Amai-vos uns aos outros

João 15: 9-17; Atos 9:26,27

Tudo que Deus criou foi fundamentado no amor, mesmo depois da nossa queda como ser humano, Deus criou leis e princípios para se aproximar e estar em nosso meio, Ele levantou patriarcas, sacerdotes e  profetas para restaurar aqueles que Ele ama. Por fim Ele provou o seu amor ao enviar Seu filho Jesus Cristo para nos resgatar nos redimindo de todo pecado.

Temos em Atos dos Apóstolos um personagem que reflete este amor em suas atitudes, ele se chamava Barnabé, homem de fé, bondoso e generoso, este buscou Paulo quando todos por medo o rejeitava e o introduziu no meio dos Apóstolos, e dele cuidou até que estivesse pronto para ser enviado.

Vamos destacar alguns pontos importantes deste texto base do Evangelho de João que lemos:

1. Deus é Fonte de Amor. Não conseguiremos entender o porquê precisamos amar ao próximo se não tivermos uma visão clara de que Deus é amor. Tudo começa nEle. O Pai amou a Cristo, que por sua vez nos amou da mesma forma, por isso Ele veio para nos salvar e nos incumbiu de fazer o mesmo em relação às outras pessoas. A única forma de estarmos ligados à Fonte divina é expressando o mesmo amor que dEle recebemos.

2. Cristo Permaneceu no Amor do Pai. Cristo recebeu o amor do Pai Celeste e decidiu permanecer nele guardando Seus mandamentos. É como se dá numa casa onde há regras e disciplina. Um filho, para continuar desfrutando dos benefícios de viver em família, onde há amor, cuidado e proteção, precisa se ajustar às regras estabelecidas pelos pais, ou guardar os mandamentos da casa. Cristo guardou os mandamentos do Pai e, por isso, teve o privilégio de permanecer no Seu amor.

3. Nós devemos permanecer no amor de Cristo. Cristo Jesus permaneceu no amor do Pai, assim nós permaneceremos no amor de Cristo guardando seus mandamentos. Lembrando-nos do exemplo do filho e dos mandamentos da casa, desfrutaremos dos benefícios do Reino de Deus se andarmos em linha com a constituição desse Reino. Jesus Cristo será sempre o nosso Salvador, Senhor, Pastor, Provedor, Mestre, a nossa Paz, e muito mais, muito além do que podemos imaginar.

4. O Mandamento dado por Jesus: Amar-vos Uns aos Outros. Quando falamos sobre mandamentos logo pensamos em não matar, não adulterar, não roubar, não mentir, etc. No entanto, Jesus Cristo está falando de algo muito mais profundo do que simplesmente não fazer isso ou aquilo. Ele fala do que está na base do coração do ser humano: o ódio ou o amor, a paz ou a guerra. Nós decidimos!

Por que existem pessoas que matam, roubam, adulteram, desonram seus pais, buscam outros deuses para adorar ou cobiçam o que é dos outros? Porque existe um vazio interior, uma busca por algo que os preencha, existe algo faltando, uma necessidade de afirmação, de objetivo, de propósito para viver.

Mas, quando essa semente do Amor de Deus é plantada em nosso interior, então, nos convertemos e os nossos atos serão diferentes porque o coração será diferente. O mandamento requerido, portanto, é, “amai-vos uns aos outros”, porque quem ama luta para reproduzir deste amor, luta para levantar aquela pessoa que caiu, luta para ver o reino de Deus crescer na terra… É assim que cumpriremos a lei de Deus.

5. Ter uma alegria completa é o resultado de vivemos o amor de Cristo. Jesus disse: “Tenho-vos dito estas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa”. (João 15:11). É impossível alguém desfrutar a verdadeira alegria tendo o coração endurecido em relação a alguém. A verdadeira alegria é fruto de um coração perdoador e amável…

Jesus disse que de Servos seremos Amigos – “ Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.” (João 15:15)..

Quem ama ao próximo permanece no amor de Cristo e torna-se íntimo dEle. A relação será de amigo para amigo e não mais de senhor para servo, onde não há confidências. Quem permanece na amargura de alma não conhecerá nem desfrutará das riquezas do coração do Pai Celestial.

Jesus disse que Frutificaremos. “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça(Jo 15:16a).

Se Deus é amor e Sua semente está em nós, qual o fruto que Ele espera colher de nós? Certamente uma vida em amor. As vidas, as famílias, os casamentos, a igreja, as células serão transformados por esse amor; As empresas, o governo, as cidades e a sociedade serão impactados por esse amor.

Vamos viver o evangelho de Cristo trabalhando motivados por esse amor. Todos os nossos empreendimentos devem ser feitos em amor, porque esse é o maior fruto que Deus espera colher de cada um e nós. As vidas, isto é, nós seremos apascentados, cuidados, consolidados, discipulados como resultado deste amor. Esse é e sempre será o fruto fiel, o fruto que permanece. Deus espera que este amor que recebemos a cada dia, seja reproduzido na vida daqueles que chegarem até nós!

Jesus disse que teríamos vitória na oração. “…a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. ” (João 15:16).. Quando frutificamos sinalizamos no reino espiritual e físico que estamos exercendo amor, e o resultado da frutificação é termos nossas orações respondidas.

Se os nossos atos e motivos são fundamentados no amor, nossas petições, intercessões não serão egoístas, interesseiras, vingativas ou coisas parecidas. Deus ouvirá e atenderá as orações que estiverem em linha com Sua Palavra, as quais foram feitas em amor.

Esta palavra nos faz lembrar que recebemos amor e devemos amor. Faz-nos lembrar que somos devedores do amor do Pai. Assim como eu preciso deste amor, da mesma forma preciso me tornar canal para que este amor flua através da minha vida! Deus revela e manifesta do seu amor através dos seus filhos, eu e você!!! Vamos abrir o nosso coração para recebermos e darmos deste amor, pois é desta forma que estaremos completos e felizes em todas as áreas da nossa vida. Amém!

Compartilhar: Você tem experimentado deste amor na igreja, na célula, discipulado e através dos líderes e discípulos?  O que você pretende fazer a partir de hoje em reposta a esta Palavra?

 

Um beijo no coração, pelo Messias a quem devemos a nossa vida e todo o nosso tempo.

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir