A Fé que promove Largura

Josué 2:1-21; 6:22-25

Raabe foi uma mulher que se destacou pela sua declaração de fé no Deus de Israel. Ela não conhecia pessoalmente ao Senhor, mas ouviu sobre os Seus feitos poderosos e creu e estremeceu diante do que ouviu. Por causa de sua fé, antes mesmo de receber os espias em seus aposentos, o Deus de Israel providenciou um meio para que ela se salvasse.

Entre tantas casas que os espias podiam escolher para se esconderem, entraram justamente na de Raabe. Certamente, Deus queria que ela tivesse uma oportunidade de fazer sua declaração de fé com seus próprios lábios, externando diante daqueles homens o que já era uma realidade em seu coração.

Sua fé em Deus garantiu-lhe experimentar o verdadeiro significado do seu nome “Largura”. Além de ser salva da morte juntamente com sua família, ela que morava no próprio muro de Jericó, passou a morar com Israel, vindo a fazer parte da genealogia de Jesus Cristo. Deus alargou suas fronteiras, Ele lhe deu largura! Ela se casou com Salmom e formou família em Israel (Mt 1:5,6; Hb 11:31).

Vamos ver onde estava fundada a fé de Raabe:

1.  Raabe não foi Indiferente ao que Ouvira acerca do Deus verdadeiro“Bem sei que o Senhor vos deu esta terra” – Js. 2:9. (Obs. Esta terra Deus tinha dado a Abraão e o povo que lá estavam tinham invadido e muitos tinham contaminado com feitiçarias e sacrifícios de crianças no fogo para moloque, etc.). Eles invadiram enquanto os Hebreus estavam no Egito, muitos resistiram para saírem.

Raabe morava em Jericó, a primeira cidade que havia de ser conquistada pelos filhos de Israel. Jericó era uma cidade fortemente protegida pelo muro que a circundava, tão largo e forte que casas como a de Raabe, foram construídas em cima dele. Muitos confiavam naquele tipo de proteção, sentindo-se seguros e quase que indestrutíveis. Raabe, porém, decidiu não olhar para a aparente segurança inspirada pelo muro diante dos relatos do que Deus já havia feito para tirar seu povo do Egito, e de como abrira o Mar Vermelho.

A virtude de Raabe, portanto, estava na sua percepção do que estava acontecendo na história, não sendo indiferente. Ela compreendeu que nada poderia deter um Deus que já havia aberto o Mar Vermelho e destruído vários exércitos inimigos para liberar o caminho do seu povo que rumava para aquela terra. Há muitas pessoas que continuam indiferentes mesmo quando ouvem sobre os sinais que Deus tem operado pelo mundo.

Como você tem se portado diante do testemunho de outras pessoas acerca do que Deus fez na vida delas. Cada testemunho, cada sinal, cada detalhe da manifestação do Senhor, deve nos estimular à fé e à aproximação maior da Sua presença. A indiferença e a incredulidade devem ser combatidas tenazmente, porque oferecem risco à saúde espiritual.

2.  Raabe encontrou um Deus pessoal que lhe deu razão para mudar de vida“porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra” – Js. 2:11

Apesar de todas as virtudes de Raabe que estamos procurando registrar aqui, não podemos deixar de questionar sobre a razão do tipo de vida que ela vivia. Ela era uma prostituta. Estava perdida em seus caminhos e certamente infeliz, não podendo preencher de nenhuma forma o vazio que havia em seu coração.

Talvez, a grande causa dessa vida fútil se devia ao fato de que ela não tinha para quem realmente devotar sua vida. Todos os homens que dela se aproximavam, vinham apenas para se satisfazerem por motivos egoístas e nada mais. Todos os deuses sobre quem já tinha ouvido falar ou até mesmo a quem poderia servir, eram imaginários, ou de pedra e pau. Por isso, sua vida não tinha uma razão de ser. Até que ouviu de um Deus presente e tremendo que era Senhor do céu e da terra, um Deus que se importava com seu povo.

Muitas pessoas ainda hoje estão numa condição de vazio interior, pois ainda não encontraram uma razão para a vida. Assim como Raabe encontrou um Deus que não era Deus somente no céu, mas também na terra, um Deus real, próximo, interessado em resolver seus problemas e pronto para derrubar seus inimigos, essas pessoas também necessitam conhecê-lO verdadeiramente.

Deus é Senhor no Céu e na terra, Ele está agindo no seu dia a dia, identificando-se com suas lutas e provações. Saiba que somente o relacionamento com esse Deus de forma pessoal é que vai realmente trazer a verdadeira motivação para uma mudança de vida, para uma vida plena e completa.

3.   Raabe Manifestou Fé Para Salvar Sua Família “Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo SENHOR que, assim como usei de misericórdia para convosco, também dela usareis para com a casa de meu pai; e que me dareis um sinal certo de que conservareis a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm, e de que livrareis a nossa vida da morte.” – Josué 2:12-13

Raabe não pensou somente em si mesma, mas logo aproveitou a oportunidade para prover escape para os seus  entes queridos. Na Bíblia vemos vários exemplos de pessoas que foram salvas do juízo divino juntamente com suas famílias. É o caso de Noé e sua casa, Ló e sua família (se perderam apenas os que não creram, mas a provisão foi para toda a família), e o texto bíblico clássico de Atos 16:31 que diz: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.”

Raabe pediu um sinal de que seu pedido de salvação da família seria atendido. Os espias então lhe ordenaram a deixar um cordão vermelho pendurado na janela que pudesse ser visto pelos guerreiros de Israel quando entrassem na cidade para possuí-la. O cordão vermelho era o símbolo profético do sangue de Jesus Cristo que é o sinal de aliança conosco e também nos purifica de todo o pecado.

Raabe e sua família foram salvos não por obras de justiça que tivessem praticado. Ela era uma prostituta, uma pecadora, como todos nós também éramos, ainda que com pecados variados. Mas a salvação dela e a de sua casa aconteceu por causa da fé que ela manifestou, crendo que aquele sinal do cordão vermelho seria suficiente para sua salvação e a de toda a sua casa. Todo o muro caiu, mas a parte do muro onde estava a casa dela ficou de pé. (Deus considerou o juramento e o cordão vermelho).

As vezes olhamos para as pessoas e julgamos por aquilo que elas são e não por aquilo que elas poderiam ser em Cristo Jesus, as vezes ficamos limitados naquilo que somos, olhando para as nossas limitações e não rompemos. Ouça este conselho: Olhe para aquilo que você é hoje, isso não é o fim, saiba que há muito ainda para Deus fazer e realizar na sua vida, é apenas o começo de algo bom, olhe hoje e veja aquilo que você ainda poderá ser em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Raabe não hesitou em mudar, em tomar uma atitude de salvação pra si e sua família, sua fé promoveu largura. Somente através da fé em Jesus Cristo, da eficácia do Seu sangue, há salvação disponível para todos nós e também para toda nossa família. Basta crer, confessar e andar neste caminho, Jesus Cristo é a porta de entrada no céu e também a porta para uma vida plena, completa e feliz nesta terra.

O sacrifício de Jesus Cristo por nós na cruz sempre foi, continua sendo e sempre será a única base para a nossa salvação espiritual, emocional, física e eterna. É através do Seu sangue derramado por nós que somos purificados e livres de toda maldição. “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (1 João 1:7)

Compartilhar: Que lições podemos tirar da atitude de Raabe e da ação de Deus em relação a sua atitude de fé?

 

Amamos vocês

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir