Os dons do Espírito Santo – Parte II

Os Dons espirituais

Os dons espirituais (carisma) é para edificação, e proveito dos outros e somente uma manifestação que está dentro da variedade de línguas é para você, para lhe edificar (Línguas para edificação). Pois é pelo exercício de falar em Línguas para edificação pessoal, que nós colocamos na posição das operações de Deus. (Falaremos logo a frente)

Algo a considerar
O diabo tem tomado conta de muitos lugares nas seitas, etc. por quê? Porque a igreja tem esquecido o seu poder. Mas saiba de uma coisa: o mesmo poder que estava na igreja primitiva está hoje também na Igreja, e o sobrenatural, a unção e o poder que estava presente na vida dos Apóstolos, estáo disponível a cada um nós que cremos em Jesus Cristo como Senhor e salvador.

Para cada um dos dons, o diabo tem uma imitação. Muita gente tem medo do poder porque não sabe discernir, o diabo poderá enganar e paralisar os cristãos, mas para que isto não aconteça devemos buscar do Senhor, para termos discernimento de espíritos, porque se ele tentar entrar usaremos autoridade sobre ele. O diabo imita tudo o que se faz, mas existe o verdadeiro, e devemos ir à caça do verdadeiro. Para palavra de conhecimento, ele tem os espíritos adivinhos, e aqueles que predizem o futuro, e assim sucessivamente.

Vejamos detalhadamente estes dons espirituais

Os dons do Espírito podem ser classificados em três grupos de três:

Dons de Revelação: São dons sobrenaturais que revelam alguma coisa.
            1) Palavra de Conhecimento.
            2) Palavra de Sabedoria.
            3) Discernimento de espíritos.

Dons de Poder: Estes fazem alguma coisa.
            4) Fé.
            5) Operação de Milagres.
            6) Dons de curar.

Dons de Inspiração:  Este dizem algo
            7) Profecia.
            8) Variedade de Línguas.
            9) Interpretação de Línguas.

Na ordem de Classificação.
           Três dons revelamalguma coisa.
            Três dons fazem alguma coisa.
            Três dons falam alguma coisa.

Na ordem de sua Importância.
             1) Dons de Inspiração.
            2) Dons de Poder.
            3) Dons de revelação.

Ä Dos três dons de revelação, palavra de sabedoria é o melhor dom.
            Ä Dos três dons de poder, o dom da fé é o melhor dom.
            Ä Dos três dons de inspiração ou Expressão vocal, o dom da profecia é o melhor dom.
A bíblia nos manda procurar com zelo os melhores dons, ( 1Cor. 12:31 ).

Definição dos Nove Dons

1Cor.12:1, Quanto aos dons espirituais, ou quanto aos assuntos espirituais, não quero irmãos que sejais ignorantes.

Coisas importantes a considerar

1)     Nunca esqueça que os dons falam do Senhorio de Jesus Cristo;
2)     Tenha sempre a consciência e mente voltada a pessoa do Espírito Santo;
3)     É a manifestação do Espírito Santo que capacita nosso ministério;
4)     O vaso deve ser e estar sempre limpo. (nós);
5)     Os dons é para a edificação do corpo, igreja;
6)     Os dons visam sempre à glorificação de Deus, em Jesus Cristo na nossa vida.

• Dons de Revelação
1)     Palavra de Conhecimento;
2)     Palavra de Sabedoria.
3)     Discernimento de espíritos.

Revelação é a transferência do conhecimento que o Espírito Santo tem, para o nosso próprio espírito humano recriado, e este quando recebe esta revelação transmite a mente e nos faz capazes de liberar esta revelação pela nossa boca.

1Cor. 12:8,“ Porque a um é dada, mediante o Espírito a Palavra de Sabedoria, e a outro, segundo o mesmo Espírito a Palavra de Conhecimento.”

Vamos considerar a palavra de Sabedoria e a palavra de Conhecimento juntas, porque são irmãs gêmeas. Deus é todo Sabedoria e conhecimento, Deus conhece todas as coisas, e na sua onisciência, o passado e o futuro são um eterno presente.

Não existe dom de Conhecimento, dom de Sabedoria, é como uma letra é uma fração da palavra, e uma palavra, uma frase. Palavra de Sabedoria e palavra de Conhecimento é apenas uma fração do grande Conhecimento e sabedoria de Deus, que ele revela através do seu Espírito, tendo como instrumentabilidade seus servos para uma determinada situação, tempo ou lugar. Não é toda a Sabedoria, não é todo o Conhecimento, é uma palavra, e essa Palavra é tirada da onisciência de Deus revelada através do seu Espírito.

Continua

Pastor Eliezer