Deus está sempre pronto

Naum 1:1-7

 "Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Conver­tei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto" (Jol 2:12).
 
Deus é Justo
 
Naum em hebraico quer dizer "consolação" O livro de Naum revela e indica que Deus consola o Seu povo e vinga-o dos seus inimigos, neste caso de Israel: Nínive. Sabemos que o nosso Deus é zeloso. Ele ama os Seus filhos, defendendo-os, amparando-os, suprindo todas as suas necessidades. No entanto Ele não admite que tenhamos outros deuses nem que O substituamos por nada, por ninguém. E foi justamente isso que o povo de Israel fez: Deus libertou-os do cativeiro do Egito, levou-os à boa terra de Canaã, cuidou deles como um pai amoroso cuida dos filhos, e quando eles se sentiram prósperos e abençoados, ficaram orgulhosos e rebelaram-se. Peca­ram contra o Senhor praticando iniqüidades, cultuando ídolos e rejeitando as advertências dos profetas. Muitos profetas foram enviados para falar palavras de admoestação ao povo, todavia, eles endureceram o coração e persistiram na rebeldia. As advertências, as repreensões, as reprovações foram em vão, pois o povo não queria o caminho do arrependimento. O povo queria ser prósperos e abençoados, mas não queriam compromisso.
 
O Senhor, então, não teve outra alternativa a não ser permitir o deserto que veio ao seu povo por meio das nações gentias. Essas nações foram usadas para quebrar a dura cerviz do povo de Israel. Deus sabe que Satanás não perderá nenhuma oportunidade de destruir seu povo, Ele sabe que a conseqüência da desobediência e idolatria traz maldição. Aconteceu, porém, que essas nações ultrapassaram os limites do castigo, tirando o povo de Deus de seu lugar de habitação para exterminá-los. Nosso Deus que é justo veio em socorro de seu povo que estavam arrependidos e arremeteu-se contra os ninivitas, que eram os adversários de Israel e foram desbaratados.
 
Nosso Deus é justo. Quando erramos, desobedecendo-O, Ele, que é misericordioso e não quer nos ver em cadeias, nos concede a oportunidade do arrependimento. Se nos arrependemos genuinamente, Ele nos perdoa e nos consola. Mas se insistirmos na desobediência e na obstinação, ignorando o arrependimento, a justiça de Deus se manifesta para gerar em nós arrependimento. O Senhor nunca muda, contudo a história do povo de Israel, a história da igreja e a nossa própria experiência testificam que o nosso Deus não resiste ao arrependimento genuíno de um coração quebrantado. Ele então perdoa e consola revelando toda a doçura da Sua misericórdia divina. Como não amar ao Senhor? Porém, se acontecer de cairmos em pecado, em rebeldia, voltemos a Ele pelo único e res­taurador caminho do arrependimento.
 
Experimentar a graça de Deus, viver na plenitude da vida eterna e estar guardados pelo Senhor, depende unicamente de cada um de nós. Sabemos que Ele nos criou com livre arbítrio e Ele respeita nossa decisão.
 
Deus vos abençoe!
 
Pastor Eliezer
Imprimir