Os dons do Espírito Santo – Parte VIII

…Continuação

5.     Dons de curar.
 
Este é o único dom que está no plural, todos os outros estão no singular. Podemos dizer que:“ Tantas quantas são as enfermidades, tantos são os dons”. Através de algumas pessoas o dom se manifesta mais para um tipo de doença, em outras para outro tipo e assim sucessivamente.
 
Como já citamos, os dons de curar são as marcas neo-testamentárias do Evangelista, esse dom do Espírito qualifica este ofício. Dr. Shanbak é um verdadeiro evangelista, não somente multidões se convertem, mas o número de curas é tremendo ( Milagres criadores ). O que são milagres criadores ? Por exemplo: Uma pessoa não tem a perna, e nasce uma, ou a pessoa não tem um rim e aparecer um, etc.
 
Reinald Bonk, Dave Roberson, Irineu Grubert também são verdadeiros evangelistas, milhares se convertem, e muitas pessoas são curadas. Deus tem pressa e o mundo será alcançado pela demonstração do seu poder.
                       
A igreja precisa andar no poder de Deus. Em vez de gastar uma porção de tempo arranjando argumentos humanos e malignos, com lógica humana que no reino espiritual não tem lógica nenhuma, somente para dizer que Deus não opera hoje. A nuvem de Deus não para, temos que andar no mover e viver o sobrenatural na nossa vida, na nossa Igreja, e no nosso ministério.
                       
Vamos nos humilhar na presença de Deus, com jejum e oração, e dizer: “Deus tu és o mesmo, tu não mudas, tu és ontem, hoje e eternamente, eu não vou te largar enquanto não ver isto manifestar-se em minha vida”. Devemos crescer no conhecimento do Senhor, no conhecimento do seu poder, e na plenitude do seu Espírito.
                       
Cada ministério e operação dos dons vão se desenvolvendo em nossa vida, à medida que vamos amadurecendo espiritualmente. Não podemos ficar parados, fazendo todos os dias, todos os anos a mesma coisa, sem ver nada acontecendo em nossa vida.
                       
Mas por força do jejum e oração, e por força de treinar o nosso espírito em orar em línguas muitas horas por dia, e de estudar a Palavra, de realmente renunciar os prazeres legítimos. Nos vamos prosseguir, não temos tempo a perder, não estamos aqui apenas para preencher espaço, nós estamos aqui para sermos canais de bênçãos do poder de Deus, para saquear o inferno e povoar o céu. Libertar as vidas que estavam cativas de Satanás para que estas se multipliquem sobre a terra.
 
Há curas também na redenção (Isaias 53), independente dos dons de curar, do ponto de vista de Deus já estamos curados, cura está na grande comissão ( Marcos 16:15-18 ), ela não diz que os sinais iriam seguir os apóstolos do 1º século, e nem que os sinais seguiriam a igreja primitiva ! Mas sim que seguirão a todos os que crerem em Jesus Cristo, por que a promessa é para todos vós, e para vossos filhos, e para os que estão longe, e para todos aqueles em todas as épocas, e os que o Senhor chamar, e um dos sinais é este: “Porão as mãos sobre os enfermos e eles serão curados”.
 
A cura pode vir por vários métodos, Jesus curou primeiro pela Palavra. Ele mandou uma Palavra saradora, quando o centurião quis que seu servo fosse sarado, disse: “Senhor basta uma palavra e Jesus disse, podes ir pois teu servo está curado”.
 
Ä Jesus ungia pessoas? Sim, os discípulos fazem o que vê o seu mestre fazer, eles estavam sendo discipulados. ( Marcos 6:12 – 13 ).
 
Ä Jesus curou a todas as pessoas? Não, onde houver incredulidade Deus não pode operar, pois estaria quebrando um princípio que Ele mesmo criou, e duvidar de Deus é desonrá-lo. (Marcos 6:5; João 5:1 – 9).
 
Os dons de curar são uma manifestação do Espírito Santo, e esta manifestação é sobrenatural, não tem nada haver com esta cura que recebemos quando exercemos nossa fé na Palavra de Deus. Os dons de curar operam através de pessoas.
 
Em Jesus todos os dons do Espírito operavam sem medida, ele foi a única pessoa que tinha o Espírito Santo sem medida. Não existe pessoa alguma que possua todos os dons operando sem medida, somente o corpo como corpo pode ter todos os dons operando.
 
O Ministério de cura de Jesus.
 
Atos 10:38, como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, por que Deus era com ele.
 
Jesus ministrou, não como Deus, mas como um profeta ungido pelo Espírito Santo. Quando Jesus estava com trinta anos de idade, mesmo no dia antes dele ser batizado por João Batista no rio Jordão, Ele não tinha curado e nem ministrado a ninguém, só quando, o Espírito Santo desceu sobre Ele para ungi-lo, foi somente depois, que essas coisas começaram a acontecer, Jesus, na realidade nunca alegou que Ele realizava as obras, mas dizia: O Pai que permanece em mim, faz as suas obras ( João 14:10 ). Jesus foi O primeiro de uma nova raça, o primeiro filho de Deus, e o filho têm a natureza do pai. Nós somos o reflexo do Senhor Jesus na terra.
 
Só Jesus teve tudo operando através dele, por isso dons de curar está no plural. Há uns que recebem dom de cura na área de cegueira, outros na área de coluna, outros na área de artrite, outros na área de surdez e etc.
                       
Os que operam os dons de curar na área de surdez, quando oram por um surdo a operação é diferente. Eles podem orar por todas as doenças, e muitos são curados, mas quando chega um surdo diante deles, o poder de Deus entra em operação, e a cura é imediata.
 
Já notei no meu ministério (diz Kenneth E Hagin), bem como no ministério de outros colegas, que quando esses dons operam, há um grau maior de sucesso em algumas áreas de curas do que em outras. Alguns outros ministros me dizem que há certos tipos de doenças que raramente são curadas, ao passo que outras doenças são sempre curadas. Porque ? Não sei talvez no decurso do tempo saberemos mais a respeito disso, porque estamos aqui para estudar e para aprender.
                       
No ministério de Jesus, todo tipo de enfermidade e todo o tipo de doença eram curadas. Todos os dons de cura estavam em manifestação, porque Jesus tinha o Espírito sem medida (João 3:34).
                       
Por isso que o Espírito opera diferente, para que você possa receber do outro, por isso a palavra está no plural. Esta operação de cura pode vir através da Palavra de Conhecimento, onde o Espírito Santo revela, sendo assim a cura é certa. Primeiro, porque com certeza ela já está buscando de Deus a cura, segundo, quando Deus revela algo que estava oculto, ou no coração da pessoa ou fala direto a ela, a fé é ativada no coração pelo Espírito Santo, a Palavra é revelada e a pessoa é curada.
 
Graças a Deus pela sua Palavra, e pelo privilégio de crer nela e de pô-la em prática! Graças a Deus pela manifestação sobrenatural de todos esses dons, segundo a sua vontade.
 
Continua….
 
Pastor Eliezer
Imprimir