As cinco pedras de Davi – Parte 1

1 Samuel 17:40-45,49

Segundo os ensinos bíblicos, precisamos nos concentrar no alvo e não nas circunstâncias contrarias, se não nos concentrarmos no propósito de Deus para nós, acabaremos sofrendo derrotas. Nunca devemos perder de vistas nosso alvo, pois podemos nunca mais vê-lo novamente. Precisamos visualizar o alvo e avançar para conquista, pois fomos conquistados por Jesus Cristo para conquistar, não perca a visão de Deus pra você, Ele é Deus de planos e propósitos.

No texto que lemos, Davi escolheu para si cinco pedras lisas do ribeiro. Ele venceu o gigante Golias com uma atiradeira e uma destas pedras lisas tirada de um riacho. Riacho é um rio estreito onde as correntezas são fortes, onde a água é corrente.

Havia muitas pedras aonde Davi estava, por que ele foi e escolheu pedras do ribeiro? É simples, quando as pedras estão em um rio de água corrente, elas vão se deslizando pela correnteza e vão se chocando umas com as outras, elas vão se arranhando, elas se tornam lixa e ao mesmo tempo são lixadas na convivência. O resultado final são pedras lisas, lixadas e lapidadas.

Pedras lisas não arranham, não ferem, não machucam, pois, as pequenas pontas agudas foram quebradas, foram tratadas quando conviveram com outras pedras numa caminhada rio abaixo. Se não houvessem atritos, confrontos, se o mover das águas não as empurrassem, elas não seriam aperfeiçoadas, não estariam lapidadas.

É muito importante conviver, relacionar-se com outras pessoas, as vezes não queremos conviver com pessoas difíceis, ou nos submeter a um discipulado onde somos acompanhados, confrontados e ministrados.  Conviver fala de andar juntos, fala de comunhão, fala de ter tudo em comum, fala de compartilhar das mesmas coisas, de estar sendo levados juntos pelo rio de Deus. Nesta comunhão podemos abrir nosso coração para ouvir e para falar, podemos confessar nossas fraquezas e pecados ao nosso líder e assim recebermos oração para sermos curados libertos e restaurados.

Conviver e caminhar juntos mostra a realidade de cada um, podemos às vezes ser feridos, mas isso estará quebrando pontas na vida de outras pessoas quando elas verem nosso amor e compreensão, e também estará nos aperfeiçoando, pois ficaremos mais maduros, mais perseverantes, mais amorosos, mais compreensíveis e mais fortes para vencermos as pressões deste mundo. Quando convivemos estaremos em muitos casos sendo lixados e aperfeiçoados para cumprirmos o propósito de Deus.

"O reino de Deus é o reino dos relacionamentos certos." Vemos isso quando fazemos um estudo cuidadoso das Escrituras que tem nos dado e mostrado essa verdade. É-nos dada a ordem de levar as cargas uns dos outros para cumprirmos a lei de Cristo (Gal. 6:2). Precisamos exortar, admoestar, consolar e amparar (l Tessal. 5:14 Heb. 10:25). E mais: somos exortados a con­fessar nossos pecados e orar uns pelos outros (Tiago 5:16), e estimular-nos ao amor e às boas obras (Heb. 10:24).

Entretanto, poucos cristãos andam nessas verdades bíblicas que mostram o segredo de uma vida em abundancia, e como consequência não crescem, não são curados e continuam pedras cheias de pontas. Um dos principais motivos é que muitos cristãos não conhecem bem uns aos outros para executar tais tarefas. Em essência, são estranhos. Como se vê, devo aproximar-me de outro cristão, ir além de nossos muros de defesa, e examinar-lhe a carga antes, para depois ajudá-lo a levá-la.

É preciso estabelecer certo nível de confiança antes que eu esteja livre e pronto para admoestar ou corrigir alguém. Deve existir um relacionamento estreito entre mim e meu líder, antes que eu me sinta confortável confessando-lhe meus pecados, sabendo que ele é alguém que já cresceu mais do eu e assim possa falar na minha vida e orar por mim. E esse relacionamento estreito depende de intimidade criada por participação honesta. Desta forma precisamos nos tornar líderes e discípulos curados e libertos, para que as pessoas possam confiar em nós e assim possamos ajudá-las a crescer em Cristo.

As reuniões de grandes grupos são essenciais aos domingos quando nos congregamos para louvor, adoração e para ouvir uma mensagem da parte de Deus. Nessas reuniões nos sentimos mais perto de Deus, Ele nos toca e tocamos nEle. Mas essas reuniões devem ser complementadas por outras de unida­des muito menores em que possam ocorrer níveis mais profundos de participação como essa que temos aqui e também no discipulado coletivo e individual. Segundo a Bíblia, essa prática nos cura, nos liberta e nos desata para um futuro prospero e seguro, pois gera paz interior e maturidade.

É por isso que creio com tanto vigor nos grupos pequenos que chamamos Células, discipulado, Encontros, escola de Líderes, etc., pois nestes lugares além da ministração da Palavra, do louvor, da adoração e oração, acontecem também os relacionamentos de perto. Na Célula e discipulado as pessoas se encontram semanalmente num ambiente informal para buscarem e aprenderem do Senhor e se relacionarem num ambiente mais íntimo e profundo de amor e transparência.

Deus quer fazer de nós pedras lisas, movidas pelo rio do Espírito para um propósito eterno. Jesus Cristo quer nos usar como pedras lisas para derrubar os gigantes que se opõem a nós e ao seu reino! As pedras lisas não se enroscam no pano do alforje puxando as linhas e com muita facilidade, escorregam na funda quando são lançadas e enviadas para vencer, é mais fácil lidar com elas. Elas atingem o alvo com mais facilidade e o impacto é maior. Quando as pedras lisas estão nas mãos do Senhor, os gigantes caem e os territórios são conquistados!

Quando aceitamos o confronto, denunciamos que enxergamos a necessidade de mudança na nossa vida, significa que as pontas estão se quebrando e estamos nos tornando pessoas mais doces, mais meigas, mais lindas e mais felizes com o propósito de sermos enviados, para vivermos e refletirmos a vida e o perfume de Cristo na vida de outros.

Sempre perdoe as pessoas, sempre abençoe independente do ocorrido, não guarde nada de rancor de ninguém, libere as pessoas e lance fora as toxinas confessando e falando da dor interior que muitas vezes ficaram guardadas dentro de você, não permita mais que o diabo jogue lixo na sua vida. A partir de hoje, aproxime-se das pessoas da igreja e da célula onde estamos, você verá que aqui e na igreja tem muitas pessoas maravilhosas! Agora, se entre estas pessoas houver alguém difícil de se relacionar, não se preocupe, Deus usará você para que ela seja alcançada e se torne uma pedra lisa, ou ela será usada por Deus para fazer de você uma pedra mais lapidada e muito mais preciosa.

Deus quer te abençoar através de pessoas que Ele colocou para cuidar e se relacionar com você, e Ele quer usar você para abençoar outros no futuro, caso queira seja enviado (a) para reproduzir na vida de outros aquilo que tens recebido! Nascemos para ser amado e para amar!!! Viva isso!!! É proposta do Senhor, um povo santo, abençoado e curado! Uma família santa e curada que vive o amor de Deus, um lugar onde há amor, perdão e relacionamentos!!!

Diga a pessoa perto de você: É bom ter você aqui!!! Posso te dar um abraço caloroso e dizer que te amo?!!!  

Continua…

 

Compartilhar: Você se sentiu desafiado com esta palavra? Comente!

 

Amamos você!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir