Consolidação – Curso de discipulado – Parte 13

 

Nossa segurança em Cristo
 
"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um." João 10:27-30
 
É maravilhoso saber que a nossa jornada com Cristo não é uma aventura que não sabemos como vai terminar, não importa o que aconteça ao nosso redor, estamos seguros Nele. Nada e ninguém podem nos tirar das suas mãos. No plano de Deus para resgatar nossa vida, Ele decidiu nos dar a Cristo, Cristo decidiu se dar a nós e quando nós decidimos nos entregar a Deus através de Cristo, o resgate foi consumado. Agora somos dele e nada pode nos tirar das suas mãos.
 
O desejo de Deus é que estejamos completamente seguros nesta verdade. Este relacionamento não pode ser quebrado por causa dos problemas e das dificuldades que enfrentamos, nem mesmo se todo o inferno se levantar para tentar nos arrancar das mãos do nosso Pai, ele não conseguiria. Como está escrito:
 
"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos: poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor”. Romanos 8: 35,37,38,39
Estamos seguros numa aliança com Deus através de Cristo
 
            Na bíblia vemos Deus por diversas vezes fazendo aliança com os homens (Noé, Abraão, Moisés, Davi).
Deus fez estas alianças para transmitir segurança ao coração do homem. Todas as alianças que Deus fez no Velho Testamento apontavam para a aliança final e superior feita através de Jesus Cristo. Deus não quis dar somente uma promessa, Ele foi além, fez aliança, obrigando a si mesmo a cumpri-la. Quando estabelecemos uma aliança com alguém, estipulando as coisas que devemos fazer, devemos cumpri-las, caso contrário, quebraremos nossa palavra e seremos infiéis.
 
Por isso, aliança está relacionada com legalidade e fidelidade. Foi isso que Deus fez conosco! Antes de fazer uma aliança, Ele poderia nos tratar como bem lhe aprouvesse. Ele poderia nos dar a sua graça ou  não. Ele poderia salvar-nos ou deixar que ficássemos perdidos. Mas, depois de fazê-la, ele deve atuar segundo os termos da aliança, pois se encontra sujeito a ela. Quanto à aliança em si, agora ela passa a ser uma questão de fidelidade, e não de graça. É claro que, quando compreendemos que Deus decidiu fazer uma aliança conosco através de Cristo e Ele mesmo se sujeitou a ela, percebemos que esta é a mais sublime expressão da sua graça. Dessa forma, Deus está nos dando todas as garantias e segurança de que Ele será fiel e cumprirá a sua parte na aliança. Por isso o nosso coração pode estar firmado nele independentemente de qualquer dificuldade ou circunstância. A única forma de não usufruir a bondade e a bênção de estar numa aliança com Deus, seria se você o negar. Neste caso sofrerá as consequências da sua própria decisão, pois desta forma você estaria vulnerável a satanás que veio para matar, roubar e destruir. Mas, se permanecer em Cristo, saiba que a fidelidade de Deus será mantida em todos os momentos.
 
"Fiel é esta palavra: Se, pois, já morremos com ele, também com ele viveremos; se perseverarmos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; se somos infiéis, ele permanece fiel; porque não pode negar-­se a si mesmo." (II Tim. 2:11-13)
 
Fomos selados com o Espírito Santo
 
Quando recebemos Jesus, crendo nele como nosso Senhor e salvador pessoal, fomos selados com o Espírito Santo. Isto significa que agora o próprio Deus está habitando em nós através do seu Espírito. O Espírito Santo habitando em nós é uma garantia de que somos o povo de Deus, um povo de propriedade exclusiva de Deus. Por causa da aliança, agora podemos andar junto com Deus todos os dias. Você nunca mais estará sozinho. Existirão momentos em que os irmãos da igreja não vão estar perto de você, ou mesmo os teus familiares e amigos, mas não se preocupe, Ele estará com você. Existirão momentos em que você não saberá o que fazer ou que decisão tomar, mas lembre-se: Ele habita em você e te conduzirá em toda verdade. Ele vai te consolar, te ajudar, te ensinar, fazer de você alguém ousado na presença de Deus. Se já recebemos Jesus como nosso Senhor então temos o Espírito Santo habitando em nós.
 
"No qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da nossa herança, para a redenção de Deus, para o louvor da sua glória. "(Efésios 1: 13,14)       
 
Somos cidadãos dos céus
 
Quando olhamos para as coisas da terra percebemos quão fracas e passageiras elas são. Não há segurança, tudo passa, tudo pode se modificar de um momento para o outro. Hoje, mais do que nunca percebemos quão frágeis são as coisas desta vida.
 
Alguém explode uma bomba e mata pessoas e o plano de paz entre nações explode, junto as bolsas caem, o mundo é afetado… Estamos cercados por muitas situações assim. É por isso que a palavra de Deus nos adverte a não colocarmos o nosso coração nas coisas passageiras desta vida. Somos cidadãos dos céus e a nossa esperança não está neste mundo, mas em Cristo. Ele certamente nos ajuda a cada dia enquanto estamos aqui vivendo para o Senhor e vencendo o mundo –  "Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." (I João 5:4). Mas, sabemos que esta vida é breve e a nossa esperança não está nesta vida e sim na ressurreição em Cristo:
 
"Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme o corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas." (Filipenses 3: 20,21).
 
A salvação que Deus preparou para nós é completa: ela aconteceu imediatamente em nosso coração (espírito) quando recebemos a Jesus; ela está se manifestando em nossa forma de pensar e agir de acordo com o nosso conhecimento da palavra de Deus e se manifestará em nosso corpo físico, ou seja, um dia teremos um corpo glorificado, um corpo como o dos anjos. Jesus falava sobre a ressurreição e alguns do seu tempo não criam nesta verdade. Havia naquela época um grupo de religiosos chamados saduceus que não criam na ressurreição, eles foram interrogar Jesus sobre este assunto e ouviram o seguinte:
 
"Jesus, porém, lhes respondeu: errais não conhecendo as escrituras nem o poder de Deus; pois na ressurreição nem se casam nem se dão em casamento; mas serão como os anjos no céu. E, quanto à ressurreição dos mortos, não lestes o que foi dito por Deus: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Ele não é Deus de mortos, mas de vivos. E as multidões, ouvindo isso, se maravilhavam da sua doutrina”.   (Ma teus 22:29-33)
 
Somos do Senhor Jesus e não tememos nem a vida nem a morte. Estamos seguros nele. Enquanto vivemos aqui na terra devemos aproveitar cada oportunidade de glorificar o seu nome e espalhar as boas novas de salvação para os que ainda não a conhecem. Neste sentido temos muito que realizar aqui, mas se só tivéssemos a segurança deste mundo, teríamos pouca esperança. Porém, aguardamos a vinda de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo que virá buscar a sua igreja:
 
“Ora, ainda vos declaramos por palavra do Senhor isto: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras”(I Tessalonicenses 4:15-18).
 
Temos tudo em Deus através de Cristo
 
            Na salvação que Deus preparou para nós, Ele preparou todas as coisas de que temos necessidade. Tudo para que tivéssemos segurança e pudéssemos descansar em sua fidelidade. Nossa mente e o nosso coração devem ser fortalecidos com estas verdades, assim vencemos toda angústia, ansiedade e insegurança que o mundo tenta nos impor.
 
Leia e medite durante a semana:
 
João 1: 12 Temos certeza de nossa salvação;
Romanos 8:35-39 Nada pode nos separar do amor de Deus;
I Coríntios 3:16 O Espírito Santo habita em nós;
Romanos 8: 1,2 Estamos livres para sempre de condenação;
Colossenses 3:3 Estamos guardados com Cristo em Deus;    
Filipenses 3:20 Somos cidadãos do céu;
Efésios 3:12 Podemos nos achegar a Deus com liberdade e confiança.
 
1.      Responda e compartilhe com o seu discipulador:
2.      Além da sua própria vontade, existe mais alguma coisa que pode te separar de Deus?
3.      O Espírito Santo habita em você. Você já teve alguma experiência onde o Espírito Santo te guiou de uma forma específica?
4.      Você crê que acima das situações sempre estará seguro nesta aliança com Deus através de Cristo?
5.      O que significa para você, viver na terra e ser um cidadão do céu?
 
Oração:
 
"Querido Pai celestial, agradeço-te pela vida que tenho em Cristo. Obrigado por tudo que foi realizado para que o meu coração pudesse ter plena segurança. Sei que o meu relacionamento contigo é eterno e o que me assegura isso é a eterna aliança firmada no sangue de Jesus o meu Senhor. Sou grato por estar selado com o Espírito Santo e ser propriedade exclusiva tua. Abre os olhos do meu entendimento para que eu viva todos os meus dias de acordo com esta verdade. Pela fé eu estou nos teus braços e este é o lugar mais seguro do universo”. Obrigado pela salvação total que já se manifestou             no meu espírito, está se manifestando em minha mente e se completará quando o meu corpo for glorificado. Ensina-me a viver os meus dias aqui na terra, como cidadão do céu.
rigado Pai, pois tenho tudo através de Jesus Cristo, e é neste nome precioso que eu oro. Amém!"
 
MEMORIZE JOÃO 1:12

 

 

Imprimir