É preciso querer liderar e ser liderado

Juízes 9:8-15

 Não fomos criados para andarmos sozinhos, necessitamos de um bom referencial para nos influenciar e assim influenciarmos outros. Fomos criados com necessidades espirituais, emocionais e físicas e é através de bons relacionamentos que seremos supridos e alimentados.
 
Este texto da palavra nos dá uma dimensão exata do que ocorre quando os filhos de Deus não têm discernimento e abrem mão da sua legitimidade para governar! Temos aqui duas situações muito importantes. A primeira é a necessidade de ter alguém nos cobrindo e a segunda é a importância de se dispor para cobrir.
 
As árvores neste contexto representam em primeiro lugar as pessoas que estão perto de nós na igreja, célula, etc. Em segundo lugar representam a população de uma maneira geral, e a Oliveira, a Figueira e a Videira somos nós, os frutos fieis, os filhos legítimos, árvores de frutos de excelência!
 
1.     A Oliveira
 
Esta é uma árvore de excelência e do seu fruto se extrai o azeite que representa a unção do Espírito Santo, porém quando a oliveira foi chamada a governar e a tomar uma postura de liderança sobre as demais árvores, se esquiva dizendo que não poderia conciliar a Unção e o Governo. Veja que equívoco, a unção é fundamental para uma liderança respaldado no sobrenatural.
 
Tudo aquilo que recebemos do Senhor através da Palavra visa cumprir um propósito, o processo que passamos nos leva a crescer, temos aprendido que precisamos receber a unção para reter a revelação e desta forma, sairmos do discurso para a prática.  A revelação nos faz mais sábios e a unção nos respalda para exercermos nossa liderança com autoridade. Está na hora de assumirmos nossa identidade de conquistadores, de pessoas maduras, curadas e benevolentes a fim de sermos líderes modelos para uma multidão de discípulos.
 
É necessário sermos mais observadores, mais sensíveis, usando e praticando tudo àquilo que temos aprendido. Está na hora de sermos líderes maduros e olharmos para o projeto de Deus em nossa vida, pois a unção é o respaldo para governarmos, e se esse é o plano de Deus, não faltarão da parte dEle os recursos espirituais e financeiros para que esse propósito se cumpra literalmente em nosso ministério.
 
2.     A Figueira
 
O fruto desta arvore também é de excelência e representa alguém de caráter manso, doce, com traço marcante do Fruto do Espírito. Esta figueira abre mão de liderar, pois entende que não era possível governar e manter o caráter e a integridade aos Princípios de Deus!!!
Vejam, caráter, integridade e prática dos princípios de Deus são os elementos fundamentais para uma liderança eficaz, e essas são marcas de um líder modelo!
 
Estas características falam de alguém que passou pelo deserto e leu as circunstâncias, fala de alguém que cresceu e teve o caráter curado, fala também de alguém que saiu do discurso e resolveu ter o caráter de Cristo, fala de alguém que se tornou dócil e ensinável. Agora, se esta pessoa não estiver disposta a repartir e usar tudo aquilo que recebeu do Senhor para apascentar vidas, tudo que recebeu se perderá. 
 
3.     A Videira
 
Jesus Cristo disse em João 15 que Ele é a videira verdadeira e que todos aqueles que estiverem ligados nEle frutificará. Os ramos da videira fazem parte da mesma e evidenciam de forma inequívoca um autêntico discípulo do Senhor Jesus, nós somos estes ramos frutíferos ligados nEle, fazemos parte desta videira e não podemos abrir mão de cumprir o nosso papel. Esta arvore representada na videira também abre mão de governar justificando uma incompatibilidade de ser um discípulo do Senhor e um governante!
 
Para exercer liderança é necessário ser liderado, para ser discipulador é necessário ser discípulo e todo discípulo verdadeiro tem experiência na prática para liderar, pois está ligado na videira. Todo discípulo sabe obedecer, sabe honrar e faz tudo com alegria, ânimo e amor. Se alguém quer governar primeiro precisa ser um discípulo, estão, como é que esta arvore diz que não dá para conciliar?
 
Ser discípulo e não ser discipulador é perda de tempo, é o mesmo que estar ligado na videira verdadeira e não frutificar, por isso, é necessário querer liderar! Sabemos que isto fala de renuncia e só os verdadeiros discípulos tomarão a atitude de querer ser para poder ter e assim ser cobertura sobre alguém.
 
4.   A Oliveira, a Figueira e a Videira tem em comum o fato de serem árvores de bons frutos, aqui elas representam cada um de nós, que muitas vezes rejeitamos e abrimos mão de assumirmos uma postura mais firme e decidida, e permitimos o governo de Espinheiros nas nossas e nas vidas das outras pessoas, precisamos nos importar com as vidas que o Senhor Jesus comprou com o seu sangue!
 
Quando nós não assumimos o lugar que por direito deveríamos assumir, sempre haverá  quem ocupe nosso lugar. Se quisermos ser uma igreja prevalecente para influenciar e gerar uma nação santa, não podemos nos omitir e abrir mão daquilo a que somos chamados. As pessoas desta terra não precisam e não querem que Espinheiros estejam governando. O Espinheiro é o governante corrupto que é autoritário, que não conhece a Cristo e assim busca seus próprios interesses.
 
Se não tomarmos uma atitude e não nos posicionarmos, as pessoas buscarão alguém que as governem, as seitas estão por aí e muitas vezes deixamos os espinheiros governar sobre as pessoas que deveriam estar sendo cuidadas por nós, existem aquelas que vem e perdemos para os espinheiros. As pessoas estão sedentas e necessitadas, precisam ser consolidadas e discipuladas, precisam de alguém que se importe com suas necessidades espirituais, emocionais, físicas e familiares, precisam de alguém que lutem por elas em oração, precisam de alguém que lhes ensinem o caminho.
 
Este ano de 2008 está se acabando e nós ministério Penha estamos em uma transição, estamos conquistando um novo território e, 2009 será sem sombra de dúvida um tempo de colheitas, um marco, um divisor de águas e não podemos ficar alienado do nosso papel diante do Senhor. Nesse novo tempo precisamos estabelecer um alicerce para aquilo que vamos edificar em 2010, portanto você como Líder e agente influenciador não deve e nem pode se alienar do processo de Restauração que Deus quer fazer na sua família, célula, igreja, vizinhos, amigos e nesta Nação.
 
Se fizermos a nossa parte haverá uma multidão incontáveis de discípulos caminhando conosco e influenciando a nossa geração, deixando um caminho de fogo que marcará a nossa história!!!
 
Por isso busque crescer e aprender mais, seja um com o seu discipulador, ajude-o, incentiva-o, seja uma pessoa de iniciativa, se posicione para ser um líder fiel, submisso, zeloso, ardente, sedento e faminto de Deus. Ame as vidas e deseje ser um discípulo de excelência!
 
Outra questão que não vamos discutir aqui é que em 2010 precisamos colocar na presidência da nossa nação e em outros segmentos do governo, pessoas que sejam verdadeiros líderes cristãos, não podemos colocar espinheiro para governar sobre nós.
 
No amor de Cristo!
 
Pastor Eliezer
Imprimir