Estar prontos para mudanças

Romanos 12:12-21; 1 Tessalonicenses 5:21-24.

Provérbios 24:16 diz: “O justo talvez caia até mesmo sete vezes, e ele se há de levantar.Em vez de desistir diante de dificuldades ou fracassos, quem é perseverante ‘se levanta’, ‘persiste’, e tenta novamente. Além disto temos uma grande vantagem, nossa fidelidade e nossa identidade de homens e mulheres de honra, nos garante o êxito, a vitória e a prosperidade!

Nada é mais facil ou mais dificil, por isso é relevante aquele que é capaz de decidir, se posicionar e depois avançar rumo ao alvo. Um dos conceitos mais defendidos pelas posições gerenciais "bem sucedidas", era baseados nesta frase. "Time que está ganhando não deve ser mexido". Hoje a administração moderna desbanca essa afirmação, principalmente porque atualmente vivemos num mundo de mudanças e inovações constantes.

Alteração na área social, na igreja, no momento político, nas inovações tecnológicas, na mudança do sistema educacional, na instabilidade do meio empresarial e no investimento do crescimento pessoal são alguns exemplos. Portanto, quando falamos em momento de transição, devemos ter a percepção que isso está ocorrendo em vários segmentos, de diferentes formas e este momento de turbulência é apropriado para esta análise.

Essas mudanças, em todos os ambientes, possuem consequências irreversíveis e que são impulsionadas, basicamente, pelo próprio imperativo da evolução. Como diz o velho ditado: " o que o amor não faz, a dor faz, agora feliz é aquele que decide mudar movido no amor". Hoje, e para o futuro com mais certeza ainda, uma das principais responsabilidades do líder na igreja e do administrador profissional, é capacidade de administrar mudanças, principalmente a nossa própria.

Técnicas e comportamentos que deram certo no passado não garantem sucesso no presente, pois o contexto hoje é outro. Os vários sistemas administrativos já foram, em muito, explorados sob a ótica da eficiência. Porém, eficiência é um conceito pequeno e limitado para os dias atuais, mesmo porque o que encerra esta ideia é um posicionamento mais voltado para dentro das igrejas, das empresas,  e principalmente para dentro de nós mesmos.

Agora, as ações devem ser desenvolvidas em sentido contrário, ou seja, para a percepção do mercado especulador e para esta geração atual (que está confusa e frágil), a pesquisa no sentido macro, as novas tendências de comportamento, as inovações na arte da autogestão, principalmente estar atento ao paradigma dos limites, até onde posso ou consigo chegar, devem ser muito bem observadas.

Por exemplo, um administrador que usa a sensibilidade analisa que:  se um empreendimento vem dando sinais claros de crescimento e sucesso, é necessário avaliar por quanto tempo ainda essa euforia se fará presente, e para nós líderes no reino de Deus, o que de fato trará resultados palpáveis e duradouros na igreja, o que hoje está funcionando e por quanto tempo funcionará?

É importante refletir sobre: quais as alternativas que a igreja dispõe para neutralizar impactos negativos que venham colocar em risco a sua performance no ganhar, consolidar, discipular e enviar? Quais estratégias podem ser colocadas em prática em situações de desvio e ou crise? Mesmo porque devemos estar se "equipando" para um inevitável confronto no reino físico (sistema do mundo) e no espiritual, pois os manipuladores que dominam o sistema de comunicação e tecnologia querem continuar sobrevivendo, influenciando e "sugando" até onde puderem.

Não basta ter uma equipe  preparada e apta para atingir resultados, isso quase todos conseguem. É preciso uma equipe unida, convicta, fiel, leal e estruturada para enfrentar as turbulências e  principalmente para superá-las sem se abalarem. Insisto na diferença entre preparada e estruturada. Preparada é para o trabalho, sim, precisamos estar preparados, agora, estruturada é para a vida toda e o nosso é vai até a eternidade.

É fácil concluir que a posição de qualquer líder ou profissional de hoje, em qualquer área, também está em processo de mudança de paradigma constante. Aquela paz e tranquilidade que reinaram nas igrejas, nos escritórios e organizações de outrora já não estão mais presentes, é claro que a paz interior em Cristo ninguem pode roubar, mas a sensação de que tudo está tranquilo e o mundo não vai se levantar contra a igreja, acabou, mesmo porque é puramente utópico acreditar que isso pudesse continuar quando estivéssimos tão proximos do dia da volta do Senhor, nem podiamos imaginar que veríamos acontecer de forma tão rápida e clara os absurdos nos dias de hoje em ralação a moral, violencia, derespeito imoralidade e escandalos na igreja, etc., mas está acontecendo.

Por isso a fé e a energia espiritual, emocional e física da equipe e igreja é que fará toda a diferença. Mudanças ainda maiores estão por acontecer, mas isso não podem roubar a essência de Cristo em nós. Precisamos mais do que nunca, lutarmos para vivermos os princípios eternos de Deus. Precisamos mais do que nunca, sermos fieis nos dízimos, ofertas e primícias, mais do que nunca precisamos investir no nosso chamado, no ministério, na integridade, honestidade, lealdade e na santidade para ganharmos o maior numero possivel de vidas consolidando-as na fé. Acreditar nessa realidade e ter predisposição para vive-la garantirá nosso sucesso em todas as áreas.

Nunca se esqueçam, o mundo pode estar em crise, muitas empresas estão em crise, mas nós, a igreja, nossa vida profissional e financeira não está e nem estará em crise, pois nossos conceitos são do céu, nossos princípios são eternos. O céu não está em crise. Deus está no controle. Eu creio em milagres. No meio da crise vamos prosperar, nossa igreja vai crescer, sua rede e celulas vão crescer, sua empresa também vai crescer, você será muito requisitado nestes dias em nome do Senhor Jesus!

Ap. Eliezer