O Poder da Palavra de Deus em nós – Parte IV

Provérbios 4:20-22

A Palavra de Deus é a Sua vontade para nós, é medicamento e saúde para nosso espírito, alma e corpo. Se a Palavra de Deus é medicamento, Ela sustenta o motivo pelo qual Deus quer que Seu povo tome esse medicamento, recupe­rando-se de toda perda e de todo mal, e assim permanecer saudável, liberto e forte. Deus nos diz, exatamente, como receber saúde para todo o nosso ser, isso inclui vida de Deus em nós, isso fala de uma vida plena no espírito, alma e corpo

Em Provérbios 4:22 Deus disse: Minhas palavras são vida para os que as acham e saúde, para o seu corpo. Deus declara, explicitamente, em Sua Palavra, que quer que a achemos para que possamos receber vida e saúde para todo o nosso corpo. A vida de Deus é saúde para todo aquele que acha a Palavra de Deus, logo, a cura é a vontade de Deus para todos. Temos a tendência de buscarmos em primeiro lugar a saúde do corpo, mas esta saúde só será perfeita se a vida de Deus estiver em nós.

A Palavra como poder de cura. A Palavra de Deus é tão variada e maravilhosa em seu funcionamento que provê não só saúde espiritual e transformação para a alma, mas também saúde física e força para o corpo. Nos salmos 107:20 diz: Enviou-lhes a sua Palavra, e os sarou e os livrou do que lhes era mortal.

Pode haver uma promessa de cura e libertação mais abrangente do que essa? Saúde para todo nosso corpo e livramento de todo mal! Todas as partes de nosso cor­po e proteção estão incluídas nessa frase, nada é omitido. Além disso, a palavra "saúde", no hebraico, também pode ser traduzida por "medicamento". Assim, Deus se comprometeu a prover com­pleta cura física e saúde em todos os aspectos para Àqueles que se apropriam da Sua Palavra.

Lado a lado com essa passagem podemos colocar o seguinte texto que está em Isaías 55:11: Diz o Senhor , Assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.

A Palavra de Deus é saúde e medica­mento para todo o nosso ser. Nós poderíamos chamar esses três versos de provérbios de "o grande medicamento de Deus". Eles contêm um medicamento que nunca foi composto por nenhum bioquímico sobre a terra, é uma garantia de cura para todas as doenças, sejam elas físicas, emocionais ou espirituais.

Porém, quando um médico prescreve um medicamento, ele normalmente prescreve as condições para o uso do remédio, o que implica dizer que nenhuma cura pode ser esperada a me­nos que o medicamento seja tomado regularmente, de acordo com as direções dadas. O mesmo é verdade com o "medicamen­to" de Deus em Provérbios. As direções estão "claras e específicas", e nenhuma cura está garantida se as direções não forem seguidas. E que direções são essas? Elas são quatro.

1.  Atenta para as minhas palavras. Essa direção bíblica nos fala simplesmente de darmos prioridade para a Palavra de Deus. Precisamos entender a importância e a primazia da Palavra em nossas vidas. Ela é como se o próprio Senhor Jesus estivesse falando conosco em carne e osso.

2. Inclina os ouvidos. A fé vem pelo ouvir a Palavra. Muitos não são curados por que não gastam tempo suficiente ouvindo e profetizando as promessas da Pala­vra de Deus. Inclinar os ouvidos também significa assumir uma atitude de humildade e bediencia diante de Deus.

3. Não os deixe apartar-se dos teus olhos. Muitos de nós temos a atenção dividida. Com um olho olhamos para as promessas de Deus e com o outro esperamos nos homens ou olhamos as circunstâncias contrárias. Veja, em Mateus 17:8 diz: E olhando eles a ninguém viram senão a Jesus.

4. Guarda-os no mais íntimo do coração. Do coração procedem as fontes da vida. O nosso coração foi criado para amar a Deus e para crer. Essas duas coisas procedem do coração. Quando nos enchemos com a Palavra, tanto o amor como a fé devem crescer. Se seguirmos essa prescrição médica de como tomar o remé­dio, podemos crer que ele é poderoso para fazer com o que os efeitos de cura e saúde se manifestem em nossas vidas.

A Palavra de Deus é medicamento. Isso significa que é um remédio infalível para qualquer coisa que nos aflige, incluindo tudo o que pertence à nossa vida. A Palavra de Deus é um remédio para tudo o que preci­sa ser mudado em nossa vida.

Uma vez que a Palavra de Deus é um medicamento para nossa vida, então devemos apoderarmo-nos deste medicamento, desta verdade para que a cura, libertação, salvação e prosperidade se manifestem.

Vamos rever para não esquecer?

1. Atente para a Palavra de Deus;

2. Incline seus ouvidos para Ela (prestar atenção);

3. Não a deixe apartar-se dos seus olhos; (Tenha a imagem da promessa e daquilo que ela está falando, na sequência, confesse-a como verdade pra você);

4. Guarde-a no meio do seu coração, confesse-a e faça isso com intensidade.

Todas essas instruções requer uma ação contínua, não algo que fazemos de vez em quando. Em I João 5.4 diz que a fé é a vitória, e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. No entanto em Romanos 10.17 diz que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus, não por tê-La apenas ouvido uma vez, mas sim quando permanecemos ouvindo e apoderando-se dEla, é exatamente nesse momento que vem a vitória nas áreas em que mais precisamos vencer!

Compartilhar: Você crê que a Palavra tem poder para lhe transformar? Você crê que nela há cura para todas as áreas da sua vida?

 

Amamos você!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

Imprimir