Fundamentos que alimentam a fé

Mateus 16:13-19; João 14:6

O fundamento é algo extremamente importante em qualquer área da vida. Se o fundamento de coisas naturais é muito importante, imagine na vida espiritual que influencia as demais áreas da vida. Se o fundamento é essencial para construir coisas naturais e passageiras, imagine a importância dos fundamentos daquilo que permanecerá por toda a eternidade!

Num edifício sem fundamento sólido ninguém se anima a morar, é perigoso, vai cair. Nossa vida cristã igualmente precisa de um fundamento, de um alicerce melhor que qualquer prédio que o homem possa construir. Quando desenvolvemos nossa vida cristã, estamos edificando, é imprescindível estabelecer o fundamento, pois todas as áreas da nossa vida dependem disso. É certo que as tempestades virão e nesse dia, se tivermos um alicerce espiritual sólido, não seremos abalados.

A alegria, a saúde, a família, a prosperidade, um bom emprego, a empresa, as finanças e bons relacionamentos são coisas muito importantes, todos nós precisamos estar bem nestas áreas, mas elas não são fundamentos, elas são resultados de se ter um fundamento sólido na vida espiritual. O Fundamento da Vida Cristã fala de termos revelação do Senhor Jesus como O filho de Deus, como o Cristo, o salvador.

1. O fundamento de Deus para salvação e manutenção da fé genuína

No versículo 18 Jesus diz: … sobre esta pedra edificarei a minha igreja …”  Quando Jesus disse, sobre esta Pedra edificarei…; Ele estava se referindo a si mesmo. Então essa pedra é o alicerce da igreja e a igreja somos nós. Podemos concluir que essa pedra também é o alicerce de nossas vidas.

Precisamos enxergar Jesus como o filho de Deus e como o Cristo de Deus. O simples fato, de ver Jesus como Ele é, pode mudar nossas vidas completamente, pois muda a forma de entendermos as coisas. Isso foi o que aconteceu com Pedro neste texto que lemos hoje.

2. Ver Jesus como “filho de Deus

Jesus como filho de Deus fala de intimidade, fala de relacionamento pessoal, fala de conhecer a Deus. A Bíblia diz que Jesus é a exata expressão de Deus Pai, ou seja, se quisermos conhecer a Deus temos que conhecer Jesus. Se quisermos conhecer o caráter de Deus, temos que conhecer Jesus. Certa vez Filipe  um de seus discípulos disse a Jesus para mostrar o Pai para eles e Jesus respondeu: há tanto tempo estou convosco e não me conheces? Quem vê a mim, vê o Pai.

Jesus é o Filho de Deus. Quando entendemos isso, Jesus deixa de ser simplesmente alguém que tem boas palavras. Jesus deixa de ser simplesmente um profeta, alguém que foi um bom cidadão e passa a ter uma dimensão divina, o que verdadeiramente Ele tem. Jesus não nasceu de homem, sua semente foi divina, o Espírito Santo colocou no ventre de Maria uma semente divina que gerou o homem Jesus, sem pecado. O verbo vivo desceu e nasceu na terra e habitou no meio dos homens, Ele se fez também filho do homem.

Crendo e recebendo a Jesus Cristo como filho de Deus, nos dá também o direito de nos tornarmos Filhos e herdeiros de Deus, crendo nEle como Cristo que significa Messias, nos dá o direito a Salvação.

Sem essa revelação, o poder divino de Deus não fluirá em nossas vidas. Nós teremos muito conhecimento, mas nenhuma vida, sem transformação. Jesus falando sobre si em João 14:6 disse: “… Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida…”.

3. Jesus Cristo é o caminho da Salvação

Verdadeiramente quando nos convertemos ao Senhor Jesus, mudamos a nossa trajetória de vida. Antes tínhamos um estilo de vida, agora temos outro. Antes nossos programas tinham o objetivo apenas de dar prazer a qualquer custo. Agora não! Antes vivíamos apenas em função de nós mesmos. Agora vivemos em função do propósito de Deus. Isso significa que conhecemos o Senhor como “o caminho”. Antes andávamos por qualquer caminho; agora verdadeiramente temos um caminho novo que nos leva para a eternidade com Deus. Jesus é o caminho de acesso ao Pai Celestial.

Essa é a primeira experiência que temos com Jesus Cristo. Ele, o Filho de Deus é o caminho vivo que nos leva ao Céu para a presença de Deus. O resultado é a vida eterna que passamos a usufruir já neste momento.

4. Jesus, a verdade

Jesus Cristo disse em João 8:32: conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.  Quantos vivem em verdadeiras prisões simplesmente porque não confiam que Jesus é a verdade. Não existe mais condenação para quem está em Jesus Cristo. Basta que você se aproprie disso pela fé. Essa é a verdade que nos liberta, pois foi Ele quem disse.

Quando isso for mais que uma teoria e passar a ser uma experiência, certamente nenhuma prisão poderá nos deter. A experiência é questão de fé e fé é crer, tão somente crer. É para agora mesmo, você crê? Amem!

5. Jesus, a vida

Existem pessoas que não conhecem a Jesus como vida, e ninguém o conhecerá sem arrependimento. O arrependimento é o instrumento para mudar de caminho. Antes estávamos andando em outros caminhos que conduzem para longe de Deus, mas quando nos arrependemos dos nossos pecados e recebemos a Jesus como nosso Senhor e Salvador, entramos no caminho da salvação, experimentamos a verdade que nos liberta e recebemos a vida de Deus, a vida eterna.

Praticar: A você que está nos visitando, você crê que Jesus Cristo é o caminho a verdade e a vida? Você quer confessá-lo como teu Senhor e salvador e receber uma nova vida, a salvação, a vida eterna?

 

Líder, ore por todos e projete o dia da sua multiplicação. Próximo sábado tem culto de jovens, o último domingo do mês será o culto do amigo e o segundo mês de Dezembro, será o culto da multiplicação.

 

Amamos você!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita Moreira

Imprimir