Ser esposo, pai e discipulador: tarefa de um visionário

Como líder treinado precisamos ter o caráter multiplicador, sei que a Visão exige muito de nós. Por isso, precisamos administrar nosso tempo para cuidar das vidas, dar aconselhamentos, fazer visitas… E, tudo isso com a prioridade de ser esposo e pai, sem esquecer de ser uma pastor de excelência em todos os detalhes. Assim acontece também com você que é ou pretende ser um líder de excelência.

 Ser pai e discipulador não é uma tarefa muito fácil, mas pode ser muito bem desenvolvida. Sabemos que a visão é trabalho, trabalho, trabalho, que temos tarefas para serem cumpridas, alvos a serem conquistados e que em nossos lares estamos sendo ou seremos acompanhados por "discípulos" que nos observam o tempo todo, porque recebemos a autoridade para viver o que falamos e falar o que vivemos. Por isso, temos a responsabilidade de sermos irrepreensíveis começando em casa. Estamos totalmente envolvidos na Visão e não cansamos de cumprir as exigências que ela nos cobra: o "ide e fazei discípulos" de Mateus 28:19.
 
E o nosso coração não para de pulsar por vidas, ganhar, consolidar, discipular e enviar, mas, apesar desse "corre-corre", glória a Deus, pois essa visão é completa e a visão é família!
Não há como estar na Visão e não envolver a família, porque a Visão é família.
 
Ser pai e discipulador é realmente tarefa de um visionário, porque ninguém que não tivesse um genuíno chamado de Deus cumpriria essa tarefa. Mas, para cumprir com êxito essa chamada, precisamos cuidar da nossa célula principal, a nossa família. Vamos ver alguns pontos que todo pai que é líder necessita observar e cuidar para que se cumpram dentro de seus lares.
 
1. Amar – Tito2:4
 
Instruir nossos filhos é a atitude mais importante de amor de uma líder de multidões, pai e esposo. Os pais precisam ver que eles necessitam que os ensinemos noções de higiene, como se comportar em uma mesa, como falar, etc., e instruí-los na vida cristã. Deus compreende a necessidade que as crianças têm de receber amor materno e paterno, que elas precisam dessa segurança, de se sentirem amadas e que todos os dias precisamos declarar o nosso amor a elas, para que se sintam seguras e felizes.
 
2. Cuidar das emoções – Provérbios 3:1.2; Salmos 119:165
 
Precisamos estar atentos à saúde emocional dos nossos filhos, ensiná-los para que não se esqueçam da lei do Senhor e que tenham paz. Somos canal de bênção na vida de muitas pessoas, ministrando libertação, cura, palavras de vida, que é algo satisfatório na vida de um líder que deseja viver na plenitude de uma vida cristã de sucesso, mas não podemos esquecer que temos pessoas especiais em nossos lares necessitando também de ministração e assistência emocional. Nossas esposas e filhos!
 
3. Suprir as necessidades físicas da esposa e filhos – I Tm 5:8
 
Isso implica em alimentar, vestir, calçar, cuidar da higiene, da saúde deles, cuidar para que descansem o necessário. Aqui está incluído tudo: saúde dos dentes, vacinas para os filhos que chegam ao desenvolvimento físico em cada nível de idade, e nós, que somos pais, precisamos enxergar que fomos escolhidos por Deus para cuidar dos futuros líderes, nossos filhos.
 
4. Ensiná-los a amar a Deus
 
Vemos que na Bíblia as crianças eram levadas até Jesus para serem abençoadas, mas muitos pais que se dizem crentes não abençoam seus filhos. Esses pais estão todos os dias envolvidos com suas próprias atividades. Se eles não envolverem ainda crianças com as coisas de Deus, no futuro a dificuldade será maior. Como pais precisamos ensinar e envolver nossos filhos nas células, crescerem integrados com os adolescentes da igreja. Precisamos caminhar com nossos filhos, ensiná-los a amar e respeitar a Deus, a temer e andar em Sua vontade, acima de tudo.
 
5.Ensiná-los a adorar
 
Nossos filhos só aprenderão a adorar, a cantar e a dançar na presença de Deus, se virem em nós essa atitude. Como posso cobrar que eles orem se eu não tenho a prática de orar com eles? Precisamos aprender a entrar no santo dos santos com toda a família, a chorar na presença do Pai. Nossos filhos verão e seguirão esse exemplo.

6. Envolvê-los nas atividades
 
Como líderes, precisamos estar próximos dos nossos discípulos, e precisamos levar nossos filhos a algumas atividades nossas para que eles assistam e cresçam com uma mente formada do que ser líder e liderar.
 
7. Ter uma só linguagem
 
Precisamos ter a mesma linguagem no nosso lar, é preciso haver concordância entre esposa e marido, um só pensamento, nossos filhos aprenderão a linguagem do respeito, da honra e da visão se virem isto dentro dos seus lares, se virem seus pais falando essa linguagem. A nossa família é o projeto mais importante de Deus, nossos filhos são Sua herança, e fomos chamados para treinar esses pequenos líderes para o amanhã. Devemos cuidar para não cometermos todos os erros que nossos pais cometeram em nossa educação por ignorância, por não saber a verdade.
 
8. Organizar para prosperar
 
Em todas as áreas de nossas vidas, tudo, cada dia, vale ouro quando vivemos intensamente cada momento. Façamos que cada momento seja de crescimento, seja no espírito, alma e corpo, tanto no físico, como mental. Invistamos também em nossos filhos, afinal somos discipuladores deles e temos que prepará-los, nos organizar-mos e ter os momentos de descontração com eles, precisamos ensiná-los a serem organizados. Devemos ensinar organização e educação aos filhos para se comportar entre as pessoas. Eles precisam já aprender a terem o tempo para comer, para estudar, para descasar, tempo para ver tv e de forma selecionada, etc., para que já cresçam organizados e sabendo aquilo que podem e o que não podem ver, conhecendo as conseqüências de brechas que podem ser abertas através da visão e audição. São de suma importância estes elementos.
 
9. Santificar nossas salas
 
Hoje em dia é difícil chegar do trabalho e sentar em nossas salas para ver tv com a família. Não há filmes ou programas que não maculem a santidade, tanto no nosso casamento como na vida de nossos filhos. Todos os programas de televisão estão voltados para a nova era, o misticismo, o sexo, a violência. Mesmo as programações infantis estão cheias de tudo isso. Às vezes estamos por aí cuidando dos outros e achando que nossos filhos estão bem cuidados, sem percebermos que o diabo pode estar destruindo a mente de nossos filhos na nossa própria sala. Não permita que ele discipule seus filhos. Atente para cada movimento. Estamos em uma grande batalha diária e se você não se preparar, ele se prepara contra nós. Porém, maior é o que está em nós do que aquele que está no mundo.
 
10. Disciplinar – Pv 23:13-14
 
Se nós pais não disciplinarmos a criança, estaremos prejudicando-a em seu destino, a criança não aprenderá que a desobediência sempre traz alguma conseqüência ruim e terá muita dificuldade de obedecer a Deus quando crescer. Quantas pessoas conhecem a Deus, mas não têm uma vida cristã firme e madura simplesmente porque não se disciplinam. Jesus disse que para O seguirmos, temos que negar a nós mesmos e tomar a nossa cruz. Seguir a vida cristã exige muita autodisciplina e um dos melhores modos de se preparar uma criança para essa vida é ter um lar com disciplina coerente e justa.
 
11. Saber lidar com a privacidade de todos
 
A privacidade de nossos filhos pertence a nós enquanto estiverem morando conosco. Precisamos conquistar a amizade e confiança para que eles abram seus corações para nós, para expor seus sentimentos, suas dificuldades, as experiências que passam. Lembre-se que precisamos ter maturidade para escutar o que nossos filhos têm para nos contar.
 
12. A visão e família
 
A maior graça de Deus na Visão é a família. A Visão faz com que todos da família se envolvam nela. Não há como não se envolver se todos estão nesse trabalho de amor pelas vidas. Quando ganhamos homens, mulheres, casais, jovens e crianças, ganhamos uma grande família. Temos aprendido que a família é a menina dos olhos de Deus e se guardarmos os princípios da Palavra o diabo não toca. Tente tocar nos seus olhos. Você não conseguirá. Assim é você nos olhos do Senhor, está protegido, pois Deus é fiel e nos protegerá se ouvirmos (obedecermos) a sua voz. A família é sinônimo de aliança e unidade e o diabo não gosta disso. Todo líder de êxito tem uma família abençoada e organizada, porque ele luta por isso. A família é o resultado de um discipulado eficaz.
 
Por fim, quero lembrar algo que já disse no estudo anterior: temos a responsabilidade de sermos irrepreensíveis em casa, porque estamos totalmente envolvidos na Visão, nossos filhos nos observam, e muito, e não podemos deixar nosso testemunho contradizer o que falamos. Também, não podemos deixar de cumprir as exigências que Jesus nos cobra: o "ide e fazei discípulos" de Mateus 28:19.
 
Lembre-se é necessário ter amor pelo Senhor e pelas vidas para receber esse chamado de Deus e assim cumprir essa tarefa de maneira satisfatória. Nesta seqüência, veremos os outros pontos que toda esposa, mãe e líder necessita observar e cuidar para que se cumpram dentro de seus lares: Fonte Mir, foi acrescido para realidade IACC.
 
 
Eu ensino o que sei e reproduzo o que sou na vida dos meus filhos e na vida dos meus discípulos!
 
Pr. Eliezer
 
Imprimir