Tema: Busque força sempre na pessoa certa

Salmo 121: 1 a 8
 
Todo líder de multidões viverá provas, enfrentará lutas e tribulações, que visam enrijecer sua estrutura espiritual e aumentar sua experiência com Deus. Nestes momentos, seu principal desafio é manter seu nível de fé e motivação. Jesus ensinou a seus 12, que há momentos em que as águas espirituais de um ministério, tornam-se revoltas e o desafio dos grandes líderes, é saber lidar com estas, sem se deixar tragar por elas. Se deixar tragar, representa entrar em desespero, a ponto de complicar ainda mais a situação, desistir ou desanimar.
 
Há momentos em que um líder precisa não só de respostas para si, mas também para apascentar ao povo. Há momentos em que além de controlar as próprias emoções, um líder precisa controlar os ânimos de outros, que se voltam contra ele. O rei Davi experimentou algo assim, quando Ziclague, a cidade em que habitava, foi atacada, queimada e despojada de seus familiares e bens. Além da angústia sofrida por Davi em relação a suas próprias perdas, ele ainda precisou conter os ânimos de seus próprios homens que o culpavam (1 Sam. 30 : 5 e 6 ).
 
Este foi um momento, em que Davi não pôde buscar conselho ou socorro de ninguém. Seus homens estavam transtornados e rebelados contra ele, falando em apedrejá-lo, seus familiares sequestrados. Davi então, tomou a decisão certa buscando ouvir a voz de Deus. Líderes espirituais e maduros, precisam aprender a depender de Deus e não apenas de homens, primeiro porque o socorro do homem pode ser vão, segundo porque há momentos em que não teremos a quem ouvir.
 
Josué num momento, não podia mais ouvir a Moisés, pois seu líder era morto. Davi por um longo tempo, não podia ouvir Saul, porque este o odiava e perseguia para matá-lo. Haverá momentos em que Deus desejará estar conosco, em sua total dependência e intimidade, pois esta é a hora de crescermos e amadurecermos, como líderes que realizarão grandes coisas. Davi tornou-se invencível, ao descobrir que seu socorro vinha do Senhor e não de qualquer força terrena.
 
Este estudo não visa jamais, nos ensinar a desprezar o Manto que nos cobre, nem nos incitar a autossuficiência, porém nos ministrar, que todo líder, que quer conquistar grandes coisas para Deus, precisa aprender a buscá-las na pessoa certa: Deus.Nossos líderes serão sempre usados por Deus para nos direcionar, principalmente, se aprendermos a, antes de buscarmos seus conselhos, buscarmos a face de Deus. Deus Sempre usará àqueles que Ele mesmo colocou sobre nós para nos abençoar, para nos orientar, para nos apascentar e discipular, mas se nós não buscarmos ao Senhor, se não tivermos nossas experiências com Ele, se não crescermos na intimidade com Ele, Se ficarmos na imaturidade, o trabalho dos nossos líderes ficará prejudicado e não conseguiremos corresponder.
 
Todos sempre buscarão ser animados por um líder, e quem animará o líder? R. Um verdadeiro líder deve sempre animar-se em Deus.Se nós não aprendermos a buscar a dependência e a intimidade de Deus, viveremos as muitas frustrações que ainda tem ferido e dividido o Corpo de Cristo. Hoje muitos estão decepcionados, cobrando dos homens, o que deveriam ter buscado em Deus. Só o Senhor é socorro bem presente em meio às tribulações, só Ele pode nos consolar, suprir e nos dar vitórias sobre nossos inimigos.
 
Líderes maduros sabem usar sua Fé e a Graça de Deus para alterar situações. Jesus é nosso maior exemplo, de alguém que levava todas as suas necessidades diante do Pai nas madrugadas, ao invés de preocupar-se com elas, ou esperar que fossem supridas por alguém deste mundo. Deus nos ensinará a ouvirmos sua voz e a usarmos seu poder, para que nossa fé mova as pessoas e não fiquemos mais dependentes delas. Sua fé fará seus 12 crescerem e produzirem, ao invés de você se abalar ou se alegrar, com o resultado deles.
 
Quando descobrimos que nossa fonte está em Deus e não nas pessoas ou circunstâncias deste mundo, somos libertos e curados. Sua saúde, sua prosperidade material, seu desempenho ministerial, não dependem de nenhuma pessoa, a não ser você mesmo. Quando vivemos pela fé e por princípios, o Poder de Deus, automaticamente faz com que as promessas da Palavra se cumpram em nossa vida. Se seu líder orar por você para que haja prosperidade, mas você não é fiel, por mais ungido e santo que seja teu líder, a oração ficará impedida, mas se ele orar por alguém fiel, a resposta virá rápido como relâmpago, se ele não orar, a resposta virá automaticamente. A oração respalda a resposta para que venha mais rápida, a oração legitima a resposta de quem tem legado.
 
Há tantos líderes que não prosperam e não rompem em muitas áreas, porque estão com sua alma viciada em esperar dos homens ou das circunstâncias, ao invés de confiarem de buscarem, no Criador.
Os que fazem assim entristecem a Deus, pois estão dividindo sua Glória e impedindo sua manifestação.
 
Muitos discípulos, entristecem-se com seus líderes, pois reclamam estarem sem intimidade com estes. Na verdade, por estarem sem intimidade com o Espírito Santo, acabam distanciando-se também de seus discipuladores, os quais são representantes legais do amor e da autoridade divina perante eles. Devemos nutrir e proteger nossa essência de amor, submissão e aliança com nossos líderes sempre, pois a tendência a independência e ao distanciamento, são perigos eminentes e constantes no discipulado, mas se quisermos crescer, não poderemos abdicar da busca permanente, a Pessoa do Espírito Santo, nosso maior Consolador, Aquele que usa nossos líderes, para nos instruir e orientar.
 
João 14: 16 diz, e eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.Todo líder maduro, considera a Presença permanente e operante do Espírito Santo a seu favor em todas as lutas. Líderes de grandes ministérios por vezes, se sentem em uma posição solitária, mas minimizarão este sentimento, se aprenderem a depender da pessoa certa, o Espírito de Deus.
 
Alguns cuidados nos ajudarão em momentos de luta ou decisões:
 
1.      Desenvolva este relacionamento pessoal com o Espírito Santo, fale com Ele, mas também exercite-se em aprender ouvi-lO. Se atentamente ouvirdes a voz do Senhor, teu Deus, tendo o cuidado de guardar todos os mandamentos que hoje te ordeno, então virão todas estas bênçãos sobre ti e te alcançarão. (Deuteronômio 28: 1 e 2)
 
2.      Mantenha seu nível de fé, tendo em memória as promessas contidas na Palavra. Não cesse de falar deste livro da Lei, antes medita nele de dia e de noite. (Josué 1: 8).
 
3.              Mantenha sua linguagem alinhada com a Fé. Retenha a confissão de sua esperança. Ele não permitirá que meus pés vacilem. (Salmo 121: 3). Confesse a Palavra de forma profética.
 
4.    Lembre-se de tantos livramentos e experiências de vitória, que o Senhor já te deu. Bendize ó minha alma, ao Senhor e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.(Salmo 103: 2).
 
5.      Esforce-se para ser grato ao invés de murmurar ou lamentar. Em tudo dai graças, pois esta é a vontade de Deus. (1 Ts. 5 : 18).
 
6.              Proteja sua alma. Não se deixe enlaçar pelos problemas, além dos limites de sua competência. O Senhor é quem te guarda. O Senhor te guardará de todo mal, guardará a tua alma. (Salmo 121: 5 e 7). Lance toda sua ansiedade sobre Ele e deixe que o Senhor peleje por você.A igreja é Dele, os discípulos são Dele e só Dele o Poder para sanar todas as coisas, então por que se angustiar.
 
7.              Contemple o projeto de Deus para sua vida no todo e não através de um momento de crise. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre. (Sl 121 : 8). Tudo que passamos, não está encoberto aos olhos de nosso Pai, e também não será a primeira crise ou a décima segunda, que nos subtrairá o direito de vivermos a vitória e a plenitude que Deus, tem para nós, a qual, tem começo, meio e não tem mais fim na Vida Eterna.
 
Deus os abençoe e multiplique como as estrelas do céu e a areia do mar ENDJ. Amamos vocês.
Fonte: Apóstolo Fábio Abbud. Obs. Foram feitos pequenos acréscimos.
Imprimir