Deus, que é galardoador dos que os buscam, o dar será uma alegre expressão de fé.
 
2º DAR, ESTABELECE A ALIANÇA DE DEUS EM NOSSA VIDA.
Ativamos as bênçãos da aliança em nossa vida pela obediência aos mandamentos de Deus. Abraão usufruiu das bênçãos por causa da sua obediência. O mesmo acontecerá conosco.
 
3º DAR, NOS LIGAR Á MAIOR AUTORIDADE DO UNIVERSO.
Deus nos diz que se darmos, Ele abrirá para nós as janelas dos céus e derramará uma bênção tão grande
sobre nós, que não a poderemos contar. Deus mesmo, é quem supre nossas necessidades. Não temos que olhar para outro. Nosso dar nos coloca em contato com o Poder Supremo do Universo, o Próprio Deus.
 
4º DAR, LIBERA O PODER DE DEUS À NOSSO FAVOR.
Deus diz que quando damos Ele fará algo em retorno: fará descer sobre nós a Sua bênção e repreenderá o devorador ( Ml. 3: 11 ). Esta dará que o dar abre os tesouros de Deus para nós.
 
5º DAR, AUMENTA NOSSA CAPACIDADE PARA RECEBER AS BÊNÇÃOS DE DEUS.
Quando a Bíblia diz “dá maior abastança”, do trabalhador, fala de um suprimento tão abundante que chega pra nós e sobra para dar a outros ( 2 Cor. 9: 11 ). A medida que damos, vamos aumentando nossa sementeira. Aumentando nossa capacidade dar, nossa capacidade de receber, também será aumentada.
 
6º DAR, AUMENTA NOSSA CAPACIDADE DE RECEBER MAIS DE DEUS MESMO.
( At. 10: 1 – 4 ) “……as tuas orações e as tuas esmolas tem subido para memória diante de Deus.” ( v. 4 ). O dar desinteressado, alegre, acompanhado das orações e devoção a Deus, resulta na conversão e enchimento do Espírito Santo em Cornélio e toda a sua casa. (ex.). Isso mostra que o nosso dar nos capacita, enaltece, para receber não apenas mais das bênçãos de Deus, mas, mais de Deus mesmo.
 
7º DAR, PERMITE A DEUS REPREENDER O DEVORADOR DE NOSSAS FINANÇAS.
Se não darmos, Satanás tem direito legal de minar nossas finanças, pois há uma maldição sobre quem retém os dízimos e ofertas alçadas ( Ml. 3: 8 – 9 ). Quando porém, damos, em obediência, Deus mesmo, repreende o devorador e impede de destruir o fruto da terra. No Novo Testamento, o crente recebe autoridade para expulsar demônios. Aqui Deus, trata do assunto, em conseqüência da nossa desobediência. O demônio devorador é detido por Deus, quando entregamos os dízimos e ofertas. Quem anda em falta deve, primeiro examinar como tem sido sua vida nessa área. Antes de qualquer mudança deve haver um acerto diante de Deus e uma disposição de seguir a Palavra, no dar.
 
8º DAR, ATRAI A BENÇÃO DE DEUS E DOS QUE NOS CONHECEM.
“ E todas as nações, vos chamarão bem-aventurados, porque sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos exércitos”. ( Ml. 3: 12 ). A benção de Deus, sobre nossas vidas será notória e os nossos circunstantes o reconhecerão e dirão de nós “é abençoado”.
 
9º DAR, AUMENTA O FRUTO DA NOSSA JUSTIÇA.
“Ora, Aquele que dá semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira e aumentará os frutos da vossa justiça” ( 2 Cor. 9: 10 ). E quais os frutos da nossa justiça ? É a obra (fruto) da justiça será paz; e o efeito da justiça será sossego e segurança para sempre. O meu povo habitará em morada de paz, em moradas bem seguras, e em lugares quietos e descanso”. ( Is 32: 17 – 18 ). Quando damos a Deus, somos libertos do medo, ansiedade, preocupação, inquietação e insônia. Em vez disso, viveremos num estado de paz, tranqüilidade e segurança, habitando em “lugares quietos de descanso”, o que fala do nosso estado de alma. Os frutos da justiça, que o dar põe em operação: PAZ,. QUIETUDE, CONFIANÇA E SEGURANÇA.
 
10º DAR, FARÁ COM QUE DEUS AUMENTE NOSSO CELEIROS DE SEMENTES.
( 2 Cor. 9:10 ) Quanto mais damos, mais temos. Para gastar em luxurias? Longe disso. É para termos mais sementes e plantar mais e mais a fim de satisfazer as necessidades de outros. O padrão da vida cristã é dar e receber, abençoar e ser abençoado, prosperando em tudo para benefício de todos quantos estão em necessidades. Somos um canal. As bênçãos de Deus vêm a nós não para morrer em nós, mas para fluir através de nós e alcançar o destino para o qual foram derramados.
 
A TRIPLÍCE FORMA DE DAR.
Encontramos três formas distintas de dar na Bíblia, cada uma produzindo um resultado:
 
1º) A ENTREGA DOS DÍZIMOS É UMA FORMA DE DEVOLUÇÃO À DEUS.
 
Dízimo é a décima parte do que ganhamos. Essa parte do nosso salário pertence a Deus e não devolvê-lo é colocar-se na posição de ladrão ( Ml. 3: 10).
 
A entrega do dízimo é anterior a Lei. Abraão viveu na graça, 430 anos antes da instituição da Lei, mas entregou o dízimo a Melquisedeque, rei de Jerusalém e sacerdote do Altíssimo
 
( Gn 14: 18 – 20 ). Jacó seguiu a mesma prática (Gn 28: 22 ), e tudo nos faz crer que era algo comum antes mesmo do estabelecimento da Lei. Aliás a Lei veio colaborar com muitos dos princípios que já eram seguidos.
 
No N.T. não há muitas referências sobre o dízimo. Era uma prática comum e inquestionável. Jesus, porém, a respaldou, quando disse: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas ! Porque dais os dízimos da hortelã, do endro e do cominho e tendes omitidos o que há de mais importante na Lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé. Estas coisas, porém, deveis fazer, sem omitir aquelas. ( Mt. 23: 23 ).
 
Esta claro que Jesus ordenara à prática do dízimo, advertindo, porém, que ela deve ser seguida da justiça, misericórdia e fé. Pela entrega do dízimo as bênçãos descritas em Malaquias 3: 10 – 12, são nossas por direito de promessa. Satanás perde o direito de nos roubar. Quebrando-se esse mandamento, em vez de benção, haverá maldição em nossas finanças Satanás terá conquistado o direito legal de nos roubar. ( Ml. 3: 8 – 9 ).
 
Em Hebreus 7:1-8 fala sobre a entrega do dízimo demonstrando que grande era e é aquele para quem Abraão entregou o dízimo, sem inicio ou fim de dias. Exatamente no versículo 8 fala que quando entregamos o nosso dízimo, entregamos para homens mortais aos quais Deus designou que fizéssemos, mas na realidade quem realmente recebe é aquele que vive, isto é, o mesmo que recebeu da mão de Abraão, o Senhor, Aquele que vive e reina para sempre.
 
ONDE ENTREGAMOS OS DÍZIMOS? “Na casa do Tesouro”, na Igreja Local, onde somos membros, no lugar onde estamos recebendo o alimento e cobertura espiritual para o nosso crescimento.
 
2º OFERTAS ALÇADAS SÃO UMA FORMA DE PLANTAR.
(2 Cor. 9: 6 – 11 ) Paulo fala aqui de ofertas extras dízimo para o suprimento das necessidades do Reino. Quando damos ofertas, estamos plantando sementes e estaremos destinados a colher, porque entramos no princípio da semeadura e ceifa. Quem planta, colhe. Quem planta colhe mais do que plantou, se a semente e a terra são boas.
 
·       ONDE DEVEMOS DAR AS OFERTAS? Da mesma forma que o dízimo, na igreja onde servimos e nos eventos relacionados ao reino em que nossos líderes estejam envolvidos ou respaldando nossa vida para estar lá, para que tudo esteja legal. É importante ver se o terreno é bom, isto é, vidas são salvas, acompanhadas, tem projeto de ação social, conheço bem os líderes no caso de eventos, está produzindo frutos para o Reino de Deus?
 
·       Em projetos evangelísticos e missionários. A Igreja Apostólica Corpo de Cristo, Ministério Penha tem ofertado em missões que faz evangelismo, também trabalhamos para implantar o reino de Deus através da visão celular, pois assim estão edificando o Corpo de Cristo e levando as pessoas a uma experiência com Deus.
 
3º DAR AO POBRE É UMA FORMA DE INVESTIMENTO.
“Quem se compadece de pobre, empresta ao Senhor, que lhe retribuirá o benefício”. Deus sempre nos ultrapassa em tudo. Haverá divina recompensa para aquele que investe no pobre (Pv. 19: 17).
 
Bem-aventurado o que considera o pobre; o Senhor o livrará no dia mal. ( Sl. 41: 1 ).
 
Espalhou, deu ao necessitado; a sua justiça subsiste para sempre; o seu poder será exaltado em honra. (Sl. 112: 9 ).
 
O que oprime o pobre insulta o seu criador; mas honra-o aquele que se compadece do necessitado ( Pv. 14: 31 ). Quem dá ao pobre não terá falta; mas o que esconde os seus olhos terá muitas maldições Pv. 28: 27 ).
 
 
N.T. também tem muitas referências ao assunto. Citamos algumas: Mt. 19:21; João 13: 29; Gal. 2: 10; Tiago 2: 14 – 18, Ef. 2: 10.
 
Como dar ao pobre? Há muitas maneiras: através de instituições sociais, principalmente as dirigidas por cristãos, orfanatos, asilos e hospitais, através de projeto da própria Igreja, ou ministérios e de assistência pessoal, às pessoas conhecidas em necessidades. E também Assistência Social local (projeto Neemias e primícias (quilo) e também Assistência Geral (bp. Lairí de Oliveira) .
 
As bênçãos de Deus são condicionais. O suprimento das nossas necessidades materiais obedece também a princípios estabelecidos por Deus. A prosperidade é uma conseqüência de seguir-se um caminho traçado por Deus e não é medida pela quantidade de dinheiro no Banco ou posse materiais.
 
Prosperidade é habilidade de ter o que é necessário para cumprir a vontade de Deus em sua vida. Qual a missão que Ele lhe confiou? Qual a sua necessidade? Ser próspero significa ser capaz de cumprir de modo digno sua missão. Deus quer te fazer prospero em todas as áreas da sua vida para que sejas um canal para o reino e para abençoar outras pessoas. Leia os textos a seguir: Dt. 29: 9, Josué 1: 8; I Reis 2: 3, 2 Crônicas 20: 20; Salmos 1: 1 – 3 – 126: 6 ).
 
“Brandem de júbilo e se alegrem os que desejam a minha justificação e digam continuamente. Seja engrandecido o Senhor, que se deleita na prosperidade do seu servo”.
(Sl.35: 27). “ E o meu Deus, segundo a Sua riqueza em glória, há se suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades”. (Fp. 4: 19 ).
 
Veja estes princípios:
 
1.      Entender que nossas atitudes em relação à Palavra definem resultados em nossas vidas;
2.      Fidelidade é uma das virtudes mais importantes na vida cristã;
1.       A doação é a única prova da vitória sobre a ganância;
2.       Uma semente de Nada cria sempre um tempo sem Nada;
3.      O ato de ofertar esvazia o seu presente para preencher o seu futuro;
4.      Deus teve um filho, mas Ele quis uma família; Ele semeou o filho dEle para criar sua família;
5.       Decisões decidem riquezas;
6.       O solo decide o futuro da semente;
7.      Parasitas querem o que você ganhou; discípulos querem o que você aprendeu;
8.      A semente que deixa a sua mão nunca deixa sua vida, mas entra em seu futuro e multiplica-se;
9.       Você não tem direito a nada que você não tenha buscado.
 
 No amor de cristo 
 
Pastor Eliezer F. Moreira  
 
Imprimir