Estas dicas listadas a seguir, são extremamente simples, mas muito eficazes.
Para aumentar sua produtividade e alavancar a sua carreira é preciso estar constantemente "afiando o seu machado". Ou seja, é preciso estar sempre revendo conceitos, adaptando-se ao novo, procurando novas possibilidades de melhorias. Apesar da simplicidade destas atitudes, podemos notar que, a cada momento em que nos lançamos a este tipo de reflexão, mergulhamos em teorias e sistemas complexos, procurando sempre o caminho mais difícil. Vivemos boa parte de nosso tempo retorcendo o passado, preocupados com o futuro e vivenciando e investindo muito pouco no presente.
Pense: quanto tempo faz que você não se preocupa quase que exclusivamente com o presente, com o agora, com o já? É no presente que nos acertamos com o passado e preparamos um futuro melhor. É no presente onde tudo acontece para que o futuro seja estabelecido.
Estas dicas comportamentais listadas a seguir são simples, mas eficazes. Procure torná-las um hábito em sua vida, no seu cotidiano, e aguarde os resultados positivos. Com certeza eles virão.
1. Foque o positivo. Tudo na vida tem dois lados: o positivo e o negativo, a verdade e a mentira, o certo e o errado, a fidelidade e a infidelidade, etc. Os pensamentos levam à ação, e pensamentos de fé levam-nos a atos de fé, pensamentos positivos levam-nos a atos positivos. A grande maioria das pessoas estão sempre procurando "pêlos em ovos". Dizem que 90% de nossos problemas são imaginários, coisas que fantasiamos. E, por conseqüência acabamos antecipando o fracasso por medo de tentar.
Pense em sua vida. Você é daqueles que valorizam suas conquistas, sejam elas pequenas ou grandes, ou fica sempre olhando para a "grama do vizinho", acreditando firmemente que é um ser injustiçado? É cômodo reclamar. Portanto, tome iniciativas. Procure transformar em novas oportunidades fatos que a princípio lhe parecem adversos. Lembre-se: os vencedores são otimistas por natureza.
2. Aja com entusiasmo. "Ter Deus dentro de si agindo". O entusiasmo é contagiante. Fidelidade atrai fidelidade, alegria atrai alegria, felicidade atrai felicidade, e sucesso atrai mais sucesso. Pense: as pessoas que acreditam em si mesmas, que estão sempre sorrindo, têm mais amigos, são mais felizes e realizadas. Para se destacar, ser um verdadeiro talento, o líder espiritual e também profissional deve ter algumas características imprescindíveis: competência, conviver com todo tipo de pessoa sem perder as características de Cristo, ter caráter santo, ter técnica e paixão por aquilo que faz.
3. Não julgue ninguém e nem aja precipitadamente. Evite rotular pessoas ou situações. Nunca ouça somente uma opinião ou tire conclusões precipitadas. Você poderá estar cometendo uma grande injustiça, criando um ambiente negativo na igreja, célula, em sua casa, ministério ou no trabalho. Ninguém, é independente ou auto suficiente. Conflitos fazem parte da vida das pessoas e para nós que conhecemos e andamos na verdade, tudo isso fazem parte do processo de aperfeiçoamento, conflitos é para ser identificados e vencidos. Enfrente-os de frente, encare a situação com maturidade, transparência e honestidade.
A melhor forma de resolver um conflito é indo direto à sua fonte, na sua raiz. Se um casal de discípulos estiverem com conflitos, ouça os dois lados e depois de orar e analisar, busque as causas confrontando com a palavra e aplicando na vida daqueles a quem você está discipulando, lembrando que primeiro você deve aplicá-los em sua própria vida.
4. Seja empático. Empatia significa colocar-se espiritualmente, emocionalmente e psicologicamente no lugar do outro. Procure ampliar sua visão. Veja a situação com os "olhos do outro". Faça esta experiência. Antes de tomar uma decisão, procure ver como ela afetará o restante de sua equipe, as relações entre eles, os companheiros e aqueles a quem você estiver acompanhando. Que tal aprender a ouvir? Já reparou que ouvir é diferente de escutar. Ouça com atenção, olhe para quem está lhe falando, faça com que seu discípulo ou liderado se sinta importante. Um erro muito comum é ter uma postura com seus discípulos de indiferença e agir da mesma forma com seu discipulador e também com outros integrantes da equipe. Ouça atentamente seu líder, seus discípulos, os novos convertidos e companheiros de ministério, de lhes atenção, a mesma postura deve ser aplicada na vida familiar e profissional.
5. Fale e ensine sempre a verdade, fale com propriedade, sem falar tolices e bobeiras na hora errada, fale menos e faça mais. Os verdadeiros líderes de êxito são homens e mulheres que falam apenas o suficiente e ouvem com atenção aquilo que realmente é necessário para que a cura e a restauração aconteçam. Não seja de muitas palavras e de pouca ação. Um exemplo vale mais do que mil palavras. Seja o exemplo onde quer que esteja e sem desistir, independente das circunstância, das críticas ou oposição. O padrão do mundo é competição, e o nosso padrão como igreja de Cristo em células é unidade, atualização (isto é, contextualizado com a geração sem pecar), é inovação, estratégia, criatividade, ousadia, coragem, atitude de amor e compaixão. Faça mais, crie mais, estude mais, leia mais, e inove mais. Crie estratégias para ganhar as pessoas levando-as a crescerem em Cristo.
6. Pergunte sempre: isso agrega valor? Acredite, existem determinadas situações que vivemos que nos roubam muito tempo. É incrível a quantidade de situações que preenchem a nossa vida e não agregam muito pouco ou nada, para pouco ou nada servem a não ser nos tirar da rota de Deus para nossa vida.
7. Aprenda a se automotivar. Temos quatro grandes fontes de automotivação. São elas:
a. Você mesmo com suas atitudes firmadas na sua fé em Deus e Sua Palavra;
b. Pessoas à sua volta. Escolha bem as pessoas com quem você anda;
c. Seu mentor, se ele for um líder incomum, você também o será;
d. Sua situação espiritual e emocional. Se você estiver integrado e aliançado, você estará motivado, caso contrário a brasa se apaga. Enfim, procure estar motivado e disponibilize esta fonte de motivação aos seus discípulos e companheiros de ministério.
8. Prepare sucessores. Quer crescer? Então contribua para o crescimento de outras pessoas. Faça discípulos, ajude outras pessoas a terem êxito. Esta é a melhor forma de crescer espiritualmente, ministerialmente, emocionalmente, pessoalmente e profissionalmente.
9. Compartilhe o sucesso. Sempre deixe claro que a razão de seu sucesso deve-se a ação de Deus e ao trabalho e apoio de sua equipe. Não existe nada pior do que fazer com que os outros não se sintam reconhecidos. Infelizmente, nos dias de hoje, este é um dos aspectos mais falhos que existem no ambiente eclesiástico, corporativo e organizacional. Lembre-se sempre do exemplo do Guga, quando ganhou a final do torneio de Masters, em Lisboa. Em seu discurso, o atleta agradeceu, entre outros companheiros de trabalho, aos catadores de bolinhas e às cozinheiras do torneio. Conscientize-se, portanto, de que reconhecimento, é tão bom quanto uma boa remuneração.
Nunca se esqueça: não é preciso ser um grande líder, ou dono, diretor ou gerente para fazer um elogio, todos na equipe são importantes, sorrir ou simplesmente dizer "muito obrigado". Jesus agradeceu as sete igrejas da Asia menor pelo seu trabalho, o Apóstolo Paulo fez o mesmo com seus discípulos.
10. Valorize a ética e também a cidadania. Devemos ser fiel a Deus sendo leal aos nossos líderes e discípulos, mesmo nos momentos mais difíceis, devemos vestir a camisa e apoiar. Ajude a sua igreja andando junto e aliançado com seu líderes para ganhar e preparar discípulos e líderes de êxito, e também ajudando a formar profissionais para encontrarem espaço no mercado de trabalho. Devemos ajudar e incentivar a igreja e discípulos a colocar em prática os projetos de crescimento e estruturação, também os programas sociais como o projeto Reviver, etc., envolva-se, participe, seja ativo.
No amor de Cristo
Paistors Eliezer e Zenita