Atos 9:27; 11:19-26
Exortar significa influenciar sobre a vida de alguém para o seu bem, é encorajar, estimular ou consolar. Houve um homem na Bíblia chamado José, a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé, que significa “encorajador” ou “filho da consolação”, sobre quem gostaríamos de falar nesta ministração…
A Exortação e o Caráter cristão. A arte de encorajar ou de consolar as pessoas em meio às lutas, está intimamente associada ao caráter cristão. Barnabé era um estimulador de vidas porque era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. Deus agiu livremente através desse homem para estimular o crescimento dos novos convertidos ao Senhor Jesus naqueles dias.
A passagem acima mostra a ação de Barnabé para com os de Antioquia que haviam acabado de receber a Palavra de Deus. O texto revela que ele exortava a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor. O novo cristão precisa ser consolidado para tirar as dúvidas, crises, desânimo e insegurança. Barnabé, certamente, agia de forma eficaz nessas e noutras áreas trazendo sempre palavras de encorajamento que edificavam e fortalecia a todos. O resultado desse trabalho foi que muita gente se uniu ao Senhor.
Quando buscamos o amadurecimento cristão através do enchimento do Espírito Santo e da Palavra de Deus, temos melhores condições de exercer o ministério da exortação. A bondade divina fluirá através de nós para fortalecer os que necessitam de ânimo e de encorajamento. Deus quer nos usar para fortalecer outros a permanecerem firmes no Senhor e assim usufruírem dos benefícios do evangelho de Cristo.
Precisamos identificar as marcas da bondade e da fé em Cristo Jesus pelo do Espírito Santo em nossas vidas. Precisamos ser pelo Senhor habilitados para ser um exortador eficaz. Em Números 14:6-9 fala de Josué e Calebe que exortaram o povo de Israel na hora de possuir a terra da promessa, quando todos estavam desanimados e murmurando, eles exortaram a todos a crer no Senhor e ainda defendeu Moises, seu líder. Por causa disto Deus os preservou e depois de muitos anos, deu-lhes a terra da promessa, eles e a sua descendência a possuíram e até hoje desfrutam dela.
2. A Exortação e a consolidação – “ Mas Barnabé, tomando-o consigo, levou-o aos apóstolos; e contou-lhes como ele vira o Senhor no caminho, e que este lhe falara, e como em Damasco pregara ousadamente em nome de Jesus. ” (Atos 9:27).
O ministério de exortação que era tão rico na vida de Barnabé, permitiu-lhe ajudar um jovem pregador da Palavra de Deus chamado Paulo. Este Paulo havia se convertido há pouco tempo, porém ele tinha contra ele um péssimo histórico de perseguição à igreja de Deus. Agora ninguém confiava nele, pois tinham medo que ele fosse um espião no meio dos cristãos. No entanto, Barnabé teve o discernimento de que aquele homem era sincero em sua profissão e confisão de fé, e então, confiou nele e se dispôs a interceder em seu favor junto aos apóstolos da igreja, lá ele exortou os Apóstolos a aceita-lo.
Chama-nos a atenção a frase: “Mas Barnabé, tomando-o consigo…”; enquanto todos o repeliam, Barnabé o tomou consigo, isso se chama consolidar. Paulo precisava de alguém que lhe desse um voto de confiança e uma palavra de estímulo em meio ao descrédito sofrido. Foi aí que o ministério de exortação mais uma vez se demonstrou eficaz. Paulo foi encorajado a permanecer firme no caminho e se tornou o maior de todos os apóstolos, alcançando todo o mundo de sua época com a mensagem do evangelho de Cristo.
Todos nós tivemos um passado sem Cristo. Precisamos de pessoas que nos vejam como novas criaturas e que nos ajudem a esquecer as transgressões do passado. Importa que sejamos assim também para com os que se aproximam de Deus, sempre acreditando e sabendo que elas são pessoas maravilhosas, que elas estão no foco do amor de Deus. Precisamos acreditar que as pessoas em Cristo podem mudar para melhor, que o amor de Deus refletido através de nós, trará amadurecimento na fé que fará de cada uma delas, pessoas de êxito no propósito de viverem uma vida plena e frutífera em Deus.
Você que já foi ao Encontro e iniciou a Escola de Líderes poderia citar o nome de pelo menos três pessoas a quem tem “tomado consigo” para consolidar, acompanhar e estimular na fé e na carreira cristã? Pense e tome a decisão em ser um consolidador, um estimulador e motivador de vidas para Cristo, isso alegrará o coração de Deus e Sua bênçãos o alcançará!
3. A Exortação e a Restauração. Os benefícios da exortação não se restringem a uma única pessoa. A consolidação de Paulo resultou na pregação para o mundo de sua época. Por um instante, peça ao Espírito Santo para lhe mostrar quais são as pessoas que necessitam de restauração. O que você pode fazer acerca delas? Pergunte a si mesmo se você não tem preferido seguir sem olhar àqueles que estão chegando.
Há momentos que precisamos recuar para buscar os que “ficaram para trás. Pergunte a você mesmo se muitas vezes você preferiu não consolidar ou facilitar no curso da Escola de Líderes, ou ir atrás daquele que está fraco ou apascentar o problemático, as vezes arrumamos muitas justificativas e não percebemos que elas não são plausíveis, e acabamos perdendo a oportunidade de ser um Calebe ou Barnabé para falar na vida de alguém e levar este alguém a ser um ganhador (a) de almas, a ser um vencedor (a) em Cristo. Precisamos estar dispostos a acompanhar e exortar aqueles que estão conosco e fazem parte da nossa família cristã.
Em Hebreus 3:13 diz: “…pelo contrário, exortai-vos mutuamente a cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.” Precisamos sempre ser exortados e influenciados por alguém que Deus colocou ou colocará para falar na nossa vida, assim como precisamos exortar influenciando alguns para sair de um caminho errado, incentivando todos para viverem conquistas, orientando outros para mudança e vitória e exortando todos para perseverarem em servir ao Senhor.
Deus já colocou um Barnabé, um Calebe e uma Ester na sua vida, esta Ester faz parte da história de Israel, ela influenciou e salvou toda uma nação da morte através de uma atitude de exortação, intercessão e consolação, agora Deus quer usar você para ser um Calebe ou Barnabé ou Ester e assim falar na vida de alguém! Pessoas assim sempre será fiel e leal ao chamado e sempre andará firme com aqueles que Deus colocou para lhes exortar. Creio que esta pessoa é você!
Compartilhar: Esta palavra falou com você? Comente!
No amor de Cristo a quem devemos a nossa vida e o nosso tempo!
Apóstolos Eliezer e Zenita