Os dons do Espírito Santo – Parte III

…Continuação

Revelação é a transferência do conhecimento que o Espírito Santo tem, para o nosso próprio espírito humano recriado, e este quando recebe esta revelação transmite a mente e nos faz capazes de liberar esta revelação pela nossa boca.
 
1Cor. 12:8,“ Porque a um é dada, mediante o Espírito a Palavra de Sabedoria, e a outro, segundo o mesmo Espírito a Palavra de Conhecimento.”
 
Vamos considerar a palavra de Sabedoria e a palavra de Conhecimento juntas, porque são irmãs gêmeas. Deus é todo Sabedoria e conhecimento, Deus conhece todas as coisas, e na sua onisciência, o passado e o futuro são um eterno presente.
Não é toda a Sabedoria, não é todo o Conhecimento, é uma palavra, e essa Palavra é tirada da onisciência de Deus revelada através do seu Espírito.
 
1 Cor. 2:7: Mas falamos a Sabedoria de Deus em mistério, outróra oculta, a qual Deus pre-ordenou desde a eternidade para a nossa glória.
 
1.     Palavra de conhecimento
 
A palavra de Conhecimento apresenta o problema, e a palavra de Sabedoria apresenta a solução. Qual a diferença entre as duas?
 
A Palavra de Conhecimento como já dissemos é um fragmento ou pequena parte do conhecimento de Deus que é dado a uma pessoa pelo Espírito Santo.
 
Ela nos dá certos fatos e informações através da revelação sobrenatural do Espírito Santo. Estas informações eram anteriormente desconhecidas pela pessoa, e o conhecimento delas não poderia ter sido obtido de nenhuma forma natural. Ele é transmitido sobrenaturalmente.
 
A palavra de Conhecimento, diz a respeito de algo presente, passado e futuro que já é conhecida e até aquele momento estava oculto àquele que fala.
 
A Palavra de Conhecimento nos dá uma revelação das coisas presentes, passadas ou futuras, por exemplo: fatos, eventos, propósitos, motivo, destinos humanos, satânicos, naturais ou sobrenaturais, passados, futuros e presentes. O passado, presente e futuro estão dentro do enfoque destes três dons, tudo está dentro da dimensão do conhecimento, incluem-se dentro do seu espaço compreensivo, tudo quanto Deus sabe.
 
Vejamos alguns exemplos nas escrituras:
 
1.1.     No Ministério de Jesus:
 
Jesus sabia de certos fatos sobre Natanael antes de conhecê-lo;
 
João 1: 47- 50 – “Jesus, vendo Natanael aproximar-se dele, disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo! Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes que Filipe te chamasse, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira. Respondeu-lhe Natanael: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és rei de Israel. Ao que lhe disse Jesus: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás”.
 
Novamente, Jesus sabia de muitos fatos sobre a mulher de Samaria, ainda que Ele nunca a tivesse visto anteriormente. Ela ficou maravilhada pela precisão do seu conhecimento com relação à sua vida passada e presente. O exercício desta palavra de Conhecimento produziu posteriormente um grande avivamento.
 
João 4: 16- 20 – “Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido e vem cá. Respondeu-lhe a mulher: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; porque cinco maridos tiveste, e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade. Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte e vós dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar”.
 
      A Operação Deste Dom.
 
1.   É sobrenatural quanto ao seu caráter – não é obtido por lógica, dedução, raciocínio, etc. nem pelos sentidos naturais, mas pela revelação sobrenatural através do Espírito Santo.
 
2.   É operado pela fé – a pessoa que está recebendo a revelação faz isto pela fé.
 
3.   A revelação é recebida em nosso espírito – não no intelecto ou nas emoções.
 
4.   Não é essencialmente um dom vocal (Atos 9: 11) Ele é recebido silenciosa e inaudivelmente dentro do espírito da pessoa.
 
5.   Ele pode se tornar vocal ao ser compartilhado com outros (João 1: 47; 4: 18).
 
6.   Qualquer cristão cheio do Espírito e que esteja disposto a ouvir a Deus pode experimentar o funcionamento deste dom.
 
7.   É uma ferramenta valiosa no ministério de aconselhamento.
 
8.   Uma ação e resposta em obediência são essenciais para que esta manifestação continue funcionado em nosso ministério.
 
9.      A Palavra de Sabedoria manifesta-se freqüentemente junto com a Palavra de Conhecimento. Esta é a sabedoria divinamente transmitida para que saibamos o que fazer com relação a uma Palavra de Conhecimento e como aplicá-la correta e sabiamente.

Continua…..

 

Pastor Eliezer

Imprimir