O discipulador ou pais espirituais segundo Deus

Provérbios 12:1; 24:26; 25:11,12; 27:5-7 28:23

 Encontramos nestes textos bíblicos conselhos fundamentais para uma vida cristã madura, segura e verdadeira. São conselhos importantes, mas difíceis de ser praticados pelo conselheiro, pois exigirá sabedoria, transparência e muito amor e, alem disso, para aquele que recebe é algo não prazeroso, e sim muito amargo, pois muita gente não gosta de ouvir a verdade ou de ser disciplinado.
 
Se as pessoas ao seu redor apenas falar o que você quer ouvir, denota que estes não te amam e buscam serem beneficiados nos seus próprios interesses. É importante você saber que existe a necessidade de que as pessoas próximas de você te leve a rever seus conceitos, se as pessoas perto de você concordam com tudo o que você diz não podem lhe providenciar nada de real valor. Porém, aqueles que lhe desafiam, mesmo que eles tenham ou não a intenção de ajudá-lo, são estes que podem ajudá-lo a crescer ainda mais.
 
Aqueles que lhe respeitam o suficiente para lhe dar as suas verdadeiras opiniões, são estes que providenciam preciosas oportunidades e retornos. Aqueles que dão a você tudo o que você deseja sem pedir nada em retorno, podem fazer com que você se torne impotente e excessivamente dependente. Foi exatamente isso que foi ministrado na célula ontem, não podemos ser passivos e nem permitir que pessoas que andem conosco, possam proporcionar situações que nos fazem ficar parados.
 
Aqueles que fazem vista grossa para a mentira e o engano são os mesmos que constroem frustrações e desespero. Porém, aqueles que demandam uma prestação de contas saudável são os mesmos que podem ajudá-lo a edificar uma verdadeira e sadia auto-estima em uma vida pautada em um relacionamento crescente, permanente e seguro.
 
Que tipo de discipulador ou pais espirituais você procura? Sabemos que a passividade, a lentidão em agir, a falta de decisão e atitude, o comodismo, o espírito de inferioridade, o espírito de miséria, a raiz de rejeição, a baixa auto-estima, o nervosismo excessivo, a falta de integridade, dificuldade de interagir ou relacionar com outros, a falta de fidelidade, a tendência a mentira, o ciúme exagerado, a dificuldade de se expressar, seja falando, chorando, etc., são raízes de uma herança onde não houve a disciplina, o amor, o cuidado, a proteção, os limites estabelecidos… 
 
Quem não recebeu tem dificuldade em dar ou a própria geração em que vivemos flui automaticamente, numa vida sem padrão gerada por um mundo naufragado e influenciado pelo maligno. Aos sete anos nosso caráter já está formado e o que falta agora é o aprendizado a cerca da vida, daquilo que realmente é importante ou não. O que nos conforta é que o caráter pode ser mudado e os temperamentos equilibrados. 
 
Aqueles que realmente se importam com você nem sempre são os mais fáceis de ter ao redor. Isso porque eles exigem que você exiba um padrão de vida moral e caráter elevado. Porém, eles são as melhores pessoas que você pode ter por perto. Estou falando do seu discipulador, do seu pai e mãe espiritual e dentro deste conceito, você é a melhor pessoa para estar perto dos seus discípulos. Perto equivale a um acompanhamento mais profundo e cuidadoso.
 
Quando um pai e uma mãe são exigentes e cuidadosos, muitos filhos não gostam. Pois estes pais dizem não quando é necessário, cumprem o que fala, estabelecem limites e dão disciplinas…, mas são estes filhos que quando crescem formam famílias mais equilibradas e casamentos mais sólidos. São estes que são mais fieis quanto a sua fé, que são pessoas mais fáceis de lidar e são maleáveis quanto às mudanças necessárias e nem precisa dizer que são pessoas de caráter mais ajustados, embora haja exceções e isto em todos os casos, veja, eu disse exceções, não é regra. Sabemos que educar é transmissão de valores sólidos e eternos e isso vale para os filhos espirituais.
 
Existem muitos filhos que são ingratos, mas infelizmente a cura mais rápida para esta ingratidão é a perda. Só se valoriza quando se perde e isso pode ser evitado. Vamos valorizar a nossa família, seja a espiritual ou a física. Como família Penha precisamos viver este amor e esta unidade, neste momento precisamos disto mais do que nunca! Assim como os pais precisam cuidar dos seus filhos, o marido precisa amar sua esposa e esta precisa respeitar o seu marido.
A importância de ser uma equipe
 
Chegamos à definição de que equipe é um conjunto de pessoas que, juntas, interagem plenamente entre si e que todos trabalham unânimes rumo a um mesmo e único objetivo proposto. Nenhuma equipe que se dispõe a trabalhar de forma diferente disso poderá alcançar o êxito. Para que uma equipe caminhe com êxito e conquistas, é necessário ter e praticar a interação.
 
A importância da interação
 
lnteração é uma característica necessária para uma boa equipe. Vemos, nos diferentes momentos da história bíblica, os relacionamentos que é uma força que impulsiona a avançar. Interagir em uma equipe modelo fala de todos terem relacionamentos sem diferança entre um e outro. Todos se conhecem e se respeitam, em uma equipe de doze modelo todos tem relacionamentos e trabalham juntos sem nenhuma dificuldade.
 
 A importância da unidade pra se ter êxito e ser modelo
 
Como equipe de doze temos um alvo e este alvo deve ser mirado por todos, deve ser objetivo de todos, deve ser a missão de todos e deve ser a rota que todos deverão trilhar, e quando o alvo é alcançado, o êxito e a vitória foi de todos. Temos falado muito nos cultos, nas células, na escola e no discipulado sobre unidade, sobre aliança, sobre amizade, sobre companheirismo…, e hoje como já dissemos, mais do que nunca, precismos ser esta equipe vestida com a camisa da unidade, da lealdade ao líder e da fidelidade com a causa do Senhor. Assuma o papel de pai/discipulador e de filho/discípulo e de servo servidor tendo em foco o padrão de Cristo. Vamos assumir o nosso papel de igreja e de família cristã e principalmente, família Penha no modelo celular. Vamos assumir o nosso novo território em uma unidade sem prescedentes, amem?
 
Compartilhar: Marido e pai, esposa e mãe, filho, discipulador e discípulo, aonde você precisa mudar nestes e melhorar nestes papeis que o Senhor te colocou?
 
No amor de Cristo
 
Pastores Eliezer e Zenita C. Moreira
 
Imprimir