Os dons do Espírito Santo – Profecia – Parte IX

 Dons de Inspiração.

Esses dons  falam alguma coisa

       7) Profecia .
       8) Variedade de Línguas.
       9) Interpretação de Línguas. 
 
5.     Profecia.
 
I Cor. 14:1 – A profecia é um pronunciamento sobrenatural num idioma conhecido.
                       
A profecia é a mais importante dos três dons de inspiração ou de expressão vocal. A razão pela qual ela é a mais importante é por que são necessários os outros dois juntos – variedade de Línguas e o de Interpretação de Línguas para igualar-se a profecia. Paulo disse: Quem profetiza é superior ao que fala em outras Línguas, salvo se interpretar (1 Coríntios 14:5)o que dá a entenderque o falar em Línguas e a interpretação eqüivalem-se à profecia.
 
A profecia aqui está dentro de um contexto diferente da profecia do Antigo Testamento. A profecia aqui está dentro dos limites de três coisas (1 Coríntios 14:3; 14:12).Progredir com a finalidade da edificação da igreja .
 
            1) Edificação.
            2) Exortação.
            3) Consolação.
 
A profecia é para edificar, exortar e consolar, é uma manifestação do Espírito Santo sobrenatural. 
  • Não é Pregar.
  • Não é Ensinar.
  • Não é Testemunhar.
A profecia é uma palavra que vem por uma manifestação sobrenatural do Espírito Santo. 
  • O que é Pregar ? É proclamar uma verdade.
  • O que é Ensinar ? É explanar a verdade.
  • O que é Testemunhar ? É falar ou ensinar as boas novas. 
Quando pregamos, ensinamos, testemunhamos, proclamamos verdades espirituais, anunciamos boas novas de salvação, etc., podemos fazê-lo com uma unção especial, mas não é profecia e não é sobrenatural. Para pregarmos e para ensinarmos envolve-se uma experiência e conhecimento prévio, mas não para profetizar, se tivermos um conhecimento prévio não foi profecia do Espírito Santo, mas quando o Espírito se manifesta, sai estudo, sai toda oração, sai o nosso eu, sai memória, sai tudo e o Espírito em operação é a profecia.
                       
Embora quando estamos pregando, muitas vezes profetizamos, muitas vezes pode vir uma Palavra profética, revelação, mas a pregação por si só não é profecia, embora a mesma visa edificar, exortar, consolar, curar, libertar, quando pregamos profetizamos bênçãos segundo a Palavra de Deus, algo que gostaríamos que o povo recebesse, mas isto não é o Dom de profecia em operação. Não é quando a gente quer, você não escolhe quando um dom deve ou não se manifestar em você. Profecia não é crítica, ou passar o chicote no rebanho, mas sim para edificar, para confortar e para exortar, nunca visa esmagar porque a própria exortação traz força a você e lhe edifica.
                       
A profecia não é suspeita, não é para você jogar suas idéias, devemos ter temor, porque estamos usando o nome do Senhor (Assim diz o Senhor), e muitas vezes não foi o Senhor que disse, e sim nós mesmos, agora podemos profetizar segundo aquilo que a Palavra de Deus diz, e aquele que crê e confessa, recebe, mas não é o dom de profecia, pois profetizamos firmados na Palavra e não em uma revelação direta do trono de Deus para aquele momento específico.
 
A profecia vem de várias fontes.
 
1) Ela pode vir do diabo. Os espíritos malignos podem trazer uma profecia (Mateus 16:21 – 23).
2) A profecia pode vir pelo espírito do homem, por aquilo que está no seu coração, e diz ( Assim diz o Senhor ). Quando você for profetizar preocupe-se em transmitir apenas aquilo que o Espírito Santo está trazendo. Esse é um dom muito mal usado, distorcido, e onde o diabo entra. Tanto é que alguns proíbem, porque não sabem lidar, não entendem, mas não é para proibir, e sim ter autoridade e discernimento (Tessalonicenses 5:19 21).
                       
3) A profecia pode vir da parte de Deus ou da parte do homem. Como? Toda manifestação do Espírito é perfeita, mas os instrumentos são imperfeitos. Para uma manifestação ser liberada tem que passar pela mente, e se mente do homem entra no caminho, parte pode ser de inspiração divina, e parte da própria educação da pessoa, tradição ou dos preconceitos doutrinários da pessoa.
                         
É importante que o profeta tenha sua mente renovada pela Palavra de Deus, afim de que os princípios estabelecidos pela mesma estejam presentes na sua vida. Sedo assim na manifestação da profecia, a mente, desejos, propósitos, não serão diferentes da Palavra. E desta forma ele possa ser um instrumento para transmitir a revelação do Espírito de uma forma verdadeira (genuína).                       

A profecia é para o corpo, administrada pelo corpo, e Paulo diz para ser julgada. Devemos ter a humildade de aceitar, que a profecia, que sai da nossa boca seja julgada, caso contrário não estaremos amadurecidos o suficiente para profetizarmos. 

Algo a Considerar
 
1) Você pode profetizar, mas isso não o torna um profeta. Profeta é um ofício, Cristo deu dons aos homens. Profeta é uma pessoa, é uma pessoa habilitada para exercer o ministério, com um ou mais dons do Espírito.
                       
Profeta é um ofício estabelecido na igreja, ele é um oficial na mesma, ele tem um ministério. Todo profeta profetiza, mas nem todo que profetiza é profeta. No profeta operam: A palavra de Sabedoria, a palavra de Conhecimento e Discernimento de espíritos (dons de revelação).
 
Em 1 Coríntios 14:29 – 30, Paulo está falando a respeito da revelação. Não devemos, portanto confundir o cargo de profeta, com a simples manifestação da profecia. 

 Algo a Salientar 

A profecia não é dada para guiar os crentes, e dizer o que eles devem fazer, pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, são filhos de Deus e todos tem bom senso para fazer escolhas, poder de decisão, livre arbítrio e Deus deu isto ao homem para que ele usasse para a sua sobrevivência. A profecia no Novo Testamento não é obrigatoriamente predetiva.
                       
1 Tessalonicenses 5:19 – 21, Não desprezeis profecias, julgai todas as coisas, retende o que é bom. A igreja de Tessalônica, tinha visto tanto abuso neste dom, que quase o desprezou, por isso Paulo, escrevendo pelo Espírito de Deus, tinha que dizer aos membros, “ não desprezeis as profecias ”.
                       
Se as pessoas usassem esse dom conforme ensina as escrituras seria uma grande benção para a Igreja. A profecia é uma manifestação do Espírito, que visa três coisas: Edificação, Exortação e Consolação (1 Coríntios 14:2, 5, 12). Esta edificação vem num tripé, por meio da profecia a igreja é edificada. O que é edificar ? Edificar é construir sobre.
                       
Além de edificar a igreja, a profecia exorta. A palavra de exortação é uma chamada ao encorajamento (chamar para perto de Deus), e em terceiro lugar, ela traz consolação, e consolação traz conforto, e visa sarar as feridas.
Mediante esse dom de profecia, podemos falar sobrenaturalmente, não somente com os homens, mas também com Deus. Mediante a profecia, nós podemos desfrutar de uma comunhão com Deus no espírito, que ultrapassa qualquer coisa que tenhamos conhecido antes.
 
1 Corintios 14:1 – 5, O que profetiza edifica a Igreja.
 
 Atos 21:8 – 11, Palavra de Sabedoria operando através do dom de    profecia.
 
Continua…..
 
Pastor Eliezer 

 

Imprimir