A boca fala do que está cheio o coração


Lucas 6:45
 
Temos aprendido na Palavra de Deus a importância de guardarmos o nosso coração, porque dele procedem as fontes da vida. Sabemos que biblicamente falando, coração significa o nosso espírito, Deus usa a figura do coração porque este reage conforme nossas emoções, nossos sentimentos, etc. O coração bate mais forte quando estamos nervosos, ansiosos, alegres, felizes, etc. O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate. Provérbios 15:13).
 
Você conhece alguém que só tem palavras ruim na boca? Nunca tem algo de bom para contar. Está sempre chateado, preocupado, aborrecido, de mau humor? Em compensação, certamente você conhece pessoas que têm sempre uma palavra boa, notícias boas, são otimistas, alegres, embora, muitas vezes, estejam enfrentando sérios problemas, não é mesmo?
 
Por que as pessoas são tão diferentes? Segundo a Palavra de Deus, a forma ou a maneira como alimentamos nosso coração refletira na nossa boca e nas nossas ações. Se houver amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, mansidão, domínio próprio, esperança, compreensão, perdão em meu coração, é exatamente isso o que vou falar e refletir em meu estilo de vida. 
 
Jesus, um dia, falava a uma grande multidão sobre vários assuntos: Ele falava do amor ao próximo, do cego que guia outro cego, e falou também sobre a árvore e os seus frutos. Em Lucas 6:43-45 diz : Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto. Porquanto cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem uvas de ervas daninhas.
 
O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, “porque da abundância do seu coração fala a boca”. (Lembre-se sempre deste princípio; tu tens o que tu dizes, você é resultado das suas palavras).
 
Jesus diz que uma árvore boa não pode dar frutos ruins, assim como uma árvore ruim não pode dar frutos bons. Você concorda com isso? O fruto da mangueira é venenoso? Pode nascer espinho em um pé de jaca? Ou pode um pé de espinheiro dar laranjas, Não! Cada arvore dá o seu fruto conforme sua espécie. Conforme a árvore, assim será o seu fruto, certo?
 
Muito bem! E Jesus continua dizendo que: O homem bom, do seu bom tesouro tira o bem, e o homem mau, do seu mau tesouro, tira o mal. O que isso tem a ver com a árvore? Se abacate dá abacate, manga dá manga, o homem que tem coisas boas em seu coração vai produzir boas ações e o que tem coisas más em seu coração vai produzir más ações. É simples!
 
Ninguém pode dar amor, se não tiver amor; não pode dar respeito, se não tiver respeito; não pode dar fidelidade, se não for fiel. Não pode dar perdão se está com ódio ou se está amargurado, não pode dar paz se vive irado e revoltado, nem poderá falar de esperança se está sem direção e sem fé.
 
A boca fala daquilo que o coração está cheio.
Precisamos ter cuidado com as coisas que enchem o nosso coração. Se alimentamos o nosso coração com fofocas, notícias ruins, imoralidades, mentiras, ira, ódio, violência, desconfiança, rebelião, orgulho, soberba…, estaremos guardando um mau tesouro nas nossas vidas e, certamente, a nossa boca e as nossas atitudes refletirão isso. A rebeldia, a grosseria, a maldade, etc., são frutos desse mau tesouro.
 
Mas se enchemos o nosso coração com a Palavra de Deus, com os ensinamentos de Jesus Cristo, estaremos guardando um bom tesouro que produzirá bons frutos: prosperidade, obediência, mansidão, amor, perdão, paz, alegria, esperança, perseverança, fé, e todos os outros frutos do Espírito.
 
“O texto de Provérbios 3:1-8 diz: FILHO meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem. Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta te do mal.
“Isto será saúde para o teu corpo e refrigério para os teus ossos”
 
Este texto fala dos benefícios que temos quando guardamos em nosso coração os mandamentos do Senhor: teremos os nossos dias aumentados na terra; a benignidade e a fidelidade do Senhor sempre estarão conosco; acharemos graça diante de Deus e dos homens; e Ele endireitará os nossos caminhos.
 
Alimente o seu coração com a melhor comida, que não falta nunca, que nos sustenta em todos os momentos e nos ajuda a dar os melhores frutos: a Palavra do Senhor! Quando ouvir a Palavra nos cultos, na célula, no Encontro, na Escola de líderes, no discipulado, no devocional, etc., preste atenção, medite profundamente, receba com alegria e pratique, pois desta forma sua vida será frutífera e feliz.
 
Aprendemos na palavra que mentira traz prisões, porque ainda alguns de nós mentimos? Ouvimos que precisamos perdoar e tirar todo magoa do nosso coração para ser livre, porque ainda alguns insistem em não perdoar e ficar magoado? Aprendemos que palavras são sementes e uma vez lançadas vão germinar e dar frutos, porque ainda muitos de nós falamos palavras de derrotas, incredulidade e morte? Praticar os ensinos de Cristo é o segredo da vitória.
 
Precisamos ter sede e fome de Deus, Ele é a resposta para nossa vida, Ele é o provedor de nossa alma, Ele é a essência do nosso ser! Existe muita gente vazia de Deus e para preencher este vazio, busca em lugares errados e acabam sofrendo opressões, depressões, cadeias espirituais, etc.
 
Nos Salmos 1:3 diz que aquele que medita na Palavra de Deus é como a arvore que está plantada junto a um rio, este sempre dá frutos na estação certa e será bem sucedido em tudo que faz. A palavra de Deus pode transformar a arvore má em arvore boa. É tremendo, sim ou não?
 
Seja uma linda árvore frutífera, que dá frutos da melhor qualidade para o seu Pai Eterno e Maravilhoso, e em todas as áreas de sua vida, isto é, na família, no ministério, no financeiro! amém? Amem!
 
Compartilhar:De que você tem enchido o seu coração?  Houve transformação na sua vida depois que você conheceu a Palavra de Deus? Em que áreas? Ainda existem áreas a serem transformadas? Existe alguma área de sua vida que você precisa vencer?
 
Ore por todos de acordo com o compartilhar e ore pelos pedidos
 
Deus Abençoe a todos
 
Amamos você!
 
Paistores Eliezer e Zenita C. Moreira
 

 

Imprimir