Deus Mudou a Sorte de Jó

“ Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; E Deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuía.” Jó  42:10

Como igreja precisamos buscar conhecer o centro do coração do Pai, gerar filhos. Sabemos que filhos espirituais são gerados com jejum e oração. É tempo de orar,  jejuar e evangelizar.
Tempo de Jejum é tempo de maior intimidade com o Senhor e o resultado são filhos para Deus. Mas no texto que lemos Jó 42:10, podemos observar que o Senhor é tão gracioso que apesar de fazermos o que Ele espera de nós, Ele ainda nos abençoa.
MUDOU O SENHOR… (Jó 42:10).
 
O Senhor é o Deus criador, Ele fez o céu e a terra; o Senhor é o Todo-Poderoso; o Senhor é bom; o Senhor é fiel; o Senhor é Santo. O Senhor é soberano… como Jó, a maioria das pessoas só conhecem o Senhor por ouvir falar, mas nunca teve a sua própria experiência de vê-lo face a face.
 
 
Teoria não muda a vida de ninguém.  Muitos crentes estão cheios de fórmulas e doutrinas, mas suas vidas, famílias, filhos, casamentos e finanças estão arrebentados.
Jó viveu uma experiência de aproximadamente oitos meses, sendo inclusive sem saber, usado por Deus para desmascarar satanás em suas acusações, Jó 1:7-12.
 
O testemunho no inicio do livro é um dos poucos da Bíblia. Era Jó: Homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal. Era um pai exemplar, um verdadeiro sacerdote do lar. Levantava de madrugada  para oferecer holocaustos de bois a Deus por pecados conhecidos e, bem como até por blasfêmias no coração de seus filhos. Porém o que temos no capítulo 42:5 é estarrecedor: “eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem”.
 Existem várias formas de se conhecer a Deus:
  1. Uma Necessidade – A maioria das pessoas que foi a Jesus durante seu ministério tinha uma necessidade; ou era para ser curado ou liberto de um espírito imundo; ou para ter alguém ressuscitado ou levantado da paralisia.
  2. Uma Curiosidade –  Natanael encontrou Jesus por uma curiosidade: “ De Nazaré pode sair alguma coisa boa?” E Felipe disse “ Vem e Vê!” Jo 1: 46.
  3. Uma Experiência – Jó é alguém que conheceu a Deus porque experimentou na própria pele. Tão somente Jó pode dizer: “ Eu te conhecia só de ouvir, mas agora meus olhos te vêem”. Tem gente que após um acidente, um coma, um assalto, uma entrada por acaso num culto de crente, uma visita não programada em um evangelístico, numa visita a célula…, tem sua vida marcada para sempre e decide servir o Senhor para sempre.
  4. Uma Revelação – É por isso que Paulo orava pela igreja. Ele orava por seus discípulos para que tivessem espírito de sabedoria e revelação, Ef 1:17.Quando nossos olhos se abrem sabemos o propósito de Deus para nossas vidas e conseguimos ver como Deus vê.
MUDOU O SENHOR A SORTE DE JÓ… (Jó 42:10).
Ninguém pode mudar a si mesmo. É tolice eu querer saber pela introspecção quem eu sou e como estou, não posso me mudar. O Homem pode ser educado, claramente posso dizer que o homem pode ser domesticado. É isso que se busca na sociedade, na vida em comunidade; que cada um se contenha e não seja o que realmente é. Quem é que não tem que se conter para não agredir os políticos com seus discursos demagogos na televisão; Quem é que não se contém para não cobiçar, invejar, matar, trair, mentir, roubar… Ninguém diga que nunca fará o que o Rabino Judeu Henry Sober fez, entrar em um shopping americano e roubar uma gravata de pouco mais de mil reais. Nosso coração é corrupto e terrivelmente enganoso, basta-nos uma oportunidade.
  • A Bíblia diz em Ef 2:1 “Que ele vos deu vida estando vós ainda mortos em vossos delitos e pecados”.
  • É assim que todo homem sem Deus está diante do Pai até hoje – Morto espiritualmente!
  • Somente Deus pode mudar a sorte, o nome, a História de uma pessoa.
    O Exemplo de Jacó – Seu nome significa suplantador e enganador. A História deste homem é a minha e a sua. Jacó está na Bíblia para a obra restauradora do Espírito Santo na vida de um miserável pecador que não consegue se mudar, a única coisa que sabe ser e fazer é pecar; não consegue ser outra coisa além de um Jacó, até o dia que ele luta com Deus no Vau de Jaboque ( Gn 32 ) e tem seu nome mudado para Israel O Príncipe de Deus.
    O Exemplo de Pedro – De pescador de peixes a pescador de homens. Teve um dia que Jesus perguntou para seus discípulos quem Ele era. Naquele dia Pedro teve sua vida mudada. Ele viu mais do que um filho de carpinteiro; Ele viu além de um profeta; Ele viu o Cristo, o Filho do Deus vivo, o Messias e Salvador do Mundo ( Mt 16:16 ). Ali, bem na sua frente. Ele estava vendo, conversando e tocando no Redentor da humanidade.
Aquele foi o dia em que Jesus disse para Pedro: “ Tu até hoje era apenas um Simão ( Folha Seca ), mas por causa da revelação que tiveste, Tu agora és Pedro !”. Quando a revelação de quem Jesus é explode em qualquer coração, o resultado é imediato: Simões se tornam Pedros; Prostitutas se tornam virtuosas esposas; Ladrões em homens dignos de confiança; Travestis em pessoas decentes e honradas.
O Exemplo de Jó – A Palavra diz que o Senhor mudou a sorte de Jó.
 
Jó não é o mesmo depois dessa experiência. Sua vida de oração não é mais religiosa; Seu casamento não é de “ fachada” ; Sua vida espiritual não é mais rasa e superficial; Sua liderança na casa de Deus não é mais um cargo, um peso,um fardo; Seu caráter agora expressa Cristo, pois o que ele fala condiz com os seus atos.
Assim seremos nós ao cabo desses 21 dias de campanha. Deus vai mudar a sorte de quem se envolver pra valer no jejum e oração. Deus não fica devendo nada ao que é fiel. Te desafio  a ser intenso, a ir além do que você já foi em Deus. Vá um pouquinho além do seu último limite. Faça desses dias uma marco  em sua vida, em seu ministério e em todas as áreas da sua vida.
MUDOU O SENHOR A SORTE DE JÓ, QUANDO ESTE ORAVA POR SEUS AMIGOS… (Jó 42:10).
 
Estou te convidando para uma revolução espiritual. Venha fazer parte de uma edificação eterna; Venha sonhar os sonhos de Deus junto conosco.
O que estamos fazendo é um contra senso, é quebra de paradigmas. Vamos jejuar 21 dias não por nós, mas por outros, pelos nossos amigos. Isto é poderoso! Isto tem valor no mundo espiritual.
 A Nossa Justiça não é exercida diante dos homens a fim de sermos vistos por eles, mas por Deus ( Mt 6:1 ). Queremos praticar obras de justiça pra Deus e essa obra é ser instrumento nas mãos de Dele para salvação de vidas.
 
A Nossa Posição é sacerdotal. Estamos aqui para levarmos pessoas a Deus, assim como Jesus é o nosso Sumo Sacerdote (Hb 5:10 ). Todos nós temos o sacerdócio universal (I Pe 2:9 ). Levamos os homens a Deus pelo jejum, oração e pregação do evangelho.
Nosso Encargo é edificar uma igreja de vencedores, onde cada crente é um ministro e cada casa uma extensão da igreja, conquistando assim a nossa geração para Cristo através das células que se multiplicam uma vez ao ano.
MUDOU O SENHOR A SORTE DE JÓ, QUANDO ESTE ORAVA PELOS SEUS AMIGOS; E DEU-LHE O DOBRO DE TUDO O QUE ANTES POSSUÍRA… (Jó 42:10).
 
Existem vários princípios para termos a bênção de Deus, porém, há uma base legal para que o Senhor nos abençoe.
A Benção é Decorrente da Obediência – Dt 28: 1-2
 Muitos querem a benção de Deus, mas não querem obedecer- lhe. A Benção de Deus é condicional: “ Se ouvires a voz do Senhor e guardar todos os Seus mandamentos”. A Benção é para o obediente.
 
 
A Semeadura e a Colheita – Gl 6:7 – Nós sempre estaremos plantando e colhendo até que Cristo volte. Se você quer colher o que nunca colheu você tem que semear o que você nunca semeou. Se Você quer ter o que nunca teve, vai ter que fazer o que nunca fez.

Estou te convidando para salvar sua família, e isso tem um preço. Estou te convidando a ter filhos libertos das drogas, isto tem um preço. Diga pra você mesmo; “ Estou disposto a colher o dobro do que tenho?”. Isto vai exigir disposição e sacrifício.
Buscai, pois em Primeiro Lugar o Reino de Deus – Mt 6: 33
 
Muitos estão buscando o seu reino, sua prosperidade, seu conforto;  Mas quem esta disposto a buscar o Reino de Deus tem uma promessa: “ Todas estas coisas vos serão acrescentadas”.
Jó teve revelação disso. Ele recebeu a benção da dupla honra quando orava por seus amigos. Quando buscava por eles, como um intercessor. Seus amigos não mereciam, não pediram, mas Jó conheceu o coração deles.
 
Jó abriu mão do egoísmo, colocou o outro no centro. Nesses dias teremos uma explosão de milagres, curas, restauração, transformação de vidas e famílias inteiras por um simples, mas poderoso gesto de quem quer agradar o coração de Deus – Orar e jejuar por seus amigos.
Nosso encargo é gerar uma igreja de vencedores, onde cada membro se torna um ministro cada casa uma igreja. Como igreja de Cristo precisamos fazer a diferença na nossa geração.
 
Somos uma igreja em Células  e o nosso encargo é cumprir a grande comissão dada pelo Senhor Jesus; fazer discípulos de todas as nações.
 
Pastor Eliezer
Imprimir