A importância de saber ouvir, aprender e praticar

Temos a tendência de sempre ouvir o que nos agrada, o que não exige mudança de vida, de caráter ou de postura diante de Deus e dos homens. Os que são retos conosco são facilmente desprezados, e preferimos ficar perto dos que nos apoiam naquilo que nos agrada. Quando fizer­mos isso, estaremos correndo o perigoso risco de prejuízo espiritual, familiar, ministerial e financeiro. O reino de Israel foi dividido e o povo se rebelou porque um rei jovem preferiu ouvir os conselhos da sua turma em vez de ouvir os experientes e comprometidos com Deus (I Reis l2:1-19). A Palavra diz que era o próprio Deus agindo, Deus precisava tratar com seu povo e cumprir sua Palavra, mas veja, aquele rei já tinha seu coração inclinado para ouvir seus amigos, pessoas sem conhecimento e sem sabedoria, ele já desejava oprimir o povo. Foi assim com Faraó que tinha o coração duro, orgulhoso e já inclinado a não ceder.

Precisamos ser sábios para ouvir e aprender, é necessário termos relacionamentos com gente de Deus, precisamos ter comunhão e permanecermos ao lado dos que nos ajudam segundo Deus e Sua Palavra. Mesmo que isso doa, mesmo que isso exija algo que não queiramos, se formos sábios e humildes, teremos um sólido caminho para o amadurecimento e crescimento espiritual. Se tivermos nosso coração inclinados para o bem, Deus agirá em nós, se andarmos em submissão e obediência aos nossos líderes, pessoas que tem mais experiências, se aprendermos a ouvir, seremos grandemente abençoados e prosperaremos. Acertaremos mais e erraremos menos.

Como discípulos precisamos aprender a ouvir (obedecer), e caminhar servindo nosso discipulador em amor e com alegria. Fidelidade é a palavra chave para um ministério sólido e frutífero. Como discipulador precisamos aprender a ouvir e falar na vida daqueles que estão conosco. Sempre tenha uma cobertura, um lider mais experiente que possa falar na sua vida e assim faça com aqueles que estão com você. Receba e passe adiante, aprenda e reparta. Israel sempre sofreu por erros cometidos pelos reis da sua época. Vê com que você anda e tenha cuidado para não prejudicar aqueles que andam com você.

Somos canais para benção na vida daqueles que andam conosco. Deus quer nos usar sempre para o bem do seu povo. Se tu uma benção!

Deus te abençoe

Pastor Eliezer