Consolidação – Curso de discipulado – Parte 5

 

PORQUE SOMOS UMA IGREJA EM CÉLULAS?
 
01) Quando você entregou sua vida à Cristo, Ele imediatamente colocou a presença dEle em você! Você nunca mais ficará sozinho. Mas há uma outra verdade que você precisa saber: “Jesus também está no coração de outras pessoas ao seu redor e Ele uniu você a essas pessoas.”
 
     a) Junto com elas, agora vocês são o corpo de Cristo. Você irá se encontrar com elas em pequenos grupos que chamamos de Células, para edificarem uns aos outros e também falarem de Jesus para aqueles que ainda não o conhecem.
 
   b) A Bíblia descreve nossas necessidades atuais: Sejam como criancinhas recém-nascidas, desejando sempre o puro leite espiritual, para que, bebendo dele, cresçam e sejam salvos. (1 Pe. 2:2)
Envolva-se imediatamente com uma célula. Considere esta a sua família espiritual. Você encontrará cristãos mais maduros que ministrarão e ajudarão você. Somos a família Penha, unidos no amor de Cristo!
 
   c) O que é mais importante ainda é que, enquanto você participa semanalmente das reuniões de célula, você vai observar como cristãos mais maduros vivem e servem à Deus e uns aos outros. Eles serão bons modelos para você observar, embora todos nós estamos num processo de sermos aperfeiçoados. Não somos perfeitos, mas caminhamos para melhorar a cada dia.
 
   d) Em Tiago 5:16 diz que “Devemos confessar nossos pecados uns aos outros e orar uns pelos outros para que sejamos curados.” O segredo para quebrar o poder do pecado e do maligno nas nossas vidas é sermos responsáveis uns pelos outros no corpo de Cristo. Quando confessamos nossos pecados e fazemos isto ao nosso discipulador ou no grupo pequeno no compartilhar, quando nos sentimos a vontade e direcionados pelo Senhor, questões profundas do nosso coração são trabalhadas e mudanças no nosso coração podem ocorrer. Normalmente somos libertos e curados na nossa alma. Tudo muda! Nas lições a frente haverá boas oportunidades pra você praticar este princípio.
 
Na célula, no Encontro, no curso de maturidade, orgulho e pecado perdem o seu poder e não são mais capazes de controlar nossas vidas.
 
Você vai perceber rapidamente que não é só você que vai receber forças pelo encorajamento na Célula e igreja, mas que você também vai ser usado por Deus para animar os outros. Assim, todos vão crescer, sendo ajudados e ajudando os outros. Somo a família de Deus, uma igreja de vencedores.
 
    RESPONDA     
Você faz parte de uma célula?
já está integrado (a)?… Em qual? …
 Como tem sido sua experiência nesta célula?
 
02) Em Atos 2:46 e 5:42 a Bíblia relata que a Igreja dos primeiros anos reuniam-se em templos e nas casas.
 
   a) Nós devemos como igreja, ter uma sintonia fina entre a reunião de células e a reunião geral da igreja, porque elas tem objetivos diferentes e se completam mutuamente. As duas celebrações são importantíssimas para a vida do cristão.
 
    b) Enquanto a celebração geral é para o crente louvar a Deus, adorá-lo, ouvi-lo e, a reunião da célula é para o crente compartilhar. Na grande celebração o crente ouve para gerar fé; na célula o crente fala para crescer em fé.
 
     c) Usamos como exemplo um avião:
   Para o avião levantar vôo voando longe e subir até as alturas, ele precisa das suas duas asas funcionando perfeitamente. Assim, do mesmo modo, a igreja também tem duas asas: as pequenas reuniões de células, e a reunião de grande celebração no templo. As duas tem que funcionar perfeitamente, A asa da grande celebração, a igreja voa alto, vai até o trono, nas alturas e toca em Deus, na asa da reunião pequena ela voa longe, saindo das quatro paredes e levando a salvação. Assim a igreja atingirá os altos propósitos de Deus aqui na terra e nos céus, aqui é apenas o começo. 
 
   A reunião de grande celebração é o momento em que todas as células se reúnem para adorarem ao Senhor e a Sua participação é importantíssima.
 
   Compartilhe agora com o consolidador o que você entendeu sobre estes propósitos.
 
   Você considera as duas reuniões, células e grande celebração, importantes? Por quê?
                                                                                             
03) A igreja em células, tem um objetivo importante, que sustenta a visão:
 
       a)     Apascentamento (adequado):
     Um líder treinado cuidará e apascentará um pequeno grupo de pessoas, uma célula.
 
       b)     Comunhão (relacionamentos):
      A Célula terá vida em comum, um ministrando ao outro.
 
       c)      Multiplicação:
      A Célula é o lugar onde inserimos novos membros, crescemos e multiplicamos.
 
04) Nosso alvo:
 
       1.      Ser uma igreja família, onde vivemos o amor de Deus;
       2.      Edificar uma igreja de vencedores, onde cada crente é um ministro e cada casa uma igreja;
       3.      Fazer discípulos com coração adorador;
       4.      Conquistar nossa geração através da igreja em células.
 
O propósito de Deus é gerar filhos para Ele mesmo (Jo 1:12). Ele os comissionou a realizar este propósito, mas só vai cumpri-lo quem tiver a experiência do novo nascimento, quem é filho de Deus (Jo 15:16). Você pode perguntar: “mas, todas as pessoas não são filhas de Deus?”. A Bíblia responde que não. Somente aqueles que receberam a Jesus, se tornaram filhos de Deus. “Mas a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.” (Jo 1:12).
 
A nossa alegria é que hoje nós temos muitos irmãos, somos uma família à semelhança de Jesus Cristo (Ef. 2:19), mas o nosso próximo passo agora é fazer de cada filho de Deus um discípulo líder. Jesus nunca disse que a unção repousaria apenas sobre os “líderes maiores”. Ele comissionou a nós todos para sermos seus discípulos e para gerarmos também discípulos, desde a nossa casa até aos confins da Terra (At 1:8).
 
Para ser uma Igrejas em Célula de vencedor, faz-se necessário uma ruptura com o convencional e com tudo aquilo que nos impede de vislumbrarmos o novo e de ampliarmos as nossas tendas (Is 54:2-3). A visão da Igreja em Células rompe com muitas fronteiras do tradicionalismo e alcança os perdidos e famílias, salvando e restaurando de uma maneira fantástica.
 
            Bem vindo a esta família, família Penha. Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, Ministério Penha, vivemos uma aliança de amor, aqui é lugar onde vivemos o amor de Deus. Aqui a nossa família é a Célula principal, aqui é lugar de cura e restauração, lugar de comunhão.
 
            Ao cumprir o trilho ministerial você estará subindo a escada do sucesso que é a fase fundamental para alcançar base para uma vida cristã frutífera. Você está a caminho do sucesso.
 
Você foi chamado para cumprir o propósito, e Deus o conduzirá a isso. Então vamos mergulhar no mundo da Igreja em Células e discipulado e obteremos o melhor de Deus para nossa vida, família e nossos ministérios.
Esta visão tem quatro pilares, que conhecemos como
 
"Escada do Sucesso"
 
Ganha-se vidas por meio do evangelismo pessoal, por meio das células e através dos cultos de celebração. Consolidam-se as vidas principalmente através do discipulado inicial e Encontro. Discipula e Treina-se as vidas através da Escola de Líderes (curso de maturidade) e da participação nos Grupo de Doze. Envia-se as vidas quando já estejam preparadas para cuidar das suas próprias células de multiplicação ou quando forem designadas para conquistar novos territórios ,etc.
 
"Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e firma bem as tuas estacas. Porque trasbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua posteridade possuirá as nações e fará que sejam habitadas as cidades assoladas." (Is. 54:2-3)

VOCÊ FAZ PARTE DESTA VISÃO. ENVOLVA-SE!
 
MEMORIZE ATOS 2:46

 

Apóstolo Eliezer

 

 

Imprimir