Admoestai-vos uns aos outros

Atos 20:28-32

Admoestar significa advertir. “Admoestar implica num sentido de maior urgência do que exortação, pois agora concentramos no encorajamento e consolação, mas no anúncio dum perigo que deve ser evitado. Este é um dos ministérios mais importantes na igreja, por se tratar daquele que promove livramento das ovelhas diante de situações ameaçadoras. Essa é a função de um verdadeiro líder discipulador. É muito bom ser discípulo de alguém que exerce este ministério da admoestação.

1. A admoestação e o perigo de lobos devoradores (Atos 20:29) diz: “Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho.”

O Apóstolo Paulo havia recebido da parte de Deus a responsabilidade de advertir aos líderes da igreja quanto à possibilidade de perigo no meio do rebanho. Falsos mestres, falsos pastores, falsos líderes e até falsas ovelhas tentarão entrar na igreja, chegaria o dia em que estariam agindo no meio do povo, aproveitando-se da ausência do líder mais experiente ou daquele presente, mas ausente na sua função de cuidar. A finalidade do inimigo e promover divisão, confusão, dispersão e enfraquecimento dos discípulos.

O apóstolo Paulo teve de se utilizar do ministério da admoestação para advertir com seriedade acerca desse tema: (Atos 20:31) diz:  “Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um.”

Os “lobos devoradores” podem ser pessoas com más intenções que se infiltram para prejudicar as ovelhas do Senhor. Algumas vezes inconsciente, mas com veneno da serpente trabalham para dividir a igreja com fofocas, maledicências, promovendo intrigas, dúvidas e suspeitas entre os irmãos. Outros procuram introduzir sorrateiramente falsas doutrinas. A admoestação nesses casos serve para proteger as pessoas que estão se deixando influenciar pelo mal ou que podem vir a ser. Deus ama você e Ele quer te livrar do mal.

Também serve para advertir as próprias pessoas que estão promovendo o mal. Muitos o fazem porque foram influenciados e envenenados por outros, Deus tem um propósito de alcançá-los, eles podem se arrepender pela admoestação e assim serem abençoados e os discípulos ficam protegidos.

Identifique situações que não promovem edificação, como por exemplo, críticas, fofoca, maledicência, rebeldia, murmurações e outros. Lute para conservar sempre pura a sua fé, observando a admoestação (advertência) do Senhor através do seu líder, que você conhece e pode confiar. (Deus quer proteger você!).

2. O Propósito da Admoestação – (1 Coríntios 4:14) diz:  “Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar; pelo contrário, para vos admoestar como a filhos meus amados.”

A admoestação não tem por objetivo envergonhar o discípulo, o filho espiritual ou o irmão na fé que está contaminando ou sendo contaminado; pelo contrário, o propósito é edificar trazendo mudança pelo confronto ou exortação. Como um pai ansiosamente deseja promover segurança ao filho amado, assim devemos encarar o ministério da admoestação. Para que seja assim é necessário que o coração de quem admoesta seja maduro e verdadeiramente cristão.  

Romanos 15:14 diz:  “E certo estou, meus irmãos, sim, eu mesmo, a vosso respeito, de que estais possuídos de bondade, cheios de todo o conhecimento, aptos para vos admoestardes uns aos outros.” A palavra de Deus destaca a bondade e o conhecimento como requisitos indispensáveis para se exercer tal ministério. Bondade para não julgar nem humilhar o advertido, e conhecimento para entender bem as Escrituras e discernir o que não é o verdadeiro evangelho de Cristo. (Evangelho: boas novas de salvação)

Alguém que não tenha a bondade de Cristo em seu coração e não tenha passado pelo processo na visão sendo discípulo/líder/discipulador fiel e comprometido, não deve admoestar. Vejamos os motivos: Primeiro: Ele não o fará numa atitude de amor e respeito, visando à edificação, pois ainda não está vivendo aquilo que tenta exercer e não está preparado e nem maduro o suficiente para admoestar.

Segundo: Não aceitará de forma madura uma possível recusa da parte de quem está sendo admoestado, pois se ele não é discípulo, não aceitou também ser admoestado, portanto é imaturo. Devemos lembrar que nem todas as pessoas aceitarão nossa admoestação, mesmo sendo exercida em amor, estes tem a tendência de andarem sozinhos ou dando trabalho ao líder e comprometendo a conquista da equipe.

Busque crescer na virtude da bondade e do conhecimento para que o propósito da admoestação possa sempre ser atingido em seu ministério, pois se vierem estranhos na sua célula com doutrinas erradas ou estranhas, seus discípulos estarão protegidos pela sua admoestação e os estranhos confrontados.

3. A Admoestação e a Longanimidade(1 Ts 5:14) diz: “Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.  Jesus Cristo morreu por todos, todos são preciosos para Ele, Seu desejo é ver todos salvos. Amém?

Longanimidade significa ter longo ânimo e disposição para manifestar paciência, tolerância, constância, firmeza, perseverança, clemência e lentidão em punir pecados. Como a admoestação visa edificar e não destruir, muitas vezes se requererá paciência para ver os frutos. Os insubmissos devem ser admoestados, conforme o texto acima, mas nem sempre os resultados da admoestação serão observados imediatamente.

Precisamos da longanimidade para que deixemos Deus agir de forma progressiva nos corações advertidos e estes se rendam. É importante que as pessoas tenham tempo suficiente para assimilar o aprendizado para depois dar frutos de arrependimento e transformação. Seja paciente!

Todas as oportunidades de arrependimento devem ser dadas, não se apressando a punir, mas, fazendo de tudo para que a pessoa seja restaurada. Isso se chama longanimidade. Devemos Trabalhar em nossa vida todo sintoma de impaciência no trato com as pessoas. Busquemos a qualidade da longanimidade para que nossos discípulos sejam estimulados em amor, a permanecerem firmes na fé cristã e também com nossa família e amigos, para que todos sejam abençoados através do convívio conosco.

Aqui na célula é lugar de amor, alegria, comunhão, relacionamento, amizade e cura, aqui temos a oportunidade de sermos admoestados e também admoestar, como você vê isso? Participe!

Compartilhar: Você compreendeu a importância de o líder admoestar (cuidar) dos seus? Você já foi admoestado por alguém, foi bom? Você percebeu que hoje foi um discipulado coletivo?

 

No amor do messias a quem devemos a nossa vida!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir