O jovem dos tempos finais

1 João 2.14-18; At.20.9; Ec.12.1 

Nos últimos esboços e ministrações temos falado que o reino dos céus é vindo, hoje mais do que nunca precisamos estar atentos para os acontecimentos. Somos uma igreja em Células no modelo dos doze e a nossa missão é fazer discípulos, desenvolvendo em todos o potencial, a liderança, principalmente na vida dos jovens, pois isto irá refletir e estabelecer um futuro seguro, prospero e frutífero, pois este tempo que se chama hoje é de grande competição e de extrema urgência em corresponder ao propósito de Deus, pois estamos próximo do fim ao qual Jesus chamou de começo das dores.
 
O jovem da última hora, dos tempos modernos precisa estar vigilante e bem atento para a volta do Senhor Jesus. É interessante observar que a mensagem da última hora enviada pelo apóstolo João, foi especialmente endereçada aos jovens.
 
Neste texto que lemos hoje, o Apóstolo João estava falando com os jovens, exaltando a força que eles tinham; falou da vitória da juventude sobre o Maligno por meio da Palavra de Deus; exortou os jovens a não amarem o mundo e nem as coisas que no mundo há; ensinou os jovens a rejeitarem a concupiscência (desejo exagerado) da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida; falou da transitoriedade do mundo e da permanência dos que fazem a vontade de Deus; e, em seguida, o apóstolo do amor continuou advertindo os jovens, dizendo: “Filhinhos, já é a última hora…”.
 
       I.   Vejamos as características segundo Deus dos jovens cristãos modernos, que são chamados de jovens da última hora, jovens do tempo do fim.
 
 
Os jovens cristãos da última hora segundo a Bíblia possuem as seguintes características:
 
1-     São fortes – 1 Jo. 2.14;
2-     São amantes da Palavra de Deus – 1 Jo. 2.14;
3-     São vencedores do Maligno – 1 Jo. 2.14;
4-     São vencedores do mundo – 1 Jo. 2.15;
5-     São vencedores da carne – 1 Jo. 2.16;
6-     Fazem a vontade de Deus – 1 Jo. 2.17;
7-     São conscientes que estão na Última Hora – 1 Jo. 2.18;
8-     São moderados – Tt. 2.6;
9-     São submissos e revestidos de humildade – 1 Pd. 5.5;
10-     São cheios de conhecimento e inteligência – Dn.1.17;
11-     São prudentes – Pv.1.4;
12-     São cheios do Espírito Santo e tem visão de Deus – At.2.17.
 
 
II-  Vejamos as características dos jovens ímpios da última hora que não conhecem a Deus
 
1-     São fracos e caem exaustos – Is. 40.30;
2-     São blasfemadores e desobedientes aos pais – 2 Tm. 3.2;
3-     São cativos e presos pelos laços do diabo – 2 Tm. 2.26;
4-     São amigos do mundo e inimigos de Deus – Tg. 4.4;
5-     São mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus – 2 Tm. 3.4;
6-     São inimigos do bem – 2 Tm. 3.3;
7-     São inconscientes da Palavra e jamais chegam ao conhecimento da verdade – 2 Tm. 3.7;
8-     São egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, ingratos e irreverentes – 2 Tm. 3.2;
9-     São desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si e cruéis – 2 Tm. 3.3;
10-      São traidores, atrevidos e enfatuados – 2 Tm. 3.4.
III- Cuidados que o discípulo e futuro líder jovem cristão da última hora precisa ter
 
1-     Precisa ter o cuidado de não dormir como o jovem Êutico (At.20.9). Pois, “já é hora de despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz” (Rm.13.11-12).
 
2-     Precisa se lembrar do seu Criador nos dias da sua mocidade (Ec.12.1). Pois, o jovem rico se esqueceu do seu Criador, e por isso, perdeu a vida eterna (Mt.19.22).
 
3-     Precisa ter o cuidado de estar vestido, para não estar seguindo Jesus nu, como o jovem de Marcos 14.51-52; pois, “Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha” – Ap.16.15. (aquele que anda sozinho, sem cobertura, sem discipulador está nu).
 
4-     Precisa ter o cuidado para não perder o seu primeiro amor (Mt.24.12 e Ap.2.4). Pois, o Senhor cobrou de seu povo o primeiro amor em Jr.2.2, dizendo: “Assim diz o Senhor: Lembro-me de ti, da tua afeição quando eras jovem, e do teu amor quando noiva, e de como me seguias no deserto, numa terra em que não se semeia”.
 
5-     Precisa ter o cuidado de manter as lâmpadas acesas, além de azeite nas vasilhas, para não perder a Hora da Vinda do Noivo (Mt.25.1-13). (Buscar e manter a unção).
 
6-     Precisa ter o cuidado de manter as vestes sempre limpas, e jamais faltar o óleo sobre a cabeça (Ec.9.8). Pois, só irá participar das Bodas do Cordeiro, quem estiver vestido com a veste nupcial (Mt.22.11-12), e com as vestes lavadas pelo sangue do Cordeiro (Ap.22.14). (santidade e unção)
 
7-     Precisa tomar cuidado para não perder a sua coroa (Ap.3.11). Pois, “o fim de todas as coisas está próximo” – 1 Pedro.4.7. (Exercer liderança, governo…).
 
8-     Precisa estar empenhando para dar frutos, ganhando vidas, consolidando, discipulando e enviando, pois Jesus nos designou para que avancemos no propósito de dar frutos, e estes frutos, (vidas, caráter transformado) permaneçam através do discipulado, na consolidação da equipe de doze. João 15;16.
 
O que você jovem pensa de Cristo hoje determina o destino de nossa nação, pois você além de influenciar hoje esta geração de jovens para viverem uma vida diferente em Cristo, você é o futuro da igreja, do reino e da nação do Brasil. O seu estilo de vida hoje determinará o seu futuro, a sua história, hoje, com as suas decisões firmadas nos princípios de Deus, você escreverá um amanhã seguro, prevalecente, feliz e prospero, lembrando que o contrário também é verdade, seu futuro depende disso e nós da Igreja Apostólica Corpo de Cristo, família Penha, igreja em células temos muito interesse em sua prosperidade e frutificação.
 
Compartilhar: quais são as dificuldades que um jovem enfrenta neste mundo? Como posso vencer sem ser influenciado a fazer o que na realidade não gostaria de fazer ou por saber que é errado? Como jovem o que você poderia fazer para melhorar em casa, escola, trabalho e rede de jovens?
 
Deus te Abençoe!
 
No amor de Cristo
 
Pastor Eliezer
 
Imprimir