Líderes íntimos do Espírito Santo geram Avivamento.

Zacarias 4: 1 a 14

O que é avivamento? Talvez a resposta mais adequada a esta pergunta seja: pessoas sendo cheias da vida de Deus, em arrependimento e num processo de grande interesse e busca por Deus. Salvação abundante sendo derramada pelo Espírito Santo, seguida de santificação, milagres e multiplicação da igreja de Cristo. Você acredita que verá isto?

Este mover é uma promessa para nossos dias e para nossa nação, mas só se tornará realidade, se a Visão dada para este fim for conservada e aplicada. A Bíblia diz que sem visão o povo perece. Sem visão não há ordem, não há avanço e nem rumo. Deus é o fiel guardião de sua visão dada aos homens, para a edificação e o avivamento através de sua igreja.

No texto de Zc. 4, vemos o Anjo do Senhor checando como estava a visão dos responsáveis pela edificação da Casa do Senhor em relação a aquela obra, pois na posição de líderes, precisamos nos manter fiéis a visão dada por Deus, para que o povo possa ser também orientado corretamente nela.

Se como líderes perdermos a essência da visão e o seu propósito prático, que é fazer discípulos, também não guiaremos nossos liderados aos objetivos de Deus para suas vidas. Zacarias no vs. l declara que o Anjo do Senhor o desperta, como a um homem que é despertado do sono.

Há líderes adormecidos na essência da visão, que se comportam, como se não fossem os escolhidos e ungidos, para promover o avivamento esperado por Deus em suas células, em sua geração. Este é um equívoco, pois é da vida do líder que parte todo impulso para a transformação, o crescimento espiritual e numérico de seu rebanho. Na verdade, a visão não acontece sem a atuação de um líder proativo. O líder é quem tem de Deus, a missão e capacitação para promover o avivamento.

Deus que é misericordioso, nos despertará deste sono maligno, para nos devolver a essência da liderança, que é fazer as coisas acontecerem no poder do Espírito Santo, com atitudes de intercessão, amor, zelo e direcionamento adequado para a vida de cada pessoa.

A revisão profética feita por Deus no texto de Zacarias, mostra que havia um candelabro de ouro, que é uma representação de Jesus, junto a duas oliveiras, que representam os dois líderes responsáveis pela edificação do segundo templo, Josué, o sumo sacerdote e Zorobabel, o governador.

Deus através do profeta, estava lembrando a liderança, que as dificuldades e oposições, enfrentadas na edificação da obra de Deus, só seriam resolvidas se recorressem a Presença e a ação do Espírito de Deus, que estava junto deles.

Em nosso desafio de edificarmos a igreja, lutamos contra inimigos espirituais e contra as resistências plantadas por eles em cada coração, como incredulidade, indiferença, egoísmo, rebeldia, deformidades de caráter etc. Obstáculos que só serão vencidos por nós, se usarmos a força do Espírito Santo que nos assiste.

A persuasão humana não terá poder contra estas coisas e nem tampouco a opressão ou a força poderão levar pessoas a realizarem a vontade de Deus. Somente o convencimento trazido pelo Espírito Santo, poderá mover corações a amar e ganhar almas para o Reino de Deus. Isto é algo gerado de forma divina, de dentro para fora. Isto é avivamento a nível individual.

O vs. 3 traz esta exortação aos líderes daqueles dias, dizendo: não é por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. Quanto mais sensíveis e dependentes do Espírito Santo formos, mais resultados teremos e menos dificuldades.

Depender do Espírito não quer dizer deixar as coisas correrem frouxas, nem ficar dormindo dentro do barco como fez Jonas, mas conduzir cada vida ao propósito estabelecido por Deus: Ter sua própria vida restaurada, fazer discípulos, ter uma célula, ter os seus doze.

Ser um líder de verdade, é nunca esquecer de para onde estamos indo, e de qual é o propósito de Deus para cada vida que conduzimos. Um líder que se mantém íntimo do Espírito jamais perde a visão, este sempre terá em si mesmo, a direção e a unção de Deus para levar seu povo ao propósito divino.

No vs.7 o Senhor diz: Quem és tu o grande monte? Diante de Zorobabel serás uma campina, porque ele colocará a pedra de remate (a última pedra) em meio a aclamações.

Deus estava lembrando a aqueles líderes, que tinha um projeto pré-estabelecido para eles, no qual enfrentariam lutas, mas tinham também da parte de Deus, o respaldo para superar os obstáculos e a certeza da conclusão da obra com vitória. Alguém pode hoje pensar: Será que a visão dos doze é um projeto sem conclusão? Não!!! a Bíblia diz em Hc.2: 3 que a visão não falhará, ainda que seus resultados pareçam tardar. Tudo é uma questão de perseverança e foco.

Um líder íntimo do Espírito sabe sair e sabe chegar, sabe começar e sabe terminar, sabe que toda obra feita por Deus pode ter um humilde começo, mas também terá fim, por isso, não fica perdido e paralisado no meio do caminho, mas chega ao êxito, trazendo muitos consigo ao destino final.

Através desta ministração, Deus está prometendo te levar ao término da obra com honra e alegria, mas antes pare e pense: onde você parou? No desafio de ganhar uma vida? No desafio de ter sua célula? Na equipe de doze, que não fecha há anos? Na convivência com discípulos que estão na visão, mas a visão não está neles pois não querem ser líderes?

Como líderes, sempre enfrentaremos problemas na obra de Deus, porém o pior problema na vida de um líder, é quando ele perde a referência de que a solução de todos os seus problemas está em Deus.

Muitos líderes estão sem êxito, pois deixaram de buscar a intimidade com Deus, quando isto acontece, o foco se perde e a unção mingua, ainda que hajam promessas.

Chegamos a um tempo de maturidade, onde sabemos que tudo depende do agir de Deus, não temos mais pressões de agenda ou cobranças humanas, agora tudo será feito por quem quer e por quem de fato ama a Deus.

Nós líderes, porém, não podemos perder a visão da promessa, nem a consciência da responsabilidade de levarmos cada pessoa ao encontro do seu chamado: Ser um líder e gerar discípulos conforme Mt. 28: 19. No vs."12", Zacarias pergunta ao Anjo: que são aqueles dois ramos de oliveira que estão junto aos dois tubos de ouro, que vertem de si azeite dourado?

Como líderes doze, somos as oliveiras, que se estiverem ligadas ao candelabro que é Jesus, destilaremos a unção que transformará a cada vida. Do líder parte a direção, o exemplo, o estímulo e a unção para formar outros líderes, mas isto é fruto de intimidade com Deus.

Se buscarmos a face do Senhor, Ele nos dará unção e estratégias, nos permitirá completarmos a obra e vermos com nossos próprios olhos, que os doze são uma ideia divina, que as gerações são um sonho possível e que as multidões serão, segundo a promessa, transformadas e congregadas para a Glória de Deus.

Ministração: O líder deve orar para que cada um dos seus doze seja conservado e restituído na essência da visão pela ação do Espírito Santo.

Profetizar que cada discípulo será levado a ter intimidade com Deus, e será convencido e capacitado a cumprir plenamente seu chamado em Cristo.

Deus os abençoe e multiplique extraordinariamente ENDJ.

Fonte: Aps. Fábio e Claudia Abbud

 

Imprimir