A oração de Jabez

 

I Crônicas: 4: 9,10
 
 
Neste texto Deus indica que Jabez foi “o mais ilustre”. Isto deve servir de encorajamento, pois honra e integridade são qualidades que qualquer um de nós deve lutar para conseguir.
 
Jabez tinha muitos motivos pra ficar reclamando e se lamentando, pois sua mãe o tinha amaldiçoado dizendo, seu nome é sofrimento, dor. Ele foi mais ilustre que os seus irmãos, pois buscou ao Senhor Deus e em vez de ficar murmurando e dizendo não tem jeito pra mim, ele orou pedindo a benção de Deus e o fez de forma bem específica. Primeiro: se Deus o ouviu é porque Jabez já tinha perdoado sua mãe. Segundo: Ele não ficou preso no passado, ele liberou. Terceiro: Ele creu que uma vez que ele era servo do Deus vivo, não deveria ficar lamentando, e sim buscar a benção d’Ele para seu crescimento e prosperidade.
 
Quando conseguimos andar por fé, andar com integridade, ser uma pessoa honrada e fiel, Deus fica muito feliz e pronto para ouvir nossas orações como fez com Jabez.
 
Vejamos quatro partes-chave da oração de Jabez:
 
Oh! Que me abençoes. A palavra abençoar no sentido bíblico significa conceder favor sobrenatural. Quando peço a Deus que me abençoe, estou clamando que sua bondade e favor sejam derramados sobre mim. Também estou reconhecendo que Ele é único para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos (Ef.3:20) Deus quer adentrar sua vida, como fez com a de Jabez, e reescrever sua história de modo a incluir algumas coisas importantes.
 
Vejamos os pontos importantes desta oração:
 
1.   Oh! Que me alargues as fronteiras: Sua fronteira começa no lugar que você vive e trabalha. Sua fronteira inclui sua vida espiritual, familiar, ministerial, seus bens, dons e talentos. Fronteiras também significa “margem, limite”. É pedir que Ele remova limites, e abra as portas da oportunidade. Deus expandirá sua fronteira pedindo que você dê cem passos a frente e aceite novas oportunidades, para que você faça uso das lições que aprendeu e dos talentos que Ele lhe concedeu. Quando você avança e pisa nas águas, elas se abrem!
 
2.   Oh! Que seja comigo a tua mão! No antigo testamento a “Mão de Deus” representava seu poder, sua presença e sua provisão ao seu povo. No livro de Atos cap. 1:8 e 2:38 diz que os servos do Senhor receberam o poder de realizar milagres – seu poder, e presença veio sobre eles na pessoa do Espírito Santo como Jesus tinha prometido.
 
Quando pedimos ao nosso Pai Celestial que coloque a mão sobre nós, rogamos para que sua presença e provisão venha a nós pelo poder do seu Espírito Santo.
 
O Espírito de Deus pode proporcionar-lhe grande percepção sobre como você deve orar em tempos difíceis. Deus sabe exatamente em que ponto você se encontra na caminhada com Cristo. Ele é capaz de compreender. Pare um instante e pense nas áreas de sua vida que precisam do toque da mão de Deus. Ore a Ele, clame por Jesus Cristo, Ele virá e te tocará!
 
3.      Oh! Que me preserve do mal!  Em I Pedro 5:8 a Bíblia diz que o diabo nosso adversário anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. Em Lucas 6: 43 diz que Jesus deu-lhes a oração do Pai-Nosso como modelo que contém o pedido: “e não nos deixes cair em tentação.” Aqui fica uma pergunta: no que somos tentados a cada dia?
 
Somos tentados a:
·      Reclamar quando as coisas não acontecem do modo que eu espero;
·     Não dizer a verdade;
·     Guardar ressentimento e recusar-me a perdoar;
·     Ser crítico com os outros;
·     Ter inveja dos outros;
·     Fazer fofoca;
·     Estar insatisfeito com o que tenho, etc.
 
Dois pontos importantes:
1 – Tome as rédeas de seus pensamentos;
2-        Escolha ser humilde e fiel a Deus, ao seu líder e aos seus discípulos.
 
Não é fácil tomar as rédeas de seus pensamentos, e humilhar-se em renovar sua mente. No entanto, quando peco, causo aflição a mim, aos outros, e a Deus, porque o pecado cria quatro situações:
 
1.      Interrompe meu relacionamento com Deus;
2.      Decepciona a fé de outras pessoas;
3.      Danifica a obra de Deus;
4.      Dá legalidade pro maligno agir na minha vida e assim roubar as bênçãos de Deus.
 
Conclusão: Se você ainda se sente preso ou quase chegando, eis alguns pontos importantes que você deve saber e compreender: As formas de Deus responder as nossas orações jamais será igual para mim e para você! A resposta na vida de uma pessoa não pode ser igual a outra. Cada um de nós terá respostas diferentes. Se você não entender esse principio pode achar que está sendo mais abençoada ou não. Cada resposta de Deus está transformando e abençoando cada um de nós individualmente.
 
Na vida de algumas pessoas, as lutas, barreira e aflições são impedimentos e justificativas pra parar e murmurar, na vida de outras pessoas estas coisas é combustível pra crescer, avançar e vencer. Como tem sido sua atitude diante das crises?  
 
Posso encorajá-lo a de começar a adotar um novo estilo de vida, a de buscar as bênçãos de Deus como nunca, a ver as pessoas com possibilidades de ministérios. Todos têm condições de crescer e frutificar, de andar no propósito de Deus. Todos podem ser discipuladores e discípulos, todos podem ser ministros e líderes. Você deve buscar o poder de Deus com intensidade, com fervor. Você foi feito para ir além do que viu e experimentou, Deus é infinito, continue integrado e buscando até que Ele lhe dê mais das bênçãos divinas e uma visão mais ampla de tudo o que é possível na sua vida.
 
Que a paz de Jesus Cristo encha teu coração.
 
 
Pastor Eliezer

 

Imprimir