O primeiro amor

Apocalipse 2:1-5,7

Jesus Cristo demonstrou cuidado das suas ovelhas ao enviar cartas para as sete igrejas da Ásia Menor, a finalidade foi elogiar, exortar, admoestar, incentivar e direcionar a sua igreja! Especialmente neste texto que lemos, Jesus estava falando com a igreja de Éfeso e a mensagem principal exortava a igreja e as pessoas a voltarem ao primeiro amor.

Esta palavra diz aos nossos corações algo atual e verdadeiro, isto é; Jesus Cristo se importa com Sua igreja, Ele se importa com cada um de nós. A igreja de Éfeso recebe uma carta de incentivo, mas com uma admoestação exortativa que nos ensina algo muito importante. Ele exortou e disse: “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor, volta como no início e pratica as primeiras obras, voltem a viverem a essência do primeiro amor.

1. O primeiro amor se doa. Quando temos o primeiro amor, somos capazes de nos doar a uma pessoa sem saber quem ela é; intercedendo por ela, estendendo a mão, sem ao menos conhecê-la. Quando temos o primeiro amor, somos naturalmente movidos para servir ao Senhor com alegria, desta forma o Senhor nos surpreende com provisão, unção e autoridade para vencer.

2. O primeiro amor não é malicioso. Ele é puro, inocente, não busca seus próprios interesses e pensa no próximo. Precisamos ser restaurados no primeiro amor.

3. O primeiro amor para, espera e vai buscar. Quantas vezes vemos uma pessoa, cair, se machucar, se magoar, etc., e não conseguimos fazer nada, mas quando temos o primeiro amor ardendo dentro de nós, nos movemos na direção das pessoas para acalentá-las e traze-las de volta ao aprisco. O que fez o pastor na parábola que Jesus contou? Ele deixou as 99 ovelhas no aprisco e foi buscar a ovelha perdida. É isso que o primeiro amor faz em nós, pois quem tem o primeiro amor, não pensa só em si. (Lucas 15:4-6)

4. O primeiro amor traz para a Assistência Social o melhor. Quando um pastor ou um líder faz um apelo na igreja para doações de roupas, objetos, alimentos, qual é nossa resposta? Trazemos o melhor ou o resto? Quando uma pessoa é movida no primeiro amor, ela procura trazer o de melhor, ela faz com excelência aquilo que vai abençoar a vida do próximo.

O Senhor conhece todas as coisas, Ele nos olha por dentro. Peça a Deus para restaurar o seu primeiro amor. Precisamos ser totalmente desprovidos de toda malícia e segundas intenções, buscando sempre imitar ao Senhor Jesus.

O primeiro amor tem algumas características:

1. Não mede esforços. Quantas vezes proclamamos que amamos a Deus, mas não temos o Senhor como prioridade na nossa vida. Não temos tempo para uma comunhão íntima com Ele, para ler a Sua Palavra e estar em Sua presença. Muitas vezes priorizamos o futebol, o lazer ou até mesmo os negócios e deixamos o Senhor em segundo plano.

Quem vive o primeiro amor na essência não faz assim, esta pessoa prioriza a comunhão com Deus e sempre se esforçará para estar servindo integrado em Seu reino.

2. Procura amizades antigas. O primeiro amor valoriza as amizades antigas, as pessoas que foram especiais, que foram ombro amigo nos momentos difíceis. O primeiro amor não é esquecido, ele sabe valorizar, quem tem o primeiro amor sempre levará a Palavra de salvação para os amigos, família, etc.

3 É humilde. Quem tem o primeiro amor é humilde para reconhecer seus erros, e para pedir perdão. Como é importante saber reconhecer quando se está errado e pedir perdão e na mesma medida, como é fundamental perdoar, pois é assim que seremos reconhecidos como filhos do Pai Celeste.

No texto que lemos hoje Jesus orientou: ”Lembra-te de onde caíste! Arrepende-te, e pratica as primeiras obras. Existem também aquelas pessoas que perderam o primeiro amor ministerial. Oh querido (a), arrepende-te e volta! O primeiro amor ministerial é alegre, liberal, evangelizador e apascentador! Seja o que for que levou você a perder a magnitude do primeiro amor, lembre-se; Deus te ama, Ele te quer, foi Ele quem te escolheu e por você enviou Seu filho amado Jesus para te salvar, Ele é a razão do primeiro amor em nós.

Aquele que se sente fraco, desanimado ou se afastou. Oh amado (a), lembre-se deste amor e volte, posicione e avance firme sem olhar para traz. Viva este tempo exclusivo e único na sua vida! Viver este amor é ter a exuberância da vida, é ter o manancial de Deus transbordando no nosso viver, tudo fica mais fácil, mais prazeroso, mais alegre, mais colorido. Amados, volte e viva o primeiro amor com toda a sua intensidade! É assim que o Senhor ama cada um de nós!!!

Queridos, nunca permita que este amor se esfrie em você, persevere, insista, clame, se alimente da Palavra de Deus, se alimente da comunhão com o Espírito Santo e com os irmãos aqui na célula e na igreja, busque em Deus e renove-se hoje em nome do Senhor Jesus!

Compartilhar: Como você tem se sentido em relação ao primeiro amor? Ele se esfriou ou você está vivendo o clímax dele?

Um beijo no coração no amor de Cristo que deu sua vida por nós! Por Ele e para Ele vivemos e vencemos! Aleluia!!!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir