Doze principais motivos que tem levado casamentos ao fracasso

 Texto chave: Salmos: 127:1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se o Senhor não guardar a cidade em vão vigia a sentinela.

 
Esses motivos foram levantados a partir de: Aconselhamento pastoral, aconselhamento terapêuticos e psicólogos que trabalham na terapia da família, que trabalham com casais, tudo respaldado dentro da palavra de DEUS.
 
Vamos citar 12 motivos, sendo que os três últimos são os principais de todos que levam o casamento ao fracasso. Para que nós não caiamos em um desses motivos ou fracassos.
 
1º COMUNICAÇÃO
 
A falta de comunicação tem levado muitos casamentos ao fracasso, o marido sai para o trabalho mudo e volta calado, a esposa a mesma coisa se trabalha ou fica em casa fica muda e continua calada.
Quando ele chega não tem dialogo, ou então a comunicação é falha, onde os participantes daquele matrimonio os cônjuges não tem a sinceridade de falar aquilo que sente ou pensa.
 
Quando não se tem a liberdade de dizer o que sente em relação à outra pessoa, a família, a casa, as coisas intimas. Você pode imaginar quão frustrante é para alguém casar e ter a seu lado uma pessoa o tempo todo de cara fechado, infeliz, mal-humorado, etc…
 
Também pode haver uma comunicação falsa, onde se esconde coisas no casamento, onde se constrói relacionamentos em cima de comunicação mentirosa, onde o marido mente para a esposa e vice versa.
 
Exemplos: marido compra alguma coisa, a esposa nem fica sabendo ou vice versa, toma se decisões e não consulta um ao outro, etc….
 
Gente a fala é uma aptidão do ser humano, Deus criou todas as coisas através da palavra, ou seja, da fala, quando você fala, você cria, você da forma.  
 
A comunicação é fundamental para o desenvolvimento social, que dirá no casamento.
 
2º FINANÇAS
 
A falta de finanças vai tirar o conforto, pode ser por questões de desemprego ou gastar além do que deveria.
 
A esposa não pode mais comprar, roupas, passear no shopping e outras coisas ou vice versa.
 
Ai começa as acusações, a situação esta assim por causa de você, e ninguém assume nada e o pau quebra dentro de casa.
 
Tinha um patamar de vida alto e agora tem que descer, antes andava no carro com dois confortáveis agora tem que andar no carro com 80(ônibus ou metrô).
 
3º INCOMPATIBILIDADE DE GÊNIOS

A um demônio chamado incompatibilidade de gênio, ele é um demônio que entrou no casamento. Um quer ser mais que o outro, um quer competir com o outro para mostrar que é melhor, e assim por diante
 
Sabe qual é a palavra chave disso egoísmo, ninguém quer ceder.
 
A mulher ou homem: Eu nasci assim, fui criado assim, meus pais me toleram assim e você tem que me aceitar assim, eu não cedo, não abro mão é meu jeito de ser, quando você se casou comigo você sabia que eu era assim. Principalmente quando a mulher trabalha fora e tem um cargo acima do cargo do marido.
 
Muitos casais entram em um desnível de cultura no casamento e começam os problemas.
 
4º FILHOS
 
Preferência: Esse é o queridinho da mamãe ou do papai, não toca nela e vice versa, isto é muito perigoso.
Mais injusto que um casal pode fazer é tratar filhos diferenciados, você não sabe o mal que esta causando nesta criança, na sua formação, na sua estrutura emocional e psicológica.
 
Mãe joga filho contra pai e vice versa, o pai pede para não fazer tal coisa, a mãe fala não pode fazer, quando o filho quê um negocio a mãe fala não vai fazer ai o pai diz não pode fazer que eu garanto.
 
Outra coisa sobre filhos é a educação, um cria solto demais outro prende ao extremo, não tem limites, fazem o que querem, não tem respeito, os pais estão conversando a criança se intromete no meio.
 
Não se da educação dentro de casa, ai querem transferir para os professores na escola, para igreja, e assim por diante, pais totalmente alheios.
 
Efésios 6:1 (Filhos obedecei a vossos pais no Senhor, pois isso é justo. Honra teu pai e tua mãe…..), Filhos em casa é para obedecer e honrar pai e mãe, aqui diz o principio de autoridade que uma família tem que ter.
 
Não deixe seus filhos fazerem joguinho para derrubar a autoridade do pai ou da mãe.
 
5º OS PAPEIS SOCIAIS NA FAMILIA
 
A maior queixa das mulheres é a omissão do homem em todos os campos. O homem tem se omitido do seu papel, como marido, pai, protetor.
 
O homem esta deixando a esposa ser cabeça de tudo em casa, além da esposa trabalhar fora, ainda tem que decidir tudo quando chega em casa, o homem esta se omitindo de suas responsabilidades, a mulher não foi feita para carregar toda essa carga.
 
A mulher esta deixando de cuidar de seu lar. O marido chega em casa, não encontra alimentação pronta, casa toda bagunçada, roupa sem lavar e sem passar.
 
Não se preocupa com os filhos, criam filhos de qualquer jeito.
 
Sabe por que acontece isso? Porque não há uma clareza, uma definição de papeis sociais. A voz da aliança não pode ser comprometida e para isso e preciso que haja sacerdotes e sacerdotisas comprometidos em cuidar um do outro.
 
6º INTERFERENCIAS
 
Externas: Pai e mãe que interferem no casamento dos filhos. Essas mães possuidoras dominadoras, pais que querem mandar em tudo.
Interferência de pai, mãe, tios, irmão, colegas, seja quem for.
 
Você tem que aprender, quando se casa, você esta estruturando uma nova família, um novo lar. Você não casou com a sua mãe, pai, tio, colega, amigo, amiga, irmão, etc…
 
Internas: Aquele marido que abafa a mulher em tudo, a mulher não tem direito a nada, ele escolhe tudo, manda em tudo, ele determina tudo, ela não tem direito a nada ou vice versa.
 Estamos lidando com pessoas, duas personalidade, onde cada um tem o direito de pensar, sentir, querer.
 
7º INDEPENDENCIA TOTAL
 
Como é incrível, você ver, moças e rapazes se preparando para casar, um fala para o outro o carro é meu, a casa e´minha, o dinheiro é meu, tenho a minha própria vida, então para que se casou? Se for para viver uma vida individualista, não se casa.
 
Casamento é relacionamento e dependência, nós temos que ter tudo em comum, tudo que se comprar tem que estar no nome dos dois, conta bancaria etc…
Vocês se casaram para construir e compartilhar juntos.
 
8º VIOLÊNCIA
 
Violência contra esposa, contra filho, seja ela física ou verbal.
Violência contra a própria pessoa: Quando ela é viciada em bebidas, fumo, droga, não se ama não se valoriza.
 
9º INFIDELIDADE CONJUGAL
 
Na concepção do mundo o homem pode trair, que esta tudo bem e a mulher não e vice versa. A infidelidade do homem tolerância mínima, a infidelidade da mulher tolerância zero. A infidelidade é algo insuportável tanto para o homem quanto para a mulher.
 
A bíblia diz desejar o que não é nosso é pecado.
 
Só o perdão pode sarar esta ferida.
 
10º RELAÇÕES SEXUAIS
 
Há muitos anos a sociedade criou um tabu quando se fala nesse assunto, imagine dentro das igrejas e também dentro de casa. Isso aqui é a coisa mais difícil do casal se expor.
 
Na maioria das vezes, um conjugue não é verdadeiro com o outro nos sentimentos.
 
Falta de sinceridade, falta de dialogo francos e abertos com seu cônjuge.
 
Deus aprova o relacionamento em que o marido e esposa atendem suas necessidades físicas no relacionamento intimo (PV. 5: 18 e 19 – Seja bendito o teu manancial e alegra-te com a mulher da tua mocidade, corça de amores e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo o tempo, e embriagar-te sempre com as suas caricias).  
 
Tem casais que não se procuram há semanas, meses e ate anos.
Usurpação de direitos conjugais: A bíblia diz em 1corintios 7 que o desejo do marido é para sua mulher e o desejo da mulher para seu marido. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher.
 
Quando o casal conhece a Deus e não esta fazendo isso, está usurpando o direito do cônjuge.
 
Esposo: nunca pense que esta imune às tentações, quebre qualquer laço de adultério, porque você tem a integridade de zelar a aliança que fez com a mulher da sua mocidade.
 
Esposas: Cumpra as suas funções, sem violentar o seu corpo; cumpra com alegria e submissão às solicitações do seu esposo, porque ele, segundo bíblia, vale muito para a mulher adultera. Não empurre o seu marido para a prostituição nem para o adultério.
 
11º A FALTA DE AMOR
 
Como que um casamento pode perdurar? Como que se pode tolerar, suportar ou superar se amor acabou, se o amor foi embora?
 
Muitas pessoas falam que o amor não se acaba, se não for cultivado acaba sim!
Por isso é que o amor tem que se alimentado, cultivado, através de palavras, atitudes, o amor é que nem uma planta ela tem que ser adubada, regada e cuidada.     
 
 O único amor que não se acaba é o amor de DEUS que é amor ágape incondicional.
 
Por isso não deixe a situação chegar ao ponto de todas as possibilidades se esgotarem.
 
12º DEUS NÃO TEM APRIMAZIA
 
Será que nos temos deixado Deus ser prioridade, temos deixado Deus Reinar: nas nossas vidas, no casamento, família, nas nossas decisões, nos nossos sonhos, empresas, negócios.
 
Muitas vezes temos tempo para tantas coisas, mas para DEUS nem sempre.
 
Será que nos temos orado, jejuado, lido a palavra de DEUS.
 
Conclusão: Casamento e família é projeto de DEUS, nasceu no coração de DEUS.
Por isso não deixe, que nada venha destruir aquilo que vocês projetaram como família.
 
O Reino de DEUS chegou, no seu casamento, na sua vida, na sua família, em todas as áreas, este é o tempo de cura de libertação!

    
 Ministrado pelo 12 do pastor Eliezer
 
Jurandir Maciel Pereira 
Imprimir