Lucas 6: 27 e 28; Lucas 6:45; Miquéias 6.8
Estamos na visão de Células e discipulado, que tem o propósito de ouvir e obedecer o pulsar do coração de Deus: Almas! Nesta visão a nossa família é a Célula principal. Sem sombra de dúvidas esta é uma questão absolutamente resolvida, no plano de Deus, para nós.
Meditando nestas coisas tenho chegado à conclusão de que é impossível vivermos os desafios do ministério sem desenvolvermos comunhão uns com os outros; porque o nosso coração de onde procedem as fontes da vida, também é enganoso! Assim sendo, precisamos com urgência, desenvolvermos essas estruturas que nos permita: prestar contas, uns aos outros! Ninguém pode viver sozinho, não podemos viver em uma ilha ou construir muros ao nossa redor! Precisamos uns dos outros!
Isso nos ajuda a manter nossos padrões a um nível mais alto, buscando e sonhando com o melhor. (precisamos buscar a medalha de ouro) Deus se preocupa com as coisas mais essenciais nas nossas vidas…
Veja esta declaração: tudo que não for eterno, é ultrapassado. Deus e a sua Palavra deve estar em primeiro lugar nas nossas vidas, como resultado disso, precisamos ter listas de prioridades bem apropriadas e bem coerente com os padrões bíblicos como: Deus, Minha família, pessoas, ministério/Célula/Igreja.
A mídia é a grande propagadora de misérias, de mentiras; ensina as pessoas a trapacear, ludibriar a colocar mascaras… Vulgarizou o papel da família e divulga abertamente a infidelidade conjugal. Uma novela, por exemplo, jamais exibiu uma família que protagonizasse um padrão exemplar. E quem quiser ser partícipe dessa vergonha, que se torne um filho dela.
Não é preciso ser crente para ter vergonha, mas, se é crente tem que ter vergonha! Não é preciso ser crente para honrar seus compromissos, mas se é crente tem que honrá-los! Não é preciso ser crente para ter uma vida decente, mas se é crente tem que ter uma vida decente!
Sabemos que a comunicação é uma arte e muitas vezes não é fácil falar com as pessoas que amamos, na maioria das vezes é mais fácil lidar com as pessoas de fora.
O Senhor se move por causa de um desejo intenso, um clamor no coração, então você precisa desejar mudança nos seus relacionamentos e gastar a sua vida para servir aqueles que estão ao seu redor.
Vejamos agora alguns princípios para uma comunicação saudável e afetuosa:
1. Reconheça que a pessoa amada tem o direito de ser diferente de você: Deus ama a diversidade, e é por isso que Ele teve um grande trabalho para criar tantas coisas diferentes. E se você aprender que a pessoa amada é diferente você será capaz de respeitá-la, a diversidade é para um propósito e não para gerar conflitos. Salmos 139:13 e 14 fala que Deus foi detalhista ao nos criar;
2. Esteja atento aos pensamentos e sentimentos: (Tiago 1:19) seja um bom ouvinte e fale menos, Deus coloca pessoas do nosso lado para nos ensinar princípios de relacionamentos que devem ser aplicados com Ele também. Muitas pessoas não ouvem a Deus porque elas não param para ouvir. Você deve refletir a respeito dos sentimentos da pessoa que está a falar. Não interrompa a pessoa, não formule uma resposta antes de ouvi-la totalmente.
3. Seja tardio em falar: a Bíblia nos diz que o sábio pensa antes de falar. Se você não for uma pessoa sábia, você será como aquelas que descarregam um monte de palavras em cima da outra pessoa e muitas vezes com ira e rebeldia. Aprenda a pensar cuidadosamente sobre o assunto falado.
4. Não transforme assuntos secundários em pontos importantes: ninguém é perfeito e as pessoas muitas vezes têm hábitos que te desagradam e a tendência é super dimensionar e caracterizá-los de forma ofensiva. As palavras SEMPRE, NUNCA e TUDO são muito genéricas, ofendem e interrompem um bom diálogo.
5. Não frustre o ser amado com o tratamento do silêncio: se o seu objetivo é desenvolver a comunicação, o silêncio não é o melhor caminho e é mortal para a outra pessoa. Isso fala de não querer tratar o problema e vai acabar com o relacionamento. Num relacionamento o combustível é o amor, e o tanque sempre deve estar cheio, com uma comunicação eficiente no seu processo e eficaz no seu resultado.
6. Aprenda a discordar sem brigar: a Bíblia diz que o amor não é inconveniente, ele respeita o próximo. Discorde, mas não seja arrogante, não deixe a pessoa embaraçada, seja gentil, bondoso e use boas palavras.
A Bíblia diz que as boas e mansas palavras convencem mais e a grande guerra no âmbito espiritual tem a ver com o que você pensa e muitas pessoas falam coisas que ferem quando impulsionadas pelo inferno.
7. Não responda quando estiver zangado: a resposta branda acalma o furor (Provérbios 15:1). Quatro A´s sobre a ira: Admita, Analise objetivamente, hAja de maneira inteligente e saudável e Abandone.
Quando alguém tira você do sério, essa pessoa domina as suas emoções e você não deve entregar as suas emoções para ninguém, você deve ser tranqüilo e manso. Mansidão é uma virtude do Espírito e significa poder e controle, e também tem a ver com o saber lidar com a dor sem revidar.
8. Confesse e peça perdão: qualquer relacionamento genuíno passa por crises e confrontos e Deus os permite para provar a aliança. Por causa disso muitos não dialogam com amor e acabam se ofendendo, mas você precisa aprender a perdoar, porque o perdão é o fruto do amor.
9. Não censure, não use críticas: a Bíblia nos ensina a não usarmos de críticas, porque as pessoas não mudam porque alguém quer que elas mudem, mas eles o fazem quando possuem motivação interior.
10.Veja o lado positivo das coisas: aprenda a elogiar as pessoas, porque quando você destaca os pontos fortes das pessoas elas se abrem pra você. O que falamos é capaz de gerar vida ou morte e você nunca provará de uma fé que produz milagres se você não aprender a corresponder com as suas palavras.
Trabalhar nesses pontos nem sempre é fácil, mas a Bíblia diz que o caminho do amor é um caminho de cruz. Você só ama alguém quando você descobre o amor de Deus, e pra se ter amor, você necessita ter pensamentos de amor. Você deve entender que o amor é uma escolha e uma ação, decida amar as pessoas.
Nossa Visão: ganhar a família , amigos, pessoas pobres, ricas, de todas as classes sociais, de todas as idades, arrancando-as das garras de Satanás, quebrando as cadeias, trazendo libertação, cura e restauração. Nossa finalidade e voltar aos moldes da Igreja de Jerusalém no princípio, onde todos tinham tudo em comum, havia comunhão, no partir do pão e todos trabalhavam e davam frutos, reunindo-se no templo e de casa em casa.
Estamos saindo de Roma e voltando para Jerusalém. A Igreja andou muito tempo na visão de Roma, passiva e voltada pra si mesma. Nossa missão nos levou a um encargo, gerar uma Igreja de vencedores, de pessoas marcadas pela presença de Deus, onde cada membro seja treinado, amadurecido e se torne um ministro e cada casa uma Igreja.
A visão celular nos levou a um grande alvo; ter uma célula em cada quarteirão do bairro e muitas outras espalhadas pela cidade, com a finalidade de ajudar a implantar o reino de Deus e fazer parte entre àqueles que conquistarão a nossa geração para o Senhor Jesus Cristo.
Este é um sonho que arde em nosso coração!!! – É muito bom buscar o impossível, quando sabemos que em Deus tudo é possível. Creia e verás a glória de Deus!
No amor de Cristo!
Pastor Eliezer