Ser mãe e discipuladora: tarefa de uma visionária – Parte 2

Vimos na primeira parte desse estudo seis pontos para se conseguir ser uma líder treinada com o caráter multiplicador, sendo ao mesmo tempo esposa, mãe e uma pastora ou líder de excelência em todos os detalhes, vamos relembrar:

 1. Amar – Tito2:4.
2. Cuidar das emoções – Provérbios 3:1.2; Salmos 119:165.
3. Suprir as necessidades físicas dos filhos – I Tm 5:8.
4. Ensiná-los a amar a Deus.
5. Ensiná-los a adorar.
6. Envolvê-los nas atividades.
 
Lembre -se que ninguém que não tenha esse chamado de Deus pode cumprir essa tarefa de maneira satisfatória. Nesta seqüência, veremos os outros pontos que toda mãe/líder necessita observar e cuidar para que se cumpram dentro de seus lares:
 
7. Ter uma só linguagem
 
Precisamos ter a mesma linguagem no nosso lar, um só pensamento, nossos filhos aprenderão a linguagem da visão, se virem isto dentro dos seus lares, se virem seus pais falando essa linguagem. A nossa família é o projeto mais importante de Deus, nossos filhos são Sua herança, e fomos chamados para treinar esses pequenos líderes para o amanhã. Devemos cuidar para não cometermos todos os erros que nossos pais cometeram em nossa educação por ignorância, por não saber a verdade.
 
8. Organizar para prosperar
 
Em todas as áreas de nossas vidas, tudo, cada dia, vale ouro quando vivemos intensamente cada momento. Façamos que cada momento seja de crescimento, seja no espírito, alma e corpo, tanto no físico, como mental. Invistamos também em nossos filhos, afinal somos discipuladores deles e temos que prepará-los, nos organizar e ter os momentos de descontração com eles e ensiná-los a serem organizados. Devemos ensinar organização e educação aos filhos para se comportar entre as pessoas. Eles precisam já aprender a terem o tempo para comer, para estudar, para descasar, tempo para ver tv e de forma selecionada, etc., para que já cresçam organizados e sabendo aquilo que podem e o que não podem ver, conhecendo as conseqüências de brechas que podem ser abertas através da visão e audição. São de suma importância estes elementos.
 
9. Santificar nossas salas
 
Hoje em dia é difícil chegar do trabalho e sentar em nossas salas para ver tv com a família. Não há filmes ou programas que não maculem a santidade de nossos filhos. Todos os programas de televisão estão voltados para a nova era, o misticismo, o sexo, a violência. Mesmo as programações infantis estão cheias de tudo isso. Às vezes estamos por aí cuidando dos outros e achando que nossos filhos estão bem cuidados, sem percebermos que o diabo pode estar destruindo a mente de nossos filhos na nossa própria sala. Não permita que ele discipule seus filhos. Atente para cada movimento. Estamos em uma grande batalha diária e se você não se preparar, ele se prepara contra nós. Porém, maior é o que está em nós do que aquele que está no mundo.
 
10. Disciplinar – Pv 23:13-14
 
Se não disciplinarmos a criança, estaremos prejudicando-a em seu destino, a criança não aprenderá que a desobediência sempre traz alguma conseqüência ruim e terá muita dificuldade de obedecer a Deus quando crescer. Quantas pessoas conhecem a Deus, mas não têm uma vida cristã firme e madura simplesmente porque não se disciplinam. Jesus disse que para O seguirmos, temos que nos negar a nós mesmos e tomar a nossa cruz. Seguir a vida cristã exige muita autodisciplina e um dos melhores modos de se preparar uma criança para essa vida é ter um lar com disciplina coerente e justa.
 
11. Saber lidar com a privacidade de todos
 
A privacidade de nossos filhos pertence a nós enquanto estiverem morando conosco. Precisamos conquistar a amizade e confiança para que eles abram seus corações para nós, para expor seus sentimentos, suas dificuldades, as experiências que passam. Lembre-se que precisamos ter maturidade para escutar o que nossos filhos têm para nos contar.
 
12. A visão e família
 
A maior graça de Deus na Visão é a família. A Visão faz com que todos da família se envolvam nela. Não há como não se envolver se todos estão nesse trabalho de amor pelas vidas. Quando ganhamos homens, mulheres, casais, jovens e crianças, ganhamos uma grande família. Temos aprendido que a família é a menina dos olhos de Deus e se guardarmos os princípios da Palavra o diabo não toca. Tente tocar nos seus olhos. Você não conseguirá. Assim é você nos olhos do Senhor, está protegido, pois Deus é fiel e nos protegerá se ouvirmos (obedecermos) a sua voz. A família é sinônimo de aliança e unidade e o diabo não gosta disso. Todo líder de êxito tem uma família abençoada e organizada, porque ele luta por isso. A família é o resultado de um discipulado eficaz.
 
Por fim, quero lembrar algo que já disse no estudo anterior: temos a responsabilidade de sermos irrepreensíveis em casa, porque estamos totalmente envolvidos na Visão, nossos filhos nos observam, e muito, e não podemos deixar nosso testemunho contradizer o que falamos. Também, não podemos deixar de cumprir as exigências que Jesus nos cobra: o "ide e fazei discípulos" de Mateus 28:19.
 
 
Eu ensino o que sei e reproduzo o que sou, na vida dos meus filhos e na vida dos meus discípulos!
 
 
 
Imprimir