Consolidação – Curso de discipulado – Parte 2

 

 Conhecendo a Deus
 
01 Talvez você já tenha ouvido falar de Deus de diversas maneiras, porque a visão das pessoas a respeito de Deus e seu relacionamento com Ele muitas vezes tem sido moldada pelo relacionamento que essas pessoas tiveram com seu pai terreno. Mas, mesmo o melhor pai biológico, não pode demonstrar completamente o caráter de Deus. A Palavra de Deus nos ajuda a entender a verdadeira natureza de Deus e seu interesse por todos nós.
 
Há muito pra aprender sobre o verdadeiro Deus, segundo a Bíblia Ele é imutável, santo e perfeito. Ele criou os céus e a terra e nós somos obra de suas mãos. Nosso Deus é misericordioso, longânimo, benigno e amoroso. Nele está todo o poder, Ele é onipotente (poderoso), onisciente (conhece todas as coisas, nada lhe fica oculto, Ele vê todas as coisas, conhece nossos pensamentos…) é onipresente (Ele pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo). Ele é o autor da vida, Ele nos criou e nEle está a resposta pra nossos mais profundos anseios e necessidades. nEle está a salvação que se manifestou através de Cristo. A medida em você vai conhecendo a Palavra, Deus também vai se revelando a você de forma bem profunda, e isso vai alem do conhecimento que você terá através dos estudos. Quando terminarmos este discipulado e você for no Encontro e fazer curso de maturidade, participar das células, muita coisa você conhecerá a respeito de Deus, coisas boas que você nem imagina. Sl. 139; Sl. 19; At. 17:29; Ap. 19:6. São centenas de versículos falando de Deus.
 
Ø RESPONDA AO TEU CONSOLIDADOR
  • Que imagem você fazia de Deus no passado? 
        Um Deus distante e desinteressado;                        
        Severo e cruel;
        Amoroso e generoso;
        Eu não acreditava em Deus
        Outra opção (especifique)
 
02) A Bíblia diz em João 3:16 e 17 que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único filho para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna, porque Deus mandou seu Filho para salvar o mundo, e não para julgá-lo.”
 
Baseado nestes versículos, como você descreveria Deus? (Fale ao consolidador nas suas palavras)
03) Agora, nós queremos pensar sobre a palavra “homem”, no sentido genérico, como “ser humano”. A Bíblia diz que cada um de nós, sem exceção, quebrou o acordo que Deus fez conosco quando criou Adão e Eva. As conseqüências disto são terríveis. Romanos 3:23 diz que todos nós pecamos, e que todos estamos afastados da glória de Deus.
 
Talvez você possa dizer: “Mas o que eu tenho a ver com Adão?” A questão é que, todos nós somos sementes de Adão e herdamos a sua natureza de pecado e rebelião contra Deus. E ainda em Isaías 59:2 diz que o pecado nos separa de Deus, como também em Romanos 6:23 diz que a conseqüência do pecado, ou o pagamento resultante do pecado é a morte, ou seja, separação para sempre de Deus, e todo mundo é responsável pelo seu próprio pecado.
 
Ø RESPONDA FALANDO AO SEU CONSOLIDADOR
  • Segundo o seu conceito, qual seria uma boa definição para pecado?
        Todas as más obras que cometi;
        Colocar-me no trono da minha vida e desobedecer a Deus;
        Não estou certo do que é pecado;
        Outra definição (especifique)
 
Pecado significa colocar-se a si mesmo no trono de sua vida. Essa raiz do pecado resulta em uma multidão de outros pecados; pensamentos maus e impuros…, atos desonestos e pecaminosos, atitudes e palavras maldosas, etc. Essa raiz de pecado, que herdamos de Adão, nos separou de Deus. 
Então, o que fazer?
 
04) Para se tornar um cristão ou um filho de Deus, o primeiro passo necessário é se arrepender verdadeiramente, e isso é uma virada de 180 graus em nossos pensamentos e ações; e, juntamente com o arrependimento, vem a confissão.
 
A Palavra diz em 1º João 1:9 que “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e Justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça”. Com base neste versículo, o que você deve fazer para ser perdoado e purificado? (fale sem medo com seu consoliodador).
 
Veja a extensão do perdão de Deus em 1º João 1:9. Ele nos limpa de toda a injustiça. O perdão de Deus é completo. Você não precisa duvidar se Deus vai perdoar os seus pecados. Se você se arrependeu e confessou, Ele é fiel e justo, e, por isso, perdoa e purifica você completamente.
DEUS PERDOA VOCÊ!
 
E Ele perdoa porque nos ama muito. Em 1º João 4:10 diz o seguinte: “Nisto consiste o amor, não em que tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados”. Ele pagou o preço do nosso pecado.
 
De acordo com este versículo, porque você não precisa temer quando confessa seus pecados? O que você experimenta?
 
Faça uma oração neste momento junto com seu consolidador, agradecendo a Ele o seu perdão e purificação. O consolidador poderá te ajudar caso você queira, orando frase por frase e você vai repetindo com as mesmas palavras, mas faça com o coração!
 
MEMORIZE 1º JOÃO 1:9
 
Apóstolo Eliezer

 

 

Imprimir