A Sua Restauração Plena é uma Promessa de Deus

Zacarias 10:1 a 12

Este texto de Zacarias nos ensina através de sua revelação, muitas chaves para uma restauração plena de todas as áreas de nossas vidas. O primeiro passo é sabermos que nossa restauração, é um desejo e uma promessa de Deus. Nos dias de Zacarias, Israel necessitava desta restauração divina no campo espiritual e também físico, pois encontrava-se confundido em seu entendimento e desviado do Senhor e de seus caminhos.

Os Profetas sempre são enviados com o propósito, de através da exortação, trazerem o povo ao arrependimento e ao retorno a sensatez. Zacarias diz então: Pedi ao Senhor chuva no tempo das chuvas serôdias, ao Senhor que faz as nuvens de chuva. Israel estava desviado do Criador e Senhor de todas as coisas, por buscar a benção da chuva e da fecundidade das lavouras num falso deus chamado Baal.

A primeira chave de restauração revelada por Deus neste texto, é que Ele quer ser único e soberano em nossas vidas. Deus não abre mão de ser reconhecido por nós, como a Fonte provedora de todas as coisas e de ser colocado no lugar de maior valor e destaque em nossas vidas. Isto equivale a: Amar a Deus acima de todas as coisas. Se analisarmos detalhadamente nossa vida encontraremos pequenos falsos deuses roubando o lugar de honra do Senhor e também suas bênçãos para nós.

Quando trabalhamos demais estamos servindo ao deus do trabalho, o que redunda em escravidão, quando sonegamos dízimos e ofertas estamos adorando a mamom, o deus dinheiro, quando não nos comprometemos com a obra de Deus estamos adorando aos deuses do ego humano, quando deixamos de dar culto a Deus por uma partida de futebol, estamos adorando também a falsos deuses.

O vs. 2 diz: Os ídolos do lar falam coisas vãs e os adivinhos vêem mentiras, isto representa uma consequência geral da idolatria que é engano. Há pessoas que vivem assombradas por maus rumores e por falsas profecias como, o Islã tomará conta do mundo, virá o aquecimento global, a água do planeta vai acabar, se a Dilma ganhar o Brasil vai afundar.

Aqui está a segunda chave: o que define nossa sorte e o nosso futuro não são as expectativas humanas, não são as falsas profecias, ou quem está ou deixa de estar no poder e sim o que Deus prometeu acerca de nós em sua palavra.

Um cristão verdadeiro precisa aprender a não crer em profetadas, a não temer maus rumores, a não dar valor a nenhum decreto que difira daquilo que Deus determinou na Bíblia a nosso respeito. Um exemplo: como poderá acabar a água do planeta se o Senhor fez uma aliança com Noé em Gn. 8: 22 prometendo: Enquanto durar a Terra não deixará de haver semeadura e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite. Lembre-se sempre! Fé é acreditar que o que Deus disse, é a Verdade.

O vs. 3 fala da indignação do Senhor contra os líderes espirituais e seculares que nos dias de Zacarias estavam desviando o povo de Deus, como nos dias de Jesus e como nos dias de hoje através de tanto mau exemplo e injustiças. Mas o Senhor faz uma promessa linda, que nos revela uma terceira chave de sucesso e segurança para nossa vida, família e ministério. Sabermos que Ele cuida e cuidará sempre de nós, nos aperfeiçoamento e abençoando com amor eterno.

A promessa do Senhor no vs. 3 é: o Senhor tomará a seu cuidado o rebanho. Que alegria sabermos que Jesus é o nosso Pastor e que nada nos faltará.

Devemos amar, honrar e obedecer sempre nossos líderes espirituais terrenos, mas nunca perdermos de vista nosso modelo maior que é o Cristo descrito por sua palavra. Se os homens nos ferirem, decepcionarem e abandonarem, o Senhor jamais produzirá qualquer dano a nossa alma, antes a restaurará e edificará conforme a fidelidade da sua promessa: Eu jamais te deixarei e jamais te desampararei.

Zacarias muitos séculos antes de Cristo, está profetizando a vinda do Reino Messiânico, através de Jesus, o descendente, o Leão da tribo de Judá.

O vs. 4 diz: De Judá sairá a pedra angular. Aqui está a quarta chave: Jesus estar no centro de nossa existência. A pedra angular era uma pedra de formato trapezoidal, colocada como cunha no topo de um arco de pedras.

Para se construir um arco antigamente se fazia uma estrutura de suporte em madeira e depois as pedras iam sendo colocadas de um lado e também do outro, até chegarem ao topo do arco. No topo, porém, era colocada a pedra angular, a qual completava o arco e dava equilíbrio e sustentação permanentes a todas as outras pedras, a ponto de a madeira não ser mais necessária. Jesus é como diz o Ap. Pedro, a pedra que vive, rejeitada pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa.

A quarta chave de sucesso e restauração, consiste em colocarmos Jesus no centro da nossa família, de nosso trabalho, de nosso ministério, nos colocando como servos e deixando que Ele seja Senhor. Significa renunciarmos a vontades e projetos humanos, para darmos lugar aos propósitos divinos para o nosso presente e futuro. Significa aprendermos que, para cada detalhe de nossas vidas, existe uma vontade específica de Deus que devemos conhecer e adotar, por crermos que a vontade de Deus é melhor do que a nossa.

A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável e para que a experimentemos, só é necessário sermos sensíveis ao Espírito Santo e obedientes aos seus comandos. O vs. 4 ainda diz que do Messias sairiam todos os chefes juntos. Do que Zacarias estaria falando? R. Por incrível que pareça do Modelo dos 12, o Modelo Apostólico.

A restauração espiritual dos povos e nações começou através dos 12 apóstolos do Cordeiro e no vs. 5 se revela como missão e como uma unção de conquista. E serão como valentes na batalha que pisam aos pés os seus inimigos e pelejarão porque o Senhor está com eles. Sob a missão e o manto apostólico somos invencíveis, por conta da Presença e unção do Espírito Santo conosco como promete Mt. 28: 18 a 20. Ide e fazei discípulos de todas as nações e eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.

Ao mesmo tempo em que seremos instrumentos de restauração nas mãos do Senhor, estaremos sendo restaurados por ele, porisso não podemos perder a nossa identidade como discípulos  12,  pois os  12 têm promessas específicas como servos do Senhor.

No vs. 6 está escrito: Fortalecerei a casa de Judá, salvarei a casa de José e congregarei e darei vitória aos de Efraim. São promessas tão claras para os 12, das quais não podemos duvidar. O Senhor está dizendo: Fortalecerei aos 12, salvarei suas famílias, lhes darei vitórias, alegria e multiplicação como tinham no princípio.

Mas alguns têm dificuldade de crer, pois o longo tempo esperando por uma promessa, pode fazer com que tenhamos dificuldade de vê-la se cumprindo. Às vezes nossos milagres ficam distantes e parecem ter se tornado impossíveis, porque nos esquecemos da soberania e do supremo poder de Deus.

Sabe do que depende a quebra do teu cativeiro? Sabe o que é necessário para que teu filho volte pra casa? Sabe  quanto tempo demora o teu desatar ministerial? Resposta: O tempo de um assobio de Deus!!!!

Deus é Deus, e com um simples assobio, num piscar de olhos ele mudará a nossa sorte, nos batizando em grande júbilo e alegria. Tudo isto faz parte da promessa que temos em Cristo. Desde a Cruz do Calvário os céus estão abertos sobre nós, mas ainda há uma quinta chave de restauração trazida pelo texto de Zacarias no Vs. 1. Às vezes para finalizarmos algo com vitória, precisamos voltar ao princípio. No vs. 1 Zacarias diz: Pedi ao Senhor chuva no tempo das chuvas serôdias.

A quinta chave de restauração é a oração perseverante e permanente a Deus até que sejamos restaurados como nos ensina Is. 62: 6: Sobre os teus muros, ó Jerusalém, pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão, vós que fareis lembrado o Senhor, não descanseis, nem deis a ele descanso até que restaure Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra.

Há um fio invisível, mas real, que liga o Céu a Terra. Este fio que nasce no coração de Deus, traz para a Terra as promessas e o mesmo fio que chega ao coração do homem, pode levar da Terra para o Céu a oração. Quando a orações se encontram com as promessas, os milagres acontecem, por isso, não deixemos de crer e orar, pois a restauração do Senhor está em pleno curso em nossas vidas.

Zacarias 10: 12 diz: Eu os fortalecerei no Senhor e andarão no poder do seu Nome, diz o Senhor. Dia após dia seremos fortalecidos por Deus e faremos proezas no Poderoso Nome de Jesus. Se você crê de um grito de jubilo ao Senhor!

Deus os abençoe e multiplique conforme a promessa ENDJ.

 

Amamos vocês. Aps. Fábio e Claudia Abbud.

                                                                                                               

Imprimir