A oração muda destinos

I Crônicas: 4: 9,10; I Coríntios 10:13

A oração que muda destinos está recheada de fé, amor, perdão, arrependimento, dependência, submissão, motivação correta, confissão alinhada com a Palavra de Deus, honra e perseverança. Vemos neste texto que Jabez tinha muitos motivos para ficar reclamando e se lamentando, pois, sua mãe o tinha amaldiçoado dizendo, seu nome é sofrimento.

O parto foi difícil, sua mãe sofreu muito e naquele momento ela disse; o nome deste menino será sofrimento. O nome diz tudo, principalmente na cultura hebraica, àquilo que o nome diz, assim será, e se uma autoridade o estabelecer como propósito, se torna lei na vida da pessoa. Imagine este decreto de sofrimento sendo pronunciado todos os dias, com certeza Jabez sofreu muito com isso.

Nascemos em Cristo como filhos de Deus e com uma marca de vencedor. O processo de geração de uma nova vida por si só já é uma caminhada de sucesso. O diabo tentará destruir essa marca de sucesso assim que tiver a primeira oportunidade, por isso não podemos dar a ele oportunidade de entrar e agir contra nós. Depois de destruída, fica difícil acreditar que aquela marca de vencedor um dia existiu. Você nasceu para ser feliz, para vencer e viver uma nova vida em Cristo Jesus!

Porém Deus restaura o que o diabo quebrou e não somente devolve a marca de vencedor como também o leva a uma nova posição que foi conquistada por Jesus na sua morte e ressurreição, essa restauração não é apenas como vencedor, mas como MAIS QUE VENCEDOR! – Romanos 8:37 diz:  Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

As vitórias são promessas conquistadas por Jesus para cada um de nós, mas elas serão desatadas através da oração e da nossa semeadura. Em muitas ocasiões o Senhor nos orientou a orar para alcançarmos as respostas que tanto precisamos. A Bíblia também nos ensina que se orarmos segundo a vontade do Senhor, nossas orações serão prontamente atendidas – I João 5:14.

Jabez fez uma oração que foi prontamente atendida por Deus, ou seja, ele orou segundo a vontade de Deus. Ele demonstrou uma fé ativa, um desejo de crescer, uma disposição de olhar para Deus e não para aquilo que as pessoas estavam dizendo, ele buscou a vitória naquele que pode todas as coisas.

A palavra “ilustre” significar Honrado. Jabez nasceu em um parto difícil. Ele é o que poderíamos chamar de uma pessoa que enfrentou lutas até para nascer. Seu nome foi escolhido em função desse sofrimento. Imagine toda vez que sua mãe o chamava, ela e ele lembravam-se que seu nascimento foi um sofrimento muito grande para ela, e agora também para ele.

Ele tinha agora condições de escolher entre a honra e o peso, ele poderia se tornar um peso para as pessoas se tornando uma pessoa vingativa, amargurada, etc., mas não, Ele fez a escolha certa, ele foi um nobre, em vez de reclamar e amaldiçoar, perdoou e orou buscando ao seu Deus, O Todo Poderoso.

Temos que fazer escolhas em nossas vidas. Deus orienta em Deuteronômio 11:26  para escolhermos entre bênção e maldição. Jesus nos orienta em sua Palavra a escolhermos o caminho certo. A cada dia precisamos fazer escolhas, temos que tomar decisões que nos leve ao caminho da nobreza. São nossas escolhas e não o destino que determinam nosso sucesso ou nosso fracasso.

Qual foi o segredo do sucesso de Jabez?  Ele invocou ao Senhor Deus. A chave é invocar com entendimento, sabendo o que estamos fazendo. Creio que esse é o grande desafio para mim, para você e igreja, entender o tempo e o mover de Deus. Muitos não conseguem entender seu lugar em Deus, por isso continuam sem viver o melhor que Ele tem para suas vidas.

Não foi a espada, ou a inteligência, nem a beleza que tornaram Jabez especial. Foi sua atitude diante da circunstância, foi sua vida de oração em busca de mudança na sua história! Jabez na atitude de orar desenvolveu um relacionamento com Deus. A melhor forma das pessoas saberem que estamos no caminho certo é elas verem a presença de Deus em nós.

A Bênção de Deus faz com que nossa família seja estável e feliz, faz com que nossos filhos sejam fortes, prósperos e fecundos na terra. Faz com que a chuva (mover do Espírito), sempre regue nossa terra, a nossa geografia. Faz que nossas terras (nossos territórios) sejam férteis e frutíferas. Faz que nossas árvores sejam frondosas e fortes (não faltarão os frutos em nossa vida). Faz com que nossas fontes de vida, alegria, paz e prosperidade sejam infinitas;

Precisamos adquirir esse entendimento se pretendemos alcançar alguma coisa, precisamos da bênção de Deus em tudo. Quando você lança a semente ele frutifica cem vezes mais. Jabez não se conformou com os limites que ele tinha. Existem limites em nossas vidas que somente serão transpostos pela força e poder de Deus sobre nós. Jabez demonstrou arrojo e conhecimento dos seus direitos em Deus.

A bênção de Deus transforma frangos em águias, ou no mínimo em galos de briga! Jabez visualizou um lugar mais amplo, mais próspero para ele e sua família. (Eu sonho com uma igreja mais forte, mais vibrante, maior e com uma multidão de discípulos prósperos, curados e frutíferos).

Jabez disse em sua oração, livra-me do mal e da aflição deste mundo. Jabez pede proteção contra o mal, sabendo que é o mal quem causa dor e aflição. Jabez estava pedindo que Deus quebrasse uma sentença que pesava sobre sua vida, pois dor e aflição o acompanhavam desde seu nascimento. Jabez ora a Deus para que o mal saísse definitivamente de sua vida, Deus ouviu a sua oração e o livrou deste mal, fazendo-o crescer e prosperar na terra.

A Resposta de Deus. A Bíblia diz que Deus concedeu o que lhe tinha pedido e isso o tornou diferente das outras pessoas. Tão diferente que seu nome ficou gravado pela eternidade como alguém de quem vale a pena lembrar. As respostas de Deus para nós sempre são mais amplas do que imaginamos. A diferença na sua vida é a presença de Deus e isso aconteceu por causa da obra de Cristo na cruz do calvário. Deus quer intervir na sua vida e fazer algo novo, Ele quer hoje ampliar as suas fronteiras!

Compartilhar: qual deve ser a nossa atitude diante das crises?  No que esta palavra te edificou hoje?

Que a paz de Jesus Cristo encha teu coração.

 

Apóstolos Eliezer e Zenita C. Moreira

                                                         

Imprimir