Levantando gerações de líderes

Isaías 58: 11 e 12

Ao longo da caminhada na Visão M12, surgem momentos em que nos perguntamos: Será que estou na direção certa? Será que estou trabalhando de forma correta? Qual será o próximo passo? O versículo 11 de Isaías cap. 58nos transmite segurança e conforto, quando nos revela que se estivermos empenhados em cuidar de vidas, seremos guiados continuamente peto Espírito de Deus.

O texto assegura que o Senhor nos guiará, nos fartará a alma e fará de nós um manancial inesgotável. A Visão é um mover divino que promove o fortalecimento do espírito, a cura da alma, a prosperidade material, gerando a satisfação e a restauração do indivíduo, da família, da igreja e consequentemente do mundo, que será transformado pela ação da igreja.

Neste sentido, cada pessoa que galga os passos da Visão, é um alvo permanente da ação transformadora do Espírito Santo, que não apenas nos restaura plenamente, mas também transforma cada pessoa em um restaurador do mundo ao seu redor. O versículo 12 diz que seremos chamados de "Restaurador de Veredas"para que o país se torne habitável. Note que estes dois versículos revelam a amplitude do propósito da Visão, que vai desde a edificação de cada pessoa, até a restauração da nação como um todo.

Estamos engajados num projeto que é muito maior que nosso ministério e que vai muito além dos limites da igreja tocai. A Visão veio como uma última reforma na igreja, para que as famílias, os bairros, as cidades e as nações da Terra sejam tomadas para Cristo. Este é um sonho tão distante para muitos, mas muito claro para nós, que podemos perceber por revelação, que a Visão vem cumprir a profecia de Isaias 11:9 que diz: Assim como as águas cobrem o mar, a terra se encherá do conhecimento do Senhor.

 Num futuro mais próximo do que imaginamos, todas as nações terão o conhecimento e o temor do Senhor, pois o poder sobrenatural de Deus está promovendo isto. Vivemos dias proféticos de avivamento, onde o Espírito do Senhor está se derramando sobre toda a carne. Joel. 2: 28. O avivamento será mais fácil, mais rápido e mais perfeito, principalmente se não esquecermos que a Visão é de Deus e não humana. (Não somos nós que fazemos a Visão acontecer, mas o Senhor que a realiza através de nós).

Nosso papel neste processo é:

1.    Nos mantermos dependentes e íntimos de Deus.Precisamos manter a dependência do Espírito Santo, para que Ele nos dirija e capacite. Nossa permanente busca por santidade e intimidade, conservará nosso discernimento e nos manterá firmes no propósito central, que é fazer discípulos. Muitos líderes receberam a chamada, mas perderam o foco e consequentemente, a unção e o resultado. Se estivermos no centro da vontade de Deus, seremos uma fonte inesgotável para dessedentar nações.

2.    Nos mantermos sob uma cobertura.Quando Deus determina em sua palavra que nos submetamos as autoridades por Ele constituídas na Terra, o Senhor está deixando claro que todos nós precisamos ter um líder. Em todo o trato bíblico, a visão de liderança é estabelecida na vida dos homens de Deus, exemplificada na autoridade familiar, na autoridade dos patriarcas, dos juízes, dos reis, dos sacerdotes (pessoas escolhiam e assalariavam sacerdotes para si) e por fim dos apóstolos, que se tornaram o governo da Igreja de Cristo.

Quando de fato estamos sob uma cobertura, recebemos da autoridade delegada por esta cobertura, para o cumprimento da missão proposta pela mesma (Ex.: Mt. 28 Toda autoridade dada a Jesus foi delegada para um propósito, fazer discípulos de todas as nações). Se queremos fazer discípulos, precisamos primeiro ser discípulos, pois esta é uma questão de legitimidade e de autoridade.

3.    Investirmos no discipulado.O grande diferencial do modelo deixado por Jesus é o discipulado de 12. Jesus mesmo sendo o próprio Deus na terra não investiu nas multidões. Ele concentrou-se em formar 12 líderes, transmitindo a eles uma Visão e uma Unção. No princípio eram só discípulos, mas com o trabalhar de Deus em seu caráter e sua estrutura espiritual, tornaram-se líderes de nações. A Visão tem dois momentos: o primeiro em que trabalhamos para que se forme nas pessoas o caráter de discípulos, e o segundo, quando nosso desafio é despertar o líder que há dentro de cada uma delas.

A primeira fase se desenvolve pela consolidação e pela convivência numa célula, porém a segunda só se torna viável se houver uma relação de discipulado. Depois que um novo convertido está frequentando regularmente uma célula e as aulas da escola de líderes, ele precisa ser convidado para uma equipe de 12 para ser discipulado. Ninguém será forjado um líder sem saber quem é seu líder, por uma questão de referência.

Além do objetivo de formarmos líderes, devemos formar as equipes de 12 do ministério. Todo discípulo deve ser cuidado e estimulado, para ganhar vidas e consolidá-las pessoalmente. À medida que alguém começa a ter êxito neste quesito, deve ser estimulado a liderar sua própria célula.

De sua célula sairão seus 12, que entrarão um a um, no processo de discipulado. Ninguém deve estar solto no corpo da igreja, nem estacionado em algum passo da Visão, cada pessoa a medida em que esteja cursando a escola de líderes e deseje participar do discipulado, deve sernomeado 12 de quem o ganhou ou consolidou.

As células produzem o "crescimento",pois agregam vidas novas, mas as equipes de 12 promovem a "multiplicação"porque formam líderes que formarão outros líderes sucessivamente. Cuide da saúde evangelística das células, mas invista em formar sua equipe de 12, ainda que você comece com dois discípulos como fez Jesus (chamou Pedro e André que o levaram a Tiago e João).

Mesmo que você tenha apenas dois ou quatro discípulos na escola de líderes, nomeie estes quatro como seus 12 e reúna-se com eles pelo menos uma vez por semana para discipulá-los. Ore por eles, compartilhe testemunhos, ministre princípios bíblicos e caráter cristão, e promova momentos de comunhão e descontração. Nunca deixe de ensiná-los sobre a Visão e também de assisti-los em suas necessidades de aconselhamento pessoal e ministerial.

Estimule-os a liderarem sua própria célula e também a terem seus 12, mostrando-lhes que esta é a vontade de Deus para cada um.

4.    Levante as gerações de líderes. O versículo 12 traz consigo uma promessa: Levantarás os fundamentos de "muitas gerações". As gerações de líderes organizados numa hierarquia de autoridade e amor, dá estrutura ao corpo da igreja, que pela atividade desta liderança, torna-se firme e segura. Esta estrutura espiritual no seio da igreja, pode se comparar a malha de aço que enrijece um edifício feito de concreto. O concreto são as células, e os 12 são o aço que impede que o concreto rache ou desmorone.

As gerações são um modelo de consolidação e expansão do corpo da igreja, promovendo não só a multiplicação aritmética de discípulos, mas a manutenção do nível de qualidade de vida cristã e da liderança. A Visão na Terra, corresponde a uma expectativa do Céu (Cristo em vós a esperança da Glória), se não sonharmos com multidões, não se desenvolveu em nós a compaixão e nem preencheremos a medida desejada pelo Deus de três gerações (Abraão, Isaac e Israel).

Não pare nos seus 12, nem se acomode em ter 144, você tem por promessa e herança, o direito a liderar multidões de outros líderes, apenas avance e persevere. Cada geração forma-se e amadurece a cada 4 anos, sua quinta geração será de 248.832 pessoas, que se forem casais, serão mais de meio milhão de líderes, formados num período de vinte anos. Será que isto é apenas um sonho ou uma utopia?

Hoje no vs.12, o Senhor está dizendo aos que de fato crêem no seu poder: Esta será a multidão dos teus filhos, que edificarão as antigas ruínas, por eles, levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o nosso país se torne habitável.

Que o Grande El Shaddai os abençoe e multiplique conforme a promessa.

Não deixe de transmitir esta ministração a seus 12 e aos Prs. de aliança.

 
Amamos vocês Aps. Fábio, Claudia Abbud,

Imprimir