As conseguências do pecado e o propósito de Deus – Parte 1

 

Gênesis 3:8-24 – Ap. 12:7-12
 
O homem que Deus formou é bem diferente de todas as demais criaturas, ele não é uma máquina, pelo contrário, esse ser possuí perfeita liberdade de escolha. Se decidir obedecer a Deus, essa decisão será respeitada; se preferir rebelar-se, essa decisão também será respeitada. O Senhor não realizará nada por nós, a não ser que cooperemos ativamente com Ele. Deus estabeleceu assim, é lei espiritual, são princípios que regem o universo e a nossa vida, nem Deus nem o diabo podem fazer nada sem o nosso prévio consentimento, porque a vontade do homem é livre, ele tem poder de decisão e é exatamente por isso que cada pessoa dará conta das suas decisões diante de Deus.
 
Se obedecermos a esses princípios, estaremos seguros, desfrutaremos das promessas de Deus e usufruiremos da herança do Senhor Jesus. A queda do homem foi ocasionada pela busca do conhecimento, por isso Deus usa a loucura da cruz para “destruir a sabedoria do sábio”. O intelecto foi a principal causa da queda. É por isso que, para alcançar a salvação, o homem precisa crer na loucura da Palavra da cruz, ao invés de depender da própria inteligência. A árvore do conhecimento provocou a queda do homem. Um cuidadoso exame de relato da queda do homem mostra que, ao se rebelar contra Deus, Adão e Eva desenvolveram a alma a ponto desta tomar o lugar do espírito. Com isso, precipitaram-se nas trevas e morreram espiritualmente e fisicamente.
 
Adão e Eva dependiam de Deus e não lhes faltava nada, a terra foi feita para eles e sua descendência, tudo o que eles precisavam tinha sido criado por Deus, eles viviam no paraíso. Todos os dias eles tinham encontros com o Deus Todo Poderoso, o seu criador. Mas o Diabo começou tentá-los no intuito de seduzi-los levando-os a rebelião e desobediência. Eles, mesmo depois de Deus ter lhes advertido sobre as conseguências da desobediência, mesmo assim eles comeram do fruto do bem e do mal que Deus lhes ordenara que não comessem.
 
Conseguências do pecado na vida do homem e sua descendência
 
1.      Adão se escondeu de Deus. E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. Gen. 3:8
 
Deus é tudo o que precisamos, Ele é a resposta para a nossa vida. A Sua presença em nós nos fortalece, ter comunhão e intimidade com Ele nos traz revelação e poder, mas a primeira reação daquele casal após o pecado foi esconder-se de Deus. Temos a tendência de nos esconder de Deus quando pecamos, sabemos que isso é impossível, Ele é onipresente e sabe aonde estamos e qual é a nossa condição. Quando nos sentimos culpado por algum pecado que cometemos ou alguma fraqueza difícil de vencer, a tendência é camuflar, não falar nada, ou nos afastar.
 
Tem pessoas que estão na igreja, mas vivem se escondendo de Deus, suas vidas e sua praticas são escondidas, não se envolvem com nada e fogem de serem discípulos, pois como tais teriam de serem acompanhados de perto, na intimidade e com transparência. Quando entramos na intimidade de alguém, a nudez da alma é exposta e os defeitos, traumas e fraquezas aparecem, mas sabemos que a única forma de sermos curados e libertos é colocando para fora aquilo que nos prende, é confessando nossos pecados e o nosso passado, quebrando todo argumento (Tiago 5:16,17).
 
2.      Deus gritou: E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? Gen. 3:9
 
O Salmos 139 nos mostra que Deus nos sonda e nos conhece, que Ele está em todos os lugares e que não existe nada oculto diante dEle. Como estão Deus grita por Adão perguntando onde ele está?
 
Em primeiro lugar Deus queria despertar em Adão a sua consciência, a sua condição e situação em que ele estava. Este é o momento de refletir e descobrir, como estou, aonde estou, qual é a minha condição. Ninguém toma a decisão de se arrepender se não souber que é pecador, ninguém resolve mudar seu estilo de viver se não descobrir que áreas de sua vida estão erradas. Eu pergunto a você! Onde você está? Como você está vivendo e o que você está fazendo da sua vida?
 
Em Gênesis 32:27-30 nos mostra o Anjo do Senhor perguntando a Jacó: qual é o seu nome? Ele respondeu, meu nome é Jacó (trapaceiro). O Senhor sabia que Jacó era uma pessoa desonesta e que gostava de levar vantagem em cima das pessoas. Ele era um ladrão, uma pessoa egocêntrica e egoísta, ele carregava traumas de rejeição e se sentia injustiçado desde criança por causa do seu irmão e da forma como foi tratado pelos pais, Deus sabia que se ele não soubesse e reconhecesse quem realmente ele era, nunca se arrependeria e não poderia ser liberto e curado. O estilo de vida de Jacó revelava o seu nome.
 
A atitude de Jacó em ficar sozinho com o Senhor era um grande indicativo de que ele queria mudar de vida. A questão não era se Deus sabia, pois Ele sabia. A questão é se Jacó sabia que ele era realmente? Não importa seu nome na sociedade e família, seu estilo de vida, a forma como você vive revela qual é o seu nome no mundo espiritual e para Deus. Qual é o seu nome e quem é você? Você se conhece ou está enganando-se a si mesmo? Deus quer hoje mudar a sua história!
 
Em segundo lugar Deus estava procurando o Adão santo, fiel, verdadeiro, comprometido, leal, sacerdote que tinha comunhão com Ele e que foi colocado para liderar, para exercer autoridade e guardar a esposa, família e o jardim (o seu lar). Esse Adão tinha morrido, agora tinha um pecador escondido, separado e com medo de Deus.
 
O Adão santo Deus não precisava procurar e nem gritar para encontrá-lo, Ele tinha sede de Deus, ele estava sempre lá, buscando a Deus, esperando por Ele, sem nada a esconder, refletindo a Sua gloria e testemunho como resultado da comunhão e intimidade.
 
Deus precisa te chamar para te encontrar? O seu discipulador precisa ficar te avisando toda semana que tem célula e discipulado? Os discipuladores e lideres da célula precisam ficar te buscando, ligando, insistindo com você para vir ao culto, para fazer a escola de líderes, para se tornar discípulo?
 
Lá no seu trabalho as pessoas sabem quem é você? Você dá testemunho cristão, se Deus te procurar La fora no mundo Ele te encontra? É preciso Deus te chamar para todos saberem que você é um cristão comprometido, santo, fiel e aliançado com o Senhor?
 
Eu preciso ter sede de Deus, as pessoas lá fora, longe da igreja precisam perceber que eu sou cristão, que sou honesto e integro, que não negocio a minha fé em Jesus. O meu testemunho precisa denunciar santidade, fidelidade, amor por vidas, unção, poder, alegria, bondade, benignidade e domínio próprio. As pessoas precisam ver Cristo em mim, o Seu caráter precisa refletir através das minhas atitudes.
 
Deus não quer ficar te chamando, te procurando, pois isso revelaria uma vida alheia, longe, à distância, sem compromisso. Nós é que precisamos buscá-lo de todo o coração, Ele é a resposta para os nossos anseios, para as nossas necessidades, nEle encontraremos a salvação, a vida eterna. A bíblia diz que a vida eterna está em Cristo e quem tem Cristo tem o Pai.  Se Jesus Cristo estiver presente na sua vida, Deus Pai e o Espírito Santo também estarão, suas atitudes vão denunciar que você é um cristão verdadeiro ou falso.
 
Deus deseja que as pessoas  ao te conhecerem encontrem a Cristo e sejam salvas, consolidadas, discipuladas e enviadas. Esse é o proposto de Deus na sua vida!
 
Deus te chamou para crescer, frutificar, multiplicar e governar. Continua…
 
No amor de Cristo!
 
Pastor Eliezer
Imprimir