Fundamento da Fé Cristã

Romanos 10:8-11; Genesis 2:15,17; 3:4,5

A verdadeira fé procede do coração e não da mente. Não basta um mero assentimento mental, é preciso aplicar o coração para crer na Palavra de Deus. A Carta aos Hebreus, 11.1, diz que "fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem". Portanto quem crê, não tem que forcar para crer. A fé é simplesmente uma convicção, uma certeza.

O primeiro pecado do homem não foi só desobediência, foi também incredulidade. Adão e Eva não levaram a sério o que Deus disse. Eles duvidaram e desobedeceram e isso foi o mesmo que dizer que Deus estava mentindo. Deus disse que se eles comessem do fruto daquela arvore eles morreriam, e, o diabo chega e os engana dizendo que Deus não tinha dito a verdade, pois se eles comessem, além de não morrer, ficariam iguais a Deus no conhecimento do bem e do mal.

Ele e sua esposa acreditaram no diabo, comeram e morreram, tanto espiritualmente, com fisicamente, e o pior, isso passou a todas as pessoas, a terra toda foi amaldiçoada e todas as gerações desde então, estão sofrendo. Foi necessário Jesus Cristo vir e morrer na cruz para neutralizar as conseguências do pecado na humanidade com a finalidade de resgatar as pessoas da sua condição de morte para a vida. Se você creu em Jesus Cristo e entregou a sua vida a Ele, você saiu da morte para a vida!

Há três tipos de fé na Bíblia. A fé para salvação, o dom da fé e a fé para a vida cristã.

1. A fé para a salvação. O primeiro tipo de fé é a que recebemos para a salvação. Em Efésios 2:8,9 e Romanos 10:17 diz: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. …E assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela Palavra de Cristo.

A salvação é um dom de Deus, mas essa fé inicial para a salva­ção também é parte da graça maravilhosa de Deus plantada em nós. Você não poderia ter crido para a salvação se não fosse a Palavra de Deus sendo pregada e a ação do Espírito Santo gerarando fé. Apesar de não conhecer, al­guém pregou para você e a fé veio pelo ouvir a pregação da Palavra de Cristo,  e, então, por ter crido em nEle, você foi salvo. Essa fé inicial é a fé para salvação.

    2. O dom da fé. O segundo tipo de fé é o dom da fé. A Bíblia diz que o Espírito Santo concede nove dons e um deles é o dom da fé (ICor 12.9). Muitos irmãos possuem esse dom. Que características possui quem tem o dom da fé? Ele é al­guém que transmite fé aos outros, ou seja, quando ele ministra, a fé não fica só com ele, mas passa para os outros; quando eles crêem, não crêem só para si, eles conseguem levantar a fé dos outros.

Aquele que possui o dom da fé, tem uma fração da fé de Deus dentro de si, essa pessoa além de fazer milagres usando esse dom, é alguém que também desperta a fé nos outros para que estes recebam milagres.

3. A fé para a vida cristã. A fé para a vida cristã é a fé para crescer em Deus, para vencer o diabo, para vencer o mundo, para vencer as circunstâncias contrárias e subjugar as obras da carne sem desistir ou recuar. É essa fé que nos permite ver o cumprimento das promessas da Palavra de Deus, nós  revelamos essa fé pelo nosso testemunho cristão. Testemunhamos da nossa fé não somente com nosso caráter mudado ou nossa conduta santa, mas também quando te­mos fé para prosseguir relfetindo Jesus Cristo ás pessoas no mundo.

Não fique esperando que outros creiam por você. Levante-se como vencedor e guerreie as guerras que o Senhor tem colocado diante de você. Tenha uma vida cristã genuína e sempre confesse: "Eu sou mais do que vencedor por meio daquele que me amou" (Fp 4.13). Comece a guerra dizendo: "Eu já venci! O diabo está derrotado, ele não pode me vencer". Essa é a postura de fé em ação que o Senhor Deus deseja ver em nós.

Uma pessoa integrada na igreja funcionando se mantem ativada e crescente, mas se ficar parada sem movimento, enferruja, arrefece, desanima e esfria. Tudo se torna enfadonho e com o tempo a fé acaba e tudo se perde. Você é discípulo de alguem, esta funcionando em alguma rede de apoio da igreja?

Na medida em que vemos a manifestação do que temos buscado, a nossa fé cresce para enfrentarmos desafios ainda maiores. A fé é desenvolvida quando a vemos funcionando. Quanto mais você exercita a fé, mais a vê funcionando e, consequentemente, crerá por coisas ainda maiores. É como um exercício. Depois de nos exercitarmos em uma atividade, podemos fazer coisas que antes não fazíamos e nos sentimos encorajados a coisas ainda maiores. Este é o círculo virtuoso da fé: quanto mais vemos a fé funcio­nando, mais temos fé para exercitá-la no futuro.

Decida crer para ver o invisível através da fé. Chame à existência em sua vida as promessas de Deus. Peça, creia e receba o que você tem pedido ao Senhor, pois quando você crê no que Deus disse, você confessa, declara e age em linha com a confissão. Quando você tem esta atitude de fé, Deus é honrado, pois você demonstrou confiança nEle, mesmo contra a lógica e o mundo, você agiu de acordo com a Sua Palavra trazendo a existência àquilo que ainda não é, como se já fosse. 

A fé que em primeiro lugar devemos buscar é a fé para salvação, pois as demais depende desta. A fé para salvação é despertada pela Palavra de Deus, as outras são desenvolvida na caminhada cristã. Se você ouvindo a Palavra de Deus, creu que Ele te ama e por isso enviou Jesus para te salvar, se você crê em Jesus Cristo como Senhor e salvador, então confirme sua fé entregando sua vida a Ele, confessando-o com teu Senhor e salvador, sua vida a partir deste momento vai mudar!

Se você ja creu e está integrado na igreja, comece a buscar crescimento através da fé em Cristo. Como cristãos precisamos crescer no conhecimento de Deus exercendo fé ao busca-lo, revendo conceitos e atitudes a serem mudadas e avançando na rota do aperfeiçoamento pela Palavra de Deus, e assim demonstrar nossa fé através do seu testemeunho cristão.

 

Prática: verifique se alguem tem um testemunho para edificar a fé dos demais e no final faça o apelo e ore por todos!

 

Amamos você!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

Atenção: Faça a sua inscrição na Escola de líderes e avance para viver as novidades de Deus. Prepare além dos dízimos e ofertas, as suas primícias para entregar na festa de Pentecostes. Amem!

Imprimir