Focar a equipe dos doze

João 6:70; Atos 1:23-26

Jesus formou uma equipipe de doze homens para trabalharem juntos na implantação de Sua igreja, na ampliação do seu Reino e assim multiplicarem com qualidade. Quando a equipe ficou incompleta com a morte de Judas, logo se reuniram e buscaram outra pessoa para que a equipe ficasse completa. Eles poderiam ter ficado com onze, ou com treze, pois havia duas pessoas para ocupar aquele lugar, mas o modelo é dos doze, é o governo perfeito de Deus. O Modelo dos 12 foi desenvolvido pelo próprio Deus, na fundação do mundo, quando o Senhor estabe­leceu 12 horas para governar o dia e 12 horas para go­vernar a noite, 12 tribos de Israel, 12 meses do ano, 12 portas na Nova Jerusalém, 12 pérolas, uma em cada porta, etc.

A formação de uma Equipe de 12 depende muito da dedicação do líder, depende inteiramente da sua decisão. Quando queremos algo com todo o nosso coração, nós encontramos pessoas que estão dispostas a nos andar conosco.

A Equipe de 12 é maneira mais eficiente de esta­belecer o governo da Igreja, é algo que Deus deixou para estes últimos dias, e que tem trazido uma reforma na ma­neira de administrar com eficiência e multiplicar com qualidade.

Estou convencido de que o líder é responsável por tudo que acontece em sua organização, responsável por aqueles que estão debaixo da sua liderança. No nosso caso, estamos crescendo, mas  precisamos multi­plicar as nossa células, expandir, pois crescer é uma coisa e multiplicar é outra.

Quando uma Igreja cresce, ela é muito depen­dente do seu líder, precisa da presença constante dele. Quando a Igreja multiplica, deixa de ser um lugar de mui­tos seguidores e passa a ser um lugar de muitos multiplicadores. Os seguidores seguem o líder, os multiplicadores multiplicam a visão do líder, eles reproduzem aquilo que recebem.

Fizemos Encontros, Reencontros, Escola de Líde­res. Porém a Visão ainda precisa  entrar em nós com mais profundidade. Nós ainda não estamos totalmente absorvidos pela Visão. Ha uma grande diferença entre entrar na Visão e a Visão entrar em você. Podemos caminhar em uma estratégia sem ser absorvido por ela. A visão funciona para quem funciona na visão, eu pergunto; você funciona na visão? Aprendemos no discipulado que temos três características marcantes como líder de Êxito: pensar, falar e agir.

Quando entramos na Visão, aprendemos méto­dos, práticas. Mas, quando a Visão entra em nosso cora­ção, quando somos absorvidos pela Visão, nós a recebemos como uma revelação da parte de Deus, e não apenas um método de crescimento, passamos a respirar, a transpirar a visão, a revelação, se torna um alimento.

Nossa aliança é uma aliança de amor, de compa­nheirismo. A fidelidade existe para com os apóstolos e de nós apóstolos para com vocês, é algo que tem feito a diferença. Uma das coi­sas mais importantes que aprendi, é que não somos donos da Igreja. A igreja é do Sennhor Jesus, os discípulos são do Senhor e ele nos confiou para cuidar deles, não somos donos das pessoas, elas andam conosco por amor, fidelidade, lealdade e aliança, ninguem é forçado.

Verdades para se gerar uma equipe que cumprem o seu propósito:

1.   Para ter sucesso precisamos ter uma boa Equipe. Não uma equipe coagida, debaixo de opressão por parte do líder, mas sim uma Equipe que tenha aliança. E uma Equipe de êxito não nasce do dia para noite. E necessá­rio tempo e investimento.

2.   Formar uma Equipe de 12 não é uma tarefa muito fácil. Verdadeiros líderes não são feitos como num curso de treinamento profissional, não são instantâneos; demanda tempo. Tenho absoluta convicção em meu coração que o trabalho de um líder que almeja ser um conquistador sem limites, é formar sua equipe.

3.   Seus discípulos sempre serão parecidos com você – Formar uma equipe é liderar líderes. E formar formadores de opinião. É reproduzir o seu caráter nos discípulos. O problema é que se o seu caráter ainda não estiver em sintonia com os princípios da Palavra de Deus, você formará líderes iguais a você.

Os discípulos reproduzem o que você faz, e não o que você fala. Por mais que você fale, eles farão aquilo que virem você fazer.

Um grande engano que muitos líderes que que­rem ter uma conquista cada vez maior cometem, é co­locar o foco na multidão. O foco deve ser colocado na formação dos 12 discípulos, pois assim que estiverem formados como líderes, também farão a mesma coisa. E assim teremos uma multidão de discípulos.

Formar os 12 é uma tarefa que requer trabalho, é necessário relacionamento, eles precisam conhecer o caráter do discipulador, pois eles podem não aprender muito do que você ensina, mas aprenderão tudo sobre a sua maneira de viver, os seus gestos. Na verdade, o seu caráter é sua melhor ferramenta de conquista.

1.   Precisamo ser exemplo para os nossos discípulos – Uma das frases que mais me impactou foi: "A Igreja não cresce, quem cresce é o líder!" (A rede, ministério e a célula…). Se o líder não cres­cer, não há crescimento da igreja, da rede, da célula….

Cada pessoa tem um nível que atinge de capaci­dade de liderança. Hoje, não caminhamos mais sozinhos, mas compartilhamos liderança com outros líderes que nos ajudarão a gerenciar uma multidão. Mesmo que eu cresça muito como líder, e consiga expandir minha capa­cidade de liderança, eu jamais atingiria o meu alvo de ter uma multidão com qualidade sem a equipe de doze.

Seria impossível apascentar uma multidão incontável sozinho. Entendi que precisamos formar líde­res! É preciso formar 12 líderes que formem outros, assim tingiremos uma multidão. No livro Os doze iguais a um do Apóstolo Canuto deixa isso bem claro, muito do que coloquei nesta ministração veio do livro que está me ensinado muitas coisas que ja conhecia, mas não com tata profundidade.

Ap. Eliezer