Devemos lavar os pés uns dos outros

João 13:1-17; Tiago 5:16

Quando examinamos o nosso passado descobrimos que os momentos realmente vividos que nos fez tão bem, foram aqueles em que fizemos coisas com um espírito de amor. O amor a Deus e ao nosso próximo é a única porta que permite saímos do calabouço do interesse próprio! Isso nos libera para prosperarmos e servirmos a Deus com alegria

Estes mandamentos citados por Jesus devem ser praticados em relação ao próximo. Eles devem ser experimentados “de uns para com os outros”. São mandamentos que falam dos deveres mútuos que viabilizam o agir de Deus no meio de Sua igreja. Os resultados na vida daqueles que praticam, serão: famílias curadas, vidas transformadas, ministérios frutíferos e prosperidade financeira. A nossa meta é crescer, frutificar, multiplicar e governar.

Deus quer desenvolver em nós como discípulos, líderes e  igreja, bases para sustentação e crescimento. Estes princípios são fundamentais para criar estrutura no relacionamento e maturidade. Por isso é importante que estes sejam praticados e vividos no dia a dia, pois Deus quer fazer de nós, padrão e modelo de homens e mulheres curados e resolvidos no espírito, alma, corpo, família e finanças.

Como lemos no texto de hoje, durante a celebração da Ceia, Jesus, reunido com seus discípulos, começou a lavar-lhes os pés. Com esse ato o Senhor Jesus nos ensinou a:

1. Assumir Voluntariamente a Posição de Servo Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. (Jo. 13:14).

A responsabilidade de lavar os pés de um convidado naquela época era delegada ao servo da casa. Jesus, porém, sendo Senhor sobre todos, assumiu a condição de servo, considerando o próximo, o convidado especial do grande Anfitrião, o Pai celestial. Fazendo assim, Ele tornou-se servo de Deus e dos homens. “

Em Filipenses 2:7-8 diz: “…antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.”

A simples consciência de que somos servos já nos ajudaria a resolver muitos conflitos de relacionamentos. Em muitos momentos quando as pessoas não nos agradam ou não nos dão a atenção que achamos que merecemos, nos sentimos feridos e magoados. Estamos aqui, no entanto, para servirmos aos outros com amor e alegria. Para termos êxito neste propósito, precisamos ser discípulos comprometidos com o Senhor, submissos e prontos para servir.

Pratique esta arte de servir aos outros de acordo com os talentos e recursos que você possui. Tenha a alegria de sentir-se útil no Reino de Deus servindo ao próximo como Cristo serviu… (isso fala de semeadura que fará que seu futuro seja próspero e seguro em Deus)

2. Ajudar o próximo a remover a sujeira do caminho “ Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo.” (Jo 13:8).

Jesus disse que os discípulos não necessitavam banhar-se novamente porque já estavam limpos pela Palavra recebida. Mas os pés precisavam ser lavados constantemente. Quando recebemos a Palavra de Deus em nosso coração e nascemos de novo, somos lavados e purificados pelo Senhor, mas, quando caminhamos a cada dia neste mundo, a poeira do caminho vai impregnando em nós. O pecado ao redor, a mágoa gerada nos relacionamentos, a ira nas injustiças, as atitudes imaturas e impensadas que praticamos e as quedas nas áreas fracas, etc., são como poeiras em nossos pés.

Precisamos nos dispor a lavar os pés daqueles que estão engatinhando na vida cristã e dos discípulos que andam conosco, bem como dos que, por algum motivo, caíram na fé. Devemos ajuda-los, pacientemente em amor e ao mesmo tempo, deixar que nossos líderes nos lavem os nossos pés.  Isso fala de arrependimento, de reconhecimento, de confissão e de perdão, fala de pedirmos perdão a Deus diariamente pelos pecados e também às pessoas que magoamos. Para isso precisamos de alguém para nos ouvir e assim colocarmos para fora, tudo àquilo que nos faz sofrer ou que nos prende nos impedindo de crescer, quando liberamos perdão, o sangue de Cristo nos lava e nos purifica.

Isso significa que eu preciso ter alguém que me ouça e ore por mim, mas também, a medida em que Deus trabalha na minha vida, levando-me a maturidade, preciso me dispor a reproduzir na vida de outros, aquilo que estou recebendo da pessoa que cuida de mim. É bom ter alguém com quem desabafar e confessar pecados e receber oração, mas é também muito bom se tornar um ouvinte de confiança para lavar os pés daqueles que Deus ama, daqueles que Ele confiou para a gente cuidar.

Desta forma haverá restauração na nossa vida e na dos nossos discípulos, irmãos e amigos. O Senhor disse que se Pedro não aceitasse ter seus pés lavados, este não poderia ter parte com Ele. Os que acumulam a sujeira do pecado em suas vidas vão, gradativamente, perdendo a comunhão com Deus. Quando, porém, intervimos com amor, mostrando a cada um o caminho do arrependimento e da restauração, então, estamos cumprindo o mandamento recíproco do lavar os pés ao próximo.

Esteja à disposição dos que buscarem sua ajuda nessa área. Seja bondoso e cheio de compaixão, para que o tratamento seja na vida dos discípulos e de alguém que esteja precisando de ajuda, um ato de graça para restaurar trazendo verdadeira cura que resultará em frutos na vida pessoal e ministerial.

3. Promover Refrigério ao Cansado – “Declarou-lhe Jesus: Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés; quanto ao mais, está todo limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos.” (João 13:10).

A sujeira do caminho pode não se limitar somente ao pecado, mas ao desânimo e sentimentos de tristeza ou fracasso a que alguns são submetidos. Não há nada mais confortador do que a água fresca sobre os pés de quem muito caminhou; assim são as palavras de ânimo e de encorajamento ao que já não tem mais nenhum vigor.

Os que sofrem de inquietações, tentações constantes, dúvida e sentimentos negativos, precisam de verdadeiros amigos cristãos que os ajudem em seus desafios. Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo. (Pv 16:24).

O contrário do que falamos acima são as palavras destituídas de graça, ou seja, aquelas que trazem pesar ao coração do próximo e não edificam. A crítica, o julgamento, a condenação e tantas outras atitudes negativas em relação ao outro, não edificam nem servem aos propósitos divinos.

Esta palavra nos mostra a importância e o propósito do servir, nos mostra também que devemos estar prontos para abrirmos nosso coração para ser cuidado, discipulados, perdoados, ministrados e curados. Esse é o propósito de Deus na nossa vida, como seus filhos, como igreja, como discípulos e discipuladores, como Célula e como família. Deus te ama e quer ver você salvo em Cristo Jesus!

Compartilhar: Você tem experimentado isso na sua vida aqui na IACC?  2. Você está disposto a viver e praticar esse mandamento do Senhor?  Ou 3. Essa palavra ministrou ao seu coração?

 

Um Grande abraço e um beijo no coração!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir