Aconselhamento – Parte VII

…Continuação

VIII – LUTO

 A morte e o luto são questões difíceis de enfrentar. O luto é uma experiência universal, sentida por todos no decorrer da vida.
 
O sofrimento é uma resposta normal pela perda de um ente significativo.
Como cristãos nos consolamos com a certeza da ressurreição,mas isso não abranda o vazio e a dor. É um desafio ajudar as pessoas a tratarem com a morte.
 
1.      O significado do Luto:
Para os incrédulos: A morte é o final de uma relação, sem qualquer esperança para o futuro.
 
Para o cristão: A morte não é o fim da existência, mas a entrada na vida eterna, onde estaremos para sempre com o Senhor.
 
2.      Dois tipos de Tristeza:
Tristeza normal: É chamada de "não complicada". Trata-se de um processo que segue um curso esperado de mais ou menos 3 anos para a restauração do bem-estar mental e físico. Envolve sentimento intenso de: dor, solidão, ira, depressão, sintomas físicos, irritabilidade, desejo de falar consideravelmente sobre o morto e sentimento de que a vida não tem mais significado.
 
3.      Tristeza Patológica: O sofrimento é intenso, demorado, resultando em escravidão à pessoa morta, o que impede o indivíduo de enfrentar adequadamente a vida. Apresenta a atitude de desânimo, desesperança, culpa intensa, retraimento, melancolia, excesso de bebidas e ameaças de autodestruição.
 
A reação das pessoas depende de suas diferenças individuais de: personalidade, ambiente, ciência religiosa, relacionamento com o morto e ambiente cultural.
 
4.      Fundamento Bíblico: Is. 61:1-3 (para os conselheiros); Ec. 7:2; Fl. 1:21,23.
 
O céu: uma vida de:
·         Comunhão: I Jo. 3:2; Jo. 14:3; Ap. 22:4;
·         Descanso: Ap. 14:13.
·         Pleno conhecimento: I Jo. 13:12.
·         Santidade: Ap. 21:27
·         Gozo: Ap. 21:4
·         Serviço: Ap. 22:3
·         Abundância:Ap. 21:6
·         Glória: Cl. 3:4
·         Adoração: Ap. 19:1; 7:9-12
 
Como aconselhar:
 
Luto normal: É um processo de cura, a longo prazo, não precisa de ajuda especial, ele cuida de si mesmo e com o tempo se recupera.
 
Medidas práticas:
·         Estar presente, disponível para oferecer ajuda prática como: preparo de refeições, cuidar de crianças, isso libera a pessoa para entristecer-se;
·         Espere expressões de choro, ira ou retraimento;
·         Seja um ouvinte receptivo, atencioso;
·         Ajude o enlutado a tomar decisões;
·         Orar e consolá-lo com a Palavra; mas não sufocar    suas expressões de sofrimento. Deixar ele colocar fora;
·         O nosso apoio é no sentido de levá-lo a não evitar a realidade, ajudá-lo a atravessar o processo do luto e retornar suas atividades normais.
 
5.      Luto Patológico: Devemos transformar a reação anormal (Patológica) em Normal. Iremos ajuda-lo a evitar a negação da perda e tratar com a realidade da mesma. Estimular a leitura de livros, encorajar questões práticas de: educação de filhos, necessidades financeiras…
     
Somente o Espírito Santo pode remover as cicatrizes, mediante oração.
No geral os enlutados não estão buscando muitas palavras…, mas sim compreensão, conforto e contato… (Rm. 12:15).
 
IX: A Doença E O Paciente Terminal
 
         A morte obedece a uma cronologia. A pessoa caminha da saúde até a doença e da doença até a morte. O paciente terminal pode ficar neste estado durante minutos ou meses.
 
         Questionamentos do doente quanto às causas da doença:
·       Castigo de Deus por pecados passados?
·       Por que justamente comigo foi acontecer isso?
 
 
1.    Mensagem à transmitir ao P.T. (paciente terminal):
·       Diante da morte perdemos a fala, ficamos mudos. Só com a sabedoria de Deus para dar o conforto e paz ao P.T.
·       A sensibilidade espiritual nos dará tato, direção sobre o que deve ser falado. Não devemos tirar sua esperança, por pior que esteja o avanço da sua doença.
 
2.    Ouvindo o P.T.:
·       O P.T. sente-se necessitado por desabafar seus sentimentos. Existe um terremoto em seu interior. Isto produz tensões, muita dor, desejo de gritar, chorar, etc.
·       O P.T. quer achar alguém que o escute, que o compreenda, que seja disponível (para estar integralmente com ele).
·       Escutar é demonstrar atenção, usando declarações como: "entendo o que você quer dizer"; "continue…" Devemos demonstrar que queremos levar as cargas junto à ele.
 
3.    Levando o P.T. à Cristo:
·       Apresentar o plano de salvação;
·       Aqueles que recebem o Senhor enfrentam com maior paciência o sofrimento, gozam da sua paz bem todos os momentos.
·       Após a decisão por Cristo, mostrar os versículos bíblicos que falem sobre a certeza da salvação, do seu lugar no céu…
 
4.    Sobre as aflições e provações: Jo. 16:33
·       Ex. de Jó ® Um homem bom e temente a Deus também é provado (consolo para os que sofrem).
·       A Palavra de Deus é quem vai nos confortar e animar no meio das crises. Pelo contrário teremos uma atitude de rebeldia ® contra Deus.
·       Atitude em meio à crise: correr para Deus e não correr de Deus; no deserto o sol é intenso ® há revelação, luz do que somos..,, reconhecer que não somos nada, ver a mão de Deus nas circunstâncias.
 
5.    Fundamento Bíblico:
·       Vers. De cura de Jesus;
·       Temos autoridade: Mc. 6,7,13; Mt 10:8; Lc. 9:1; Mc. 16:18b.
·       Is. 53:4,5
·       Rm. 8:18,28
·       I Co. 15:55,57 (P.T.).
  
 
Continua…
Imprimir