Aconselhamento – Parte I

A ajuda às pessoas não é apresentada na Bíblia como uma opção, mas como dever de todo crente, inclusive para os líderes de igreja. Romanos 15:1-2.

I)   Definição: Aconselhar é usar a Palavra para mudar a forma de pensar, para renovar a mente.

II) Esquema de Identificações: Devemos identificar:
·         Sentimentos errados
·         Comportamentos errados
·         Pensamentos errados
·         Mudança de pensamentos
·         Mudança de comportamentos

Obs: 1 – A pessoa chega sentindo:
·         Culpa ;
·         Ressentimento;
·         Ansiedade;
·         Angústia.

Obs: 2 – O aconselhamento visa a mudança de pensamentos com a Palavra para confrontar a pessoa. A conseqüência disso é a mudança de comportamento.

III) Qualificações do conselheiro:

O conselheiro deve ser aquele que se entrega ao Senhor para ser seu instrumento, para tocar vidas, para modifica-las, para leva-las em direção à maturidade, a serem capazes de suportar as dificuldades.
1 – Cordialidade: Do coração, cuidado, respeito pelo aconselhado, sem levar em conta seus atos, suas atitudes. Ex: Jesus com a mulher samaritana (Ele não aprovava seu comportamento, mas a respeitou e a tratou como quem tinha valor).
2 – Sinceridade: Aberta, franca, não é do tipo que pensa uma coisa e diz outra. (Deve falar exatamente aquilo que o aconselhado precisa ouvir. Ex: pessoa arrogante, orgulhosa); não sai falando o que o aconselhado disse para terceiros.
3 – Empatia: Mostrar-se sensível a como o aconselhado está por dentro. É o "sentir com", mostrando-se interessado pelo seu caso, e empenhado em ajuda-lo. O aconselhado deve experimentar o alívio com o "desabafo".

IV) Técnicas do Aconselhamento:
A – Atenção: Conceder atenção integral ao aconselhado:
·         Contato nos olhos (sem desviar a atenção), olhar sem arregalar os olhos.
·         Postura (relaxado e não tenso. Crer que o Senhor vai fazer)
·         Gestos naturais (não exagerar nos gestos: fadiga Ah! E aí?, Impaciência; suspiro…) não provocar distração.

B – Ouvir: É um modo de dizer: eu me interesso.
1)   É evitar expressões verbais( começar a falar antes da hora) ou não verbais (com a cara, com barulhos) de desprezo, juízo ou condenação.
Obs.: Nunca devemos falar antes de ouvir

2)   Aguardar pacientemente períodos de lágrimas e de silêncio (deixar que a pessoa se expresse).

3)   Ouvir não apenas o que ele diz, mas o que está tentando dizer ou deixar de dizer (podemos tentar ajuda-lo a dizer).

4)   Usar os olhos e ouvidos para captar mensagens não verbais nos tons de voz e gestos.

5)   Devemos evitar desviar os olhos enquanto ouvimos.

6)   Sentar-se imóvel. Não devemos aconselhar andando;

7)   Controle sentimentos contrários de antipatia e rejeição (contra a pessoa que está se abrindo) ® não podemos escolher quem vamos aconselhar.

8)   Compreender que é possível aceitar a pessoa sem concordar com os erros dela.

C – Responder: Significa: Jesus a caminho de ? – ouvir e responder, importante responder.

1) Orientar: Ajudar a pessoa a se expressar melhor, perguntando o que realmente ela quer dizer. Ex: o que é isso para você?   Você pode dar mais detalhes? O que aconteceu então? O que você está querendo dizer com …?

2) Refletir: Refletir o sofrimento da pessoa (o que ela sente nós também podemos sentir "Eu sei o que você está passando, é realmente difícil").

3) Perguntar e interpretar: Não perguntar quando a resposta é sim ou não. Com a pergunta iremos atrás da necessidade da pessoa. Ao invés de perguntar por que?, devemos perguntar o que?
            Ex: porque você fez isso?/o que fez você levar a fazer isso?

4) Confrontar: Pensamentos e comportamentos errados;
 Falta de consistência entre o fazer e o falar. (nunca devemos ser ásperos com alguém que se humilha. Com os que são duros, perversos, devemos ser firmes e mostrar o erro na palavra. Sl. 18:25,26.

5) Informar: ser diretivo (segundo a palavra). Só não devemos ser quando a Bíblia não for. Ex: com quem se casar.

Obs.: No mundo não existe padrão, é a pessoa que resolve segundo o que ela acha.

6) Apoio: Apoiar não é concordar com o outro. É servir de suporte, dar encorajamento, amá-lo no momento difícil. É dividir o fardo. (Rm. 12:15); é orar pelo aconselhado.

6.1: Tarefas para casa: Serve para praticar o que aprendeu e desaprender os hábitos e vícios errados. (Jr. 13:23). Ex:
·         Orar (1/2 hora…)
·         Ler a Bíblia (início: 3 cap…)
·         Declarar a Palavra, no assunto em questão: (Pecado: Rm 6; Ansiedade: Sl. 91)
·         Aconselhar sobre sexo (maneiras práticas)
·         Ler livros
·         Problema conjugal: Marido orar com a esposa.
Continua…

Pastor Eliezer