As cinco pedras lisas de Davi – Parte III

I Samuel 17: 31-40,45,49-51

Todos nós neste planeta temos problemas para vencer, já vimos que lutas e dificuldades não são novidades para ninguém. Seja qual for a sua condição social, seu nível de conhecimento ou a sua compreensão da vida, o caminho de cada um, enquanto individuo, será um constante desafio e superação de obstáculos. Os problemas se tornam verdadeiros gigantes quando não são vencidos no início. Sejam problemas espirituais, no casamento, na família, na vida financeira, ou até pecados.

O desejo de Deus é que cresçamos e sejamos um povo curado e libertos na alma, nos relacionamentos e no corpo. Aprendemos na Palavra de Deus a importância de andarmos em fé e com propósito na nossa vida. Precisamos ser fortes, decididos, confiantes, definidos, destemidos, sabendo que Deus é poderoso para cumprir suas promessas feito a cada um de nós por meio do Senhor Jesus.

Eu decido ser santo, curado e liberto para vencer e viver para o Senhor, pois esta é a única forma de termos uma vida completa e feliz nesta terra. Precisamos vencer os gigantes para crescermos e ficarmos mais fortes, se formos derrotados, estaremos aprendendo com as derrotas e tiraremos força da fraqueza e não desistiremos nunca, sabe por quê?

Porque só perdem e são vencidos aqueles que desistem. Aqueles que desistem são aqueles que andam sozinhos e isolados, não conseguem se submeter. Nós porem aprendemos o caminho do relacionamento, estamos juntos e unidos no corpo de Cristo e isso nos faz vencer sempre. O Senhor Deus está conosco, não andamos sozinhos e a Palavra dEle nos transforma gerando em nós fé, e esta fé nos dá força para superarmos e vencermos grandes obstáculos.

Para vencermos precisamos analisar dois pontos importantes

Primeiro: Avaliar a nossa causa

Precisamos identificar o nosso propósito, conhecer bem o nosso alvo. Qual causa, qual o propósito e alvo que nos faz lutar para superar determinados problemas? Por esse propósito vale a pena consumir nossas energias, esforço, tempo e compromisso? Vale o preço a ser pago? Pense: Às vezes nos desgastamos sem necessidade, muitas vezes empregamos muita energia numa situação simples e fácil de resolver! Por isso alguns naufragam quando a situação de fato é realmente difícil.

Davi avaliou a causa e viu que valia a pena lutar, que valia a pena correr os riscos, que valia a pena pagar o preço para enfrentar aquele gigante! Ele incluiu Deus naquela luta, ele não foi por si mesmo, ele foi movido por fé e um grande desejo de glorificar ao seu Deus. Ele disse ao gigante, hoje o Deus de Israel a quem tu tens afrontado entregará você nas minhas mãos, e este povo saberá que há Deus em Israel!!!

Segundo: Calcular nossa visão. Estamos vendo Golias como gigante ou como Anão?

1. Qual é a visão que eu tenho de Deus e de mim mesmo?

Quando Deus mede uma pessoa, ele coloca a fita métrica ao redor do seu coração e não na sua cabeça. Temos descoberto que antes que qualquer realização seja feita, ela acontece primeiro no coração!

O Coração fala de convicção, certeza e fé. “Cremos que vamos alcançar, e não temos dúvidas que vamos vencer. Nós vamos conseguir! ” O grande problema de algumas pessoas, é que ao enfrentar uma dificuldade, nas primeiras barreiras que se levantam elas já se sentem fracassadas; Já confessam que não vão conseguir; Logo dizem: Está muito difícil e terei que pagar um preço muito alto e não vale a pena.

Muitas pessoas não tem a visão clara do Deus que serve, nem do seu valor e nem da importância da conquista que está adiante de si, não conseguem ver que aquele problema em Deus pode ser superado e vencido para sempre.

Na verdade, muitas pessoas vivem esta realidade porque as dificuldades, as palavras que ouviram e problemas que viveram na sua história de vida, definiram uma identidade que conflita em muito, com o propósito estabelecido por Deus para cada uma delas.

2. Precisamos avaliar e saber que o diabo, inimigo das nossas vidas, fará de tudo para colocar informações erradas no nosso coração. Sabe porquê?

Por que o coração é o depósito de tudo o que somos, cremos e expressamos externamente. Por que nossas palavras e atitudes são externadas pela motivação do nosso coração e isso define tudo.

Em Provérbios 4:23 diz: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida. ” Por isso nossa conversão a Deus tem que acontecer no coração.  Por que com o coração se crê para justiça…”, ou seja, para ser justificado, salvo. (Romanos 10:10)

A conversão não acontece apenas no emocional, não acontece apenas no racional ou com uma decisão no nível intelectual e religioso.  Também não acontece por indução ou persuasão. A nossa conversão acontece no entendimento do coração. Disse Jesus em Mateus 13:15Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos; para que não vejam com os olhos e ouçam com os ouvidos e compreendam com o coração e se convertam para que Eu os cure. ” (Condição: compreender com o coração para sermos curados).

Quando entregamos nosso coração á Jesus Cristo, ENTREGAMOS TUDO! Enquanto NÃO entregamos nosso coração, nossa vida fica dividida entre obedecer a Deus e obedecer a vontade da carne ou do sistema deste mundo, desta forma o inimigo que se manifesta como um gigante acaba entrando e nos vencendo.

Mas quando entregamos totalmente o nosso coração ao Senhor Jesus; uma paz maravilhosa nos envolve; uma alegria permanente toma nossa vida e uma força sobrenatural nos faz capaz de crer para vencermos os gigantes Golias que se levantam contra nós. Vamos avançar sobre ele certos de que o derrotaremos, pois, o Deus Todo Poderoso está conosco!

Quando entregamos nosso coração ao Senhor Jesus, não importa quanto vai custar encarar o problema. Não preocupamos com o preço que pagaremos. Não nos importamos com os desafios da caminhada, dos relacionamentos que encontraremos e da mudança que viveremos com o mover das águas nos levando para o centro da vontade de Deus, com Ele vale a pena, tudo fica maravilhoso.

Tudo que temos e tudo que somos é de Deus, por Ele e para Ele vivemos e vencemos! Passamos a ter uma nova motivação para viver, tudo se torna novo! Nossa história e destino mudou! Recebemos nEle a vida eterna e passamos a andar sobre as circunstâncias, os anões e os gigantes malignos caem diante de nós, mas nós somos por meio do Senhor Jesus, conduzidos em triunfo! Jesus Cristo é a resposta para a nossa vida! Nele venceremos todas coisas! (I João 5:11-12).

Continua…

 

Compartilhar: Fale sobre esta série de ministrações. Você tem sido acrescentado na fé, visão, vida e propósito?

 

Amamos você!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita C. Moreira

 

Imprimir