Tema: Fazendo a Colheita com Alegria.

Fonte: Apóstolo Fábio Abbud

João 4: 31 a 42

Quantos querem fazer uma grande colheita de vidas e de bênçãos? Com certeza todos, mas só de fato colherão a milhares, aqueles que tiverem a mesma postura de Jesus demonstrada neste texto.

Este é o momento, em que depois de ser transformada num encontro com Jesus, a mulher Samaritana (João 4 ), traz a Ele uma multidão de Samaria. Jesus estava então, dando atenção às estas pessoas, mas os discípulos instavam com ele que viesse comer. Jesus, porém lhes dá a seguinte resposta: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou.

Para aqueles que querem de fato fazer uma grande colheita, este texto é um grande ensino. Jesus estava fluindo numa conexão vertical, focado na expectativa celestial, ao passo que os discípulos estavam envolvidos com coisas terrenas ligadas a necessidades e vontades humanas como comer e beber.

Ninguém que só se preocupa com coisas terrenas, como família, trabalho ou dinheiro, fará a vontade de Deus (uma grande colheita). Outro aspecto, é que Jesus não estava fazendo um sacrifício, ele estava com amor e prazer, cuidando das vidas que haviam crido nele.

No serviço a Deus, não podem faltar ingredientes como prazer, entusiasmo, alegria no que estamos fazendo. Se perdemos a alegria, perdemos a essência, pois a alegria está ligada a salvação. A Bíblia diz que quando um pecador se arrepende há festa no céu.

Se perdemos a emoção e o prazer em ganhar vidas, entramos no automático e os resultados não serão satisfatórios, nem à Deus e nem à nós. Para tudo que fazemos no Reino, há uma motivação correta e divina, mas podemos nos desviar disto, fazendo as coisas de forma mecânica e por motivações equivocadas como:

Vir orar por obrigação;

Fazer uma ação evangelística porque o líder mandou;

Devolver dízimos só para receber outro tanto e não por amor;

Nos tornarmos administradores da Visão, sem buscar o novo de Deus.

Atitudes assim revelam que estamos nos relacionando mais com os interesses terrenos do que com os celestiais. Precisamos pedir a Deus que Ele gere em nós continuamente o prazer nas coisas espirituais. Avivamento é a motivação de servirmos ao Senhor com todo o nosso coração.

Quando Jesus diz que sua comida era fazer a vontade do Pai, estava declarando que ganhar vidas e fazer discípulos, alimentava o seu espírito, fortalecia sua alma, lhe trazia alegria de viver.

Muitas pessoas na igreja vivem enfermas de alma, enlaçadas pelas dores desta vida, porque ainda não decidiram entregar-se a alegria de servir a Deus. Vivem preocupadas só com necessidades terrenas, quando na verdade, toda sua provisão vem do Céu.

O salmo 121 diz: Olho para os montes, de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o Céu e a Terra. Ele não permitirá que os teus pés vacilem, não dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o Guarda de Israel.

Outro aspecto revelado por este texto, é também a diferença entre Jesus e os discípulos na questão do tempo. No vs. 35 Jesus diz: Não dizeis vós que ainda há quatro meses para a ceifa? Eu, porém vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa.

Trazemos do mundo um hábito ruim: o de postergarmos tudo o que nos custará algum esforço. Exs. Segunda feira eu começo meu regime, semana que vem eu vou para academia, no mês que vem eu abro minha célula.

A Bíblia diz que o Reino de Deus é tomado por esforço e os que se esforçam, apoderam-se dele. Deus não está falando de esforço físico, mas do exercício da verdadeira fé, que é uma fé com atitude.

Jesus está dizendo, vocês estão olhando para a Terra, eu vos digo olhai para o Céu. Vocês estão cogitando o tempo dos homens, eu vos digo cogitai do tempo de Deus que é "agora". Arregacem as mangas, e mãos a obra, porque este é o tempo da Grande Colheita de vidas e de bênçãos.

Porque Eu, Jesus, vim, estão abertas as portas da Graça, porque Eu morri e ressuscitei, toda sorte de bênçãos já foi liberada. Os céus estão abertos sobre nós, as vidas sedentas por Jesus. (Veja que o testemunho de uma ex-prostituta (teve 6 amantes ), trouxe uma cidade inteira aos pés de Jesus).

Este é o tempo de você conquistar, este é o tempo de você prosperar, este é o tempo, de você emprestar seu coração à Deus para que ele ame este mundo que está perdido. Jesus não estava falando de trigo, estava falando de vidas, porisso, chegou o tempo de rompermos com as desculpas da nossa alma e abraçarmos o nosso chamado como ceifeiros na grande seara do Senhor.

Família, trabalho e dinheiro são muito bons e fazem parte das muitas bênçãos que o Senhor quer nos dar, mas estas coisas só, não tem o poder de nos fazer felizes e agradáveis à Deus. Há pessoas plenas no sentido material, que o Senhor chama de miseráveis no aspecto espiritual, pois elas não terão fruto para apresentar a Ele, no Dia da sua vinda.

Deus não quer nos abençoar pela metade, o vs 36 nos revela que aqueles que, com alegria se envolvem no propósito de ganhar vidas e fazer discípulos ( os Ceifeiros ) receberão a recompensa divina na Terra e também no Céu.

O ceifeiro recebe desde já (aqui na Terra) a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna (no Céu) e dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro. Note que o semeador simplesmente lança a semente, já o ceifeiro, colhe o fruto, o valoriza, o conduz e o protege no celeiro.

A primeira recompensa terrena para os ceifeiros é a alegria (e dessarte "se alegram" tanto o ceifeiro como o semeador), mas Deus dará amor, realização de sonhos pessoais, prosperidade, honra e plenitude para a vida dos que se envolverem por amor, nesta última e tão grande colheita de vidas.

A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Mt. 9 : 37 e 38.

Ore com os 12 para que o Senhor gere amor, prazer e atitude na vida de cada discípulo da igreja, para que se levantem muitos ceifeiros e seja feita toda colheita desejada pelo Senhor.

Que o Senhor os abençoe e multiplique de forma extraordinária em Nome do Senhor Jesus.

Amamos vocês!

Aps. Fábio e Claudia Abbud, Eliezer e Zenita

 
Imprimir