01/08/2017 – Buscando a Presença de Deus

Gênesis 3:8-10; Êxodo 33:15-23

Podemos até ignorar, mas não temos como escapar da presença de Deus. É só olharmos para a Criação, tudo nela aponta para Deus. Quando estamos na presença dEle, por mais que façamos coisas extraordinárias, não conseguiremos impressioná-Lo, pois tudo que temos e fazemos veio dEle.  

A força está conosco quando estamos na presença de Deus. Quando adoramos com expressões de louvores, a presença de Deus se manifesta em nosso meio, há uma conexão entre louvores e a presença de Deus. Centenas de milhares de cristãos estão descobrindo o poder da presença de Deus em suas vidas enquanto adoram ao Senhor particular e publicamente.

Deus está em todo lugar porque Ele é onipresente. Ele enche a terra e os céus, tudo ao mesmo tempo. Uma pessoa não pode nem mesmo deixar e retornar para a presença de Deus. Ele está sempre ali. Ha uma diferença em contemplação e manifestação. Os olhos de Deus estão em todo lugar, Ele vê tudo, Ele contempla tudo, mas só se manifesta onde é adorado, onde é desejado.

Em Gênesis 3 relata o momento da desobediência de Adão e Eva, ali eles pecaram contra Deus. No versículo 8 diz: Ouvindo o homem e sua mulher a voz do Senhor Deus, que andava pelo jardim na viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim.

Todos nós estamos sob a face de Deus, Ele está absolutamente em todo lugar, então como é possível alguém se esconder de Sua presença? Na realidade existe uma outra dimensão de Sua presença. A palavra hebraica para "presença" aqui significa "sob ou à face". É um maior nível de intimidade. Quando nós estamos à face de alguém, é um lugar de vulnerabilidade e intimidade.

Adão e Eva sempre foram visitados por Deus, quando Ele vinha até eles. Eles provavelmente costumavam correr para encontrá-lo, mas neste dia em que eles pecaram, como resultado, esconderam-se. O pecado deles os tornou autoconscientes e conscientes do pecado, e não quiseram se aproximar de Deus. Aprenda isso hoje, o pecado vai tirar seu desejo de estar sob a face de Deus.

Como resultado, Adão e Eva se esconderam da face de Deus, atrás das árvores do jardim. Mas se essa presença fosse tocante à onipresença de Deus, Ele estaria ali entre as árvores, e o casal não se esconderiam dEle. Estamos falando de um outro nível da presença de Deus que siginifica "presença manifesta".

A presença manifesta de Deus é um aspecto não usual que é revelado em algum lugar ou momento. Essa dimensão da presença de Deus é Sua presença revelada. É a sua essência evidente, aqui Ele se torna perceptível, discernível e até visível.

Embora Deus esteja em todo lugar, Ele não está evidente em todo lugar. A presença manifesta é a essência tocável e tangível de Deus. Todos os cristãos têm acesso a essa presença íntima de Deus, mas alguns não sabem como encontrá-la.

Deus quer ser encontrado. Muitos pensam que Sua presença está evidente apenas quando Ele decide revelar a Si mesmo. No entanto, existe um maravilhoso segredo que Deus quer que conheçamos, você pode se achegar à presença de dEle a qualquer hora, em qualquer lugar.

A consciência do esplendor, essência e poder do Deus Criador, Todo Poderoso serão conhecidos em toda a terra. Em Habacuque 2:14 diz: “E a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas enchem o mar.”

Na verdade, a Bíblia que é a Palavra de Deus nos encoraja e ordena que busquemos a Sua presença. Em 1 Crónicas 22:19 e Salmo 105:4 dizem: “Agora consagrem o coração e a alma para buscarem o Senhor, o seu Deus. Recorram ao Senhor e ao seu poder; busquem sempre a sua presença! ”

Como a palavra "presença na bíblia" é traduzida como "na face", significa que precisamos ir a busca de algo maior do que simplesmente estar onde Deus está, mas de ter Sua presença revelada em nós, de senti-lo, de toca-lo e assim sermos encharcados por Sua glória, por Sua unção, alegria e poder.

Vamos precisar nos esforçar para encontrarmos Deus em nossa vida e adoração no nível desejado por Ele. Em Jeremias 29:13 Deus disse: Buscar-me eis e me achareis quando vocês me buscarem de todo o vosso coração." Deus quer ser encontrado, esta é uma necessidade vital para nós e para Deus. Ele nos ama e quer que todos sejamos salvos para um dia irmos morar no Céu para sempre com Ele, Fomos criados por Ele e para Ele, por isso sem Ele estaremos sem vida e incompletos.

Se a Presença de Deus estiver revelada em nós, se o buscarmos de todo o nosso coração, esta presença será refletida através de nós e muitas vidas e famílias serão salvas, isso é o que Deus mais deseja.

Por isso devemos ser proativo e buscar a presença de Deus incansavelmente e com profundidade, precisamos sair da superfície e mergulharmos nEle. É essencial para um adorador ter paixão pela presença de Deus.

Moisés em um momento de oração pediu para ver o rosto de Deus, para contemplar a Sua Presença, mas Deus disse que era impossível, pois se ele o visse, morreria, mas Moisés insistiu em ter a revelação da presença de Deus. Em outras palavras ele estava dizendo, mesmo que eu morra, quero ver o Senhor. Então Deus feriu uma Rocha, abriu nela uma fenda e pediu para Moisés se esconder naquela fenda, assim quando Ele passasse, com Sua mão o cobriria e a rocha lhe protegeria do poder e da manifestação da Sua Glória.

Deus se revelou parcialmente, isto é, na medida em que Moisés poderia suportar. Sabemos que esta Rocha é Jesus Cristo que foi ferido, nEle podemos nos esconder, nEle nossos pecados são perdoados, nEle somos aceitos e assim podemos ver, adorar e sentir a presença de Deus. A presença de Deus nos liberta, nos cura, nos restaura e nos salva. Ali a mão de Deus o cobriu; isso representa o Espírito Santo que nos revela a Sua presença de acordo com a intensidade e persistência em nossa busca por Ele.

Se vivermos nossa vida fora da presença revelada de Deus, isso se tornará difícil e seco como deserto. Rapidamente nos tornaremos como peixes fora d’água, porque, como os pais da humanidade, Adão e Eva, nós fomos feitos para desfrutar da íntima presença de Deus, nosso Pai Celestial.

Compartilhar: o que esta palavra falou ao seu coração, no que ela mais te tocou?

Líder ore por todos, faça o apelo e convide todos para o culto de domingo.

Atenção: Px Sábado culto de jovens, eles precisam participar, domingo será a Santa Ceia. Tragam o quilo se alimento, se organizem como células e formem cestas, mesmo que sejam parciais! Participem

 

 

 

Imprimir