Prosseguirei para o alvo – Parte final

Filipenses 3:13; I Timóteo 1: 19

Estamos com Cristo numa nova vida e isso é maravilhoso. Porém, para podermos avançar para o alvo de Deus para nós, precisamos resolver a antiga vida. Sem Jesus Cristo, certamente não conseguiríamos nos desvencilhar de muitas coisas que nos prendiam como hábitos errados, falhas no caráter, relacionamentos quebrados, práticas de idolatria, etc. Agora que estamos em Cristo podemos e devemos de uma vez por todas concluir todas estas coisas. É fundamental que você resolva seu passado pelo menos por quatro razões básicas:

1.Para que o diabo não te acuse em nada;

2.Para ter um bom testemunho diante dos homens;

3.Para que você tenha uma consciência pura diante de Deus;

4.Para que a bênção de Deus não fique retida em sua vida.

O apóstolo Paulo orientou Timóteo seu discípulo sobre a importância de uma consciência pura diante de Deus, e alguns acabaram naufragando na fé porque rejeitaram este aspecto tão importante da jornada com Deus.

Não há quem lance o olhar ao passado sem que possa dizer que não tem coisas das quais lamentar. A única pessoa que pode dizer que não tem do que se arrepender é alguém que teve uma vida perfeita; e como nenhum de nós teve esta vida, todos temos o que lamentar.

O alvo do coração de Deus é resgatar o homem das trevas para a sua maravilhosa luz, é gerar através do sacrifício de Jesus, uma nova chance para todas as pessoas, para isso ele nos dá o poder de decidir o que de fato queremos para a nossa vida. Neste texto de Filipenses 3:13 que lemos, vemos quatro coisas que nos ajudarão a prosseguir rumo ao destino final.

Para prosseguirmos precisamos:

1. Estarmos insatisfeitos com nossa Posição. Ele disse: Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. (Fp. 3:12).

2. Ser Liberto do nosso Passado. Ele disse: Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão. (Fp. 3:13). 

3. Seja Devotado ao Propósito. Apóstolo Paulo declara: uma coisa faço. Ele tinha descoberto o segredo do poder da concentração: “Eu darei minha vida por uma só coisa.” Veja estas duas palavras: uma coisa. Lembra-se quando o jovem rico foi a Jesus? Depois de dizer que havia cumprido todos os mandamentos, Jesus declarou: uma coisa te falta. 

Qual a única coisa que Paulo perseguia? Veja o versículo 14: prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (para mim). (Fp. 3:14). 

  • Alvo significa olhar para uma marca na qual os olhos estão fixos;
  • Prêmio significa recompensa por ter vencido a corrida, ou por ter chegado ao lugar demarcado. 

O Apóstolo Paulo queria dizer: “Eu tenho um alvo: vou fixar os meus olhos nele. Tenho edificado toda minha vida em volta dele. Tudo quanto faço visa alcançar esse alvo”. Um só alvo, um só objetivo. Muitas vezes nada alcançamos, porque atiramos em todas as direções.

Concentração é o segredo do poder. Olhe para o Rio. Ele corre entre duas ribanceiras e se torna fonte da energia elétrica. O rio que flui em todas as direções, se perde. Se fluirmos entre as ribanceiras dos desejos e propósitos de Deus e da Sua vontade, seremos poderosos.

O Apóstolo Paulo tem uma receita muito simples de como causar uma revolução de Deus em nossa vida: Estabeleça os alvos certos na vida e depois edifique sua vida de modo a alcançá-los. Você produzirá 200% a mais se decidir tomar o tempo para estabelecer alvos e edificar a sua vida em volta deles com o fim de alcançá-los. Estabeleça os alvos certos, faça a coisa certa, a resposta está no propósito de Deus para você.

4. Seja Determinado em Sua Paixão. Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

A vida do Apóstolo Paulo era um prosseguir. Ele estava sempre prosseguindo. Ele dizia: Posso ser desencorajado, mas vou prosseguir; posso ser derrotado em um projeto, mas vou prosseguir; posso sentir-me cansado, mas vou prosseguir; estou sempre fazendo progressos, sempre prosseguindo.

  • Você pode e deve esquecer seu passado no sentido dele não te impedir de avançar; 
  • Você pode e deve focalizar-se no futuro para estar bem definido de aonde quer chegar; 
  • Você pode e deve estabelecer alvos claros para definir bem qual caminho seguir. 

Mas isso demandará mais do que inspiração, mais do que transpiração para chegar ao lugar onde você deve estar. Isso demandará determinação. Você tem de ter aquela vontade de ferro para dizer: “eu irei para onde devo ir. Eu estarei onde Deus quer que eu esteja. Vivemos em uma geração que facilmente desiste. Nesta geração homens se divorciam da mulher só porque queimou os biscoitos.

Exemplo de determinação: Abraão Lincoln.

Em 1832 Lincoln perdeu um emprego e em 1833, seu negócio faliu. Ele teve um caminho de muitas derrotas. Somente em 1858 venceu e foi um dos maiores presidentes dos Estados Unidos. Era um perdedor. Mas ele tinha um alvo: ser presidente dos EUA. Ele perseguiu uma coisa. O fracasso não é final; o fracasso nunca é um funeral. Deus não completou a obra em você até que você dê o último suspiro. A obra de Deus na sua vida não estará terminada até seu último suspiro, vai além disso, tem a ressurreição para a eternidade no céu com Ele.

Por causa da graça, da misericórdia e do perdão de Deus, não importa aonde estivemos; não importa o que fizemos; não importam nossas culpas, mas o que importa é aonde estamos agora e para onde nos dirigimos, qual é de fato nosso alvo, o que importa é sabermos para onde queremos ir.

A cada dia com Jesus Cristo é um novo dia. O que aconteceu ontem, seja bom ou mal, não é o fim. Hoje é um novo dia, desde que Jesus Cristo seja o Senhor e Salvador da nossa vida. Então poderemos dizer a cada dia: Prosseguirei. 

Seja Devotado ao Propósito. O Apóstolo Paulo disse: Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Fp. 3:14). 

Compartilhar: Esta palavra te deu destino, te ajudou a definir tua vida? Ou o que ela mais falou com você?

 

Amamos você!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita                                          

Imprimir