O Poder da Palavra de Deus em nós- Parte III

Romamos 10:8-10; Tiago 1.21

Você já lutou em certas áreas de sua vida, imaginando qual seria a vontade de Deus naquela situação ou circunstância particular? Há grande paz e conforto em saber a vontade de Deus. No Salmo 139.17, o Salmista dizia: E quão preciosos são para mim, ó Deus, os teus pensamentos! Quão gran­de é a soma deles!

Como podemos saber a vontade de Deus nas si­tuações e circunstâncias da vida? Simples; Inclinando nossos ouvidos às razões de Deus. Ele diz em Provérbios 4:20,22: …atenta para as minhas pala­vras, porque são vida e saúde para o seu corpo.

A Palavra de Deus é a vontade dEle para nós. Então, quando a conhecemos e agimos de acordo com Ela, Sua Pala­vra nos traz vida e saúde. A resposta para tudo o que precisamos na vida, incluindo a cura, pode ser encontrada na Pala­vra de Deus.

O que determina nosso sucesso ou fracas­so é o que fazemos com as Escrituras. A Palavra de Deus é vida e saúde para o nosso espirito, alma e corpo, é um remédio infalível para todas as questões da vida. Mas só teremos os seus benefícios, se inclinarmos nossos ouvidos e concentrá-los nela. Vejamos:

1. Precisamos confessar a Palavra de Deus com fé e com autoridade. Devemos crer de todo o coração no que falamos. A Bíblia ensina que o que não procede do nosso coração não têm valor algum. Deus respeita somente o real consentimento dos homens.

Daí o porque dEle sondar os nossos corações, pois só damos real permissão quando o que os lábios professam está em linha com o nosso coração. O que é dito da boca para fora não tem valor algum, é pura religiosidade morta. Jesus em Mateus 15.8 dizia dos fariseus: "Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim". A confissão deve partir do coração.

2. Devemos confessar com ousadia e autoridade. Daí a Pala­vra dizer que com o coração se crê e com a boca se confessa. Confesse a Palavra. Fazendo assim, você a usa como uma po­derosa arma. Precisamos  também aprender a lavar os pés uns dos outros em nossas reuniões gerais, nas reuniões de células e mesmo em simples encontros casuais. E como fazemos isso? Ministrando a Palavra, que é água, que limpa. Precisamos declarar e confessar a Palavra uns aos outros com frescor e vida. Declarar o poder de Deus e o Seu louvor entre nós.

3. A Palavra como poder para nos transformar. Certo dia o Senhor Jesus chegou a Seus discípulos e lhes per­guntou: "Quem diz o povo ser o Filho do homem?". Eles res­ponderam que uns diziam que Jesus seria Elias, outros achavam que era João Batista, Jeremias ou algum dos profetas. Mas o Senhor insistiu: "E vós, quem dizeis que eu sou?". Pedro, então, com sua atitude peculiar, se levanta e faz uma grande declaração: "Eu sei quem Tu és, Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!". Depois dessa declaração, o Senhor Jesus disse a Pedro: "Você antes era Simão, mas agora será Pedro. Antes era um junco pe­queno e frágil, agora será pedra!".

A confissão mudou Pedro. A Palavra de Deus na boca de Pedro, teve o poder de mudá-lo de Simão para Pedro. O mesmo precisa  acontecer conosco. É a Palavra de Deus em nosso coração e em nossa boca que tem o poder de nos transformar.

O Apóstolo Tiago diz que a Palavra de Deus em nós implantada é pode­rosa para salvar as nossas almas. A salvação no nível do espírito já aconteceu, é o que chamamos de novo nascimen­to. Mas a salvação no nível da alma é um processo que chamamos de transformação. Essa transformação então acontece pela Palavra que é semeada em nós.

Jesus também disse em Marcos 4.26-29 que o reino de Deus é como se um ho­mem lançasse a semente na terra. A semente é a Palavra de Deus e a terra é o nosso coração. Esse homem dorme e se levanta, de noite e dia, até que, sem saber ele como, a semente germina e cresce. Assim acontece conosco, só precisamos tomar a decisão de semear a semente no coração e ela por si só germinará em nossas vidas, nos transformando. Quando alguem toma a decisão de mudança, é porque a Palavra germinou.

Em Romanos 12:2 diz que seremos transformados pela renovação da nossa mente. Como podemos re­novar a nossa mente? Através da Palavra de Deus. Precisamos comer a Palavra e ruminá-la até que a nossa mente seja renovada. Os velhos padrões de pensamento e opiniões devem ser agora conformados, ou colocados na forma da Palavra.

O nosso espírito foi regenerado, agora a nossa alma está sen­do transformada. A mente é a função mais importante da alma. Mudar a mente é mudar a alma. A nossa mente é mudada quan­do a conformamos com a Palavra de Deus. A nossa vida só será transformada pela Palavra de Deus movida e revelada em nós pelo Espírito Santo, Ele traz vida em nós e usa a Palavra para nos mudar para melhor. Se me encho da Palavra, sou transformado de glória em glória.

Conclusão: Muitas pessoas no mundo todo carregam sobre si mesmas muito das dificuldades que experimentam na vida. E é claro que o diabo as mantém acomodadas no engano e no erro. Se as pessoas conhecessem e apenas fizessem o que diz a Bíblia, ser-lhes-ia poupado muito sofrimento.

Podemos economizar muito sofrimento na vida apenas inclinando nossos ouvidos às razões de Deus! Precisamos inclinar nossos ouvidos para o que diz a Palavra de Deus sobre cada setor da vida. Quando obedecemos a uma parte da Bíblia, torna-se muito mais fácil obedecer às outras. Por outro lado, se desobedecemos à Palavra de Deus ao longo de uma linha específica, torna-se mais fácil desobedecer à Palavra em outras áreas.

E, quan­do estamos em desobediência, é aberta uma porta para o diabo entrar operar em nossa vida. É bem melhor escu­tar a Deus e prestar atenção ao que Ele nos diz através da Sua Palavra, a Bíblia.

Nós precisamos inclinar nossos ouvidos para toda a Palavra de Deus, e deixá-La ser a autoridade final em nossa vida. A Palavra de Deus é o próprio Deus falando conosco. Se quisermos podemos inclinar nossos ouvidos às razões de Deus, ou podemos fechar nossos ou­vidos a elas.

Se abrirmos nossos ouvidos às razões de Deus, possibilitamos que o Pai Celestial faça fluir em nós seu poder, unção, alegria, cura e o “quanto mais” que Ele quer nos dar. Em Mateus 7:11 Jesus nos diz: quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem. Creia, viva, peça e receba!

Compartilhar: Você crê que a Palavra de Deus tem poder para lhe transformar? Você crê que nela há cura para a sua vida? Você crê em Senhor Jesus como Senhor e Salvador? Já o recebeu em sua vida?

 

Amamos Você!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

 

Imprimir