Os inimigos da Visão

Josué 1 : 1 a 9 

Durante todo o processo de conquista da terra de Israel, vemos o povo de Deus enfrentando muitos inimigos, e até hoje Israel luta para ter paz e manter seu território.
 
Depois de atravessarem o deserto Josué e Calebe receberam a visão da terra prometida e também a promessa de que Deus entregaria aquele território, e seus habitantes, em suas mãos, porém uma coisa era certa : Eles teriam que lutar para conquistá-lo, pois muitos eram os inimigos.
 
Isto pode parecer algo distante da nossa realidade, mas é exatamente o que ocorre com todos aqueles que tem um sonho : Precisam lutar para que seu sonho se realize.
 
Quando nos dispomos a sonhar os sonhos de Deus é a mesma coisa, muitos são os desafios e os inimigos. Em 1 Co 16 : 9 o Ap. Paulo diz : porque uma grande porta é oportuna para o trabalho se me abriu e há muitos adversários.
 
A Visão M12 é um exemplo disto, todos os que a conhecem de forma genuína, a consideram maravilhosa, mas logo também se dão conta de quantas lutas e inimigos se levantam, quando decidimos empreendê-la.
 
Hoje vamos reconhecer estes inimigos e também vencê-los em Nome de Jesus.
 
1.      O pecado: o pecado é um dos piores inimigos da existência humana, ele gera morte no espírito, alma e corpo. Destrói a família, a igreja e a sociedade. O pecado rouba o êxito e a conquista de qualquer líder. Quando um líder peca, contamina sua unção, perde seu foco e seu discernimento e fica impossibilitado de proteger sua conquista. (Ex. Líderes de célula que pecam e perdem seus discípulos, pastores que pecam e perdem suas ovelhas). A base da Visão é a Santidade de Deus na vida do líder, porisso Deus nos fará líderes tão santos e irrepreensíveis que o pecado não terá acesso, nem poder contra nossas vidas.
 
2.      Indefinição: Para que tenhamos êxito na Visão precisamos ter convicção inabalável do que queremos. Pessoas difusas não conquistam. Pessoas com meia convicção são desviadas do propósito. Sempre que alguém se apresentava a Jesus pedindo-lhe algo, sua primeira pergunta era: Que queres que eu te faça?
 
Em tudo na vida precisamos ter objetivos bem claros e permanentes, pois as pessoas só seguirão um líder se souberem que este líder tem certeza de para onde está indo.
A indecisão e a inconstância de alguns líderes têm deixado muitas vidas e ministérios paralisados e dispersos.
 
3.      O medo: Desde o Éden este é um dos espíritos mais usados pelo inimigo para oprimir e paralisar o homem, pois o medo é o contrário da fé. Quanto medo ainda encontramos em nosso pensar e agir:
 
·         Medo de nos entregarmos a Deus.
·         Medo de ir ao encontro.
·         Medo de assumirmos compromisso.
·         Medo de perdermos os discípulos.
·         Medo de não sermos supridos financeiramente.
·         Medo do futuro.
 
Quando o medo se instala, não discernimos corretamente e não avançamos para as conquistas propostas pela fé. ( Ex. Os 10 espias ).
Se sua alma é discipulada pelo medo, isto indica que seu espírito ainda não foi totalmente consolidado pela fé, que é confiança plena no amor e no poder de Deus.
 
4.      A desorganização : O Reino de Deus é organizado, é só observarmos a Criação. Tudo está em seu devido lugar, tudo tem sua função definida e tudo tem um tempo determinado debaixo do Céu.
 
Para termos êxito na Visão não precisamos inventar nada. É só observarmos e respeitarmos os princípios e detalhes, de um estilo de vida muito simples, porém extremamente eficaz e transformador.
 
Gerar um discípulo é acompanhar uma pessoa passo a passo desde o seu novo nascimento de forma espiritual, crescente e ininterrupta.
 
Não adianta ganhar sem consolidar, não resolve consolidar sem enviar a escola de líderes, não adianta acharmos que a escola de lideres formará um líder se não existir discipulado.
 
A benção de Deus não pousa sobre a desordem, o sucesso requer atenção, concentração e disciplina permanentes. Organize sua vida, suas células, sua equipe de 12, suas gerações, suas redes e você terãé grandes resultados através da Visão.
 
5.      O desânimo: é uma estratégia maligna para interromper o êxito em qualquer propósito de conquista. Neste texto de Josué cap.l, Deus chama Josué a conquistar o que Moisés perseguiu por quarenta anos sem alcançar, mas antes precisou animá-lo dizendo: Não temas, seja forte e corajoso porque eu serei contigo.
 
O líder precisa sempre animar-se em Deus e resistir a todo pensamento de dúvida, acomodação ou desânimo pois o objetivo final do maligno é levá-lo a desistência.
Cabe ao líder também ministrar ânimo constantemente ao seu povo, como porém o fará se estiver desanimado.
Animar é fazer uso de uma linguagem profética que semeia vida, ânimo e valor na vida de seus discípulos, conformando-os a semelhança de Deus.(Ex.Abraão agora teu nome é Pai de nações). *
 
6.      Baixa-Estima: Os traumas que sofremos no mundo ainda nos fazem pensar que mesmo com Jesus em nossas vidas, não teremos sucesso, pois nos falta uma consciência mais profunda tanto de quem é Deus, como de quem nós somos em Deus.
 
Muitas pessoas que estão dentro da igreja, tem um conceito incorreto de si mesmos pois tem uma visão meramente humana de si mesmas, quando precisam ser levadas a visão espiritual de como Deus as vê. Deus nos vê santos, fortes e plenamente restaurados.
 
Não creia no que passou ou está passando, não creia no que disserem a seu respeito, mas no que a Palavra de Deus diz a seu respeito, por exemplo, que você é mais do que vencedor em todas as coisas por meio daquele que te amou primeiro.
 
Exponha-se espiritualmente ao tratamento de Deus ( seja discípulo ) firme-se na Promessa de que há uma terra prometida esperando por você ( sonhe ), pois pela renovação da mente e pela obediência ao comando de avançarmos, veremos Deus entregando em nossas mãos todos os nossos inimigos,
Você foi escolhido por Deus para conduzir uma multidão aos pés de Jesus, por isso não temas, avance e conquiste porque o Senhor teu Deus será contigo por onde quer que andares.
 
Feliz multiplicação, feliz conquista ENDJ.
 
Amamos muito vocês!
 
Aps. Fábio e Cláudia Abbud
Imprimir