A atitude e a oração de Jabez

I Crônicas: 4: 9,10

Gostaria de ampliar a Palavra que foi pregada no domingo passado, pois é direção do Espírito Santo para nossas vidas nesta semana. Neste texto de hoje Deus indica que Jabez foi “o mais ilustre, isto é, o mais respeitado” entre os seus irmãos, isso fez dele uma pessoa nobre. Isto deve servir de encorajamento, pois respeito e nobreza é resultado de honra e integridade, estas são qualidades que qualquer um de nós pode alcançar, só precisamos atentar para algumas coisas importantes que serão citadas hoje nesta palavra.

Jabez tinha muitos motivos para ficar reclamando e se lamentando, pois, sua mãe o tinha amaldiçoado dizendo, seu nome é sofrimento, você se chama dor! Ele foi mais ilustre que os seus irmãos, pois buscou ao Senhor Deus e em vez de ficar murmurando e dizendo não tem jeito para mim. Ele orou pedindo a benção de Deus em uma posição de força, seu coração estava limpo, sua alma estava livre de magoas, amargura e raiva, e ainda o fez de forma bem clara e específica.

Primeiro: O perdão é uma das condições Bíblica para que nossas orações sejam respondidas. Deus respondeu a oração dele! Isso significa que Jabez tinha perdoado sua mãe e seus irmãos. Ele não ficou preso no passado, ele liberou e avançou para novas oportunidades. (Marcos 11:25,26)

Segundo: Ele creu no Deus vivo, Ele deu crédito nas promessas do Senhor, ele era descendente de Abraão, por isso tinha o direito da benção da vida, da longevidade e da prosperidade, por isso não ficou lamentando, mas buscou a benção dEle para seu crescimento e prosperidade.

A Bíblia diz em Gálatas 3:13,14 que em Cristo Jesus temos o direito de receber das bênçãos de Abraão, por causa da nossa fé em Jesus, as benção dadas a ele vão nos alcançar! Quando conseguimos andar por fé, com integridade, tendo um espírito perdoador, sendo uma pessoa agradecida, honrada e fiel, Deus fica muito feliz e pronto para ouvir nossas orações, fazendo se cumprir em nós as suas promessas. A oração é também uma arma poderosa para vencermos as adversidades e problemas que surgem na vida.

Vejamos os pontos chaves da oração de Jabez:

1. Oh, quanto eu desejo que o Senhor me abençoes. A palavra abençoar no sentido bíblico significa conceder favor sobrenatural. Quando peço a Deus que me abençoe, estou clamando que sua bondade e favor sejam derramados sobre mim. Também estou reconhecendo que Ele é único para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos (Ef. 3:20) Deus quer adentrar nossa vida, como fez com a de Jabez, e reescrever nossa história de modo a incluir muitas coisas  novas e importantes.

2. Deus, alargues as minhas fronteiras. Nossa fronteira começa no lugar em que vivemos e trabalhamos. Inclui nosa vida espiritual, familiar, ministerial, nossos bens, dons e talentos. Fronteiras também significa “margem, limite”. É pedir que Deus remova limites e abra as portas da oportunidade. Ele expandirá nossas fronteiras quando avançamos e pisamos nas águas com fé e perseverança, quando lutamos pelos nossos direitos em Cristo, quando pagamos o preço da conquista e da nossa fé!

3. Oh, que seja comigo a tua mão! Mão de Deus representa seu poder, sua presença e provisão. Quando pedimos ao nosso Pai Celestial que coloque a Sua mão sobre nós, rogamos para que sua presença e provisão venha na nossa direção pelo poder do seu Espírito Santo. Pare um instante e pense nas áreas de sua vida que precisam do toque da mão de Deus. Ore a Ele, clame por Jesus Cristo, Ele virá e te tocará!

4. Oh! Que me preserve do mal!  Em I Pe. 5:8 diz que o diabo nosso adversário anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. Em Lucas 6: 43 diz que Jesus deu-nos a oração do Pai Nosso como modelo que contém o pedido: “e não nos deixes cair em tentação. ” Aqui fica uma pergunta. No que somos tentados a cada dia?

Somos tentados a reclamar quando as coisas não acontecem do modo que esperamos, somos tentados a não dizer a verdade e a guardar ressentimento e até em recusar a perdoar. Somos tentados a sermos críticos com os outros e a ter inveja daqueles que prosperam. Temos uma tendência de sermos ingratos gerando em nós uma insatisfação e desvalorização daquilo que temos ou conquistamos. Eu aprendi na Bíblia que devemos valorizar e agradecer por aquilo que temos, pois isso alegrará o coração de  Deus e Ele nos abençoará, Ele quer nos ampliar em tudo, se você crê, Ele fará isso começando hoje.

Conclusão: Vejamos alguns pontos importantes que devemos saber e compreender: As formas de Deus responder as nossas orações nem sempre será igual para mim e para você! A resposta na vida de uma pessoa nem sempre é igual a outra. Cada um de nós terá respostas das nossas orações, mas as vezes é diferente da resposta do outro. Veja, cada resposta de Deus estará transformando e abençoando cada um de nós individualmente, mas acontecerá na hora certa, pois nem sempre estamos prontos para receber naquele momento.

Aprendi que as lutas, barreira e aflições para alguns, são impedimentos e justificativas para parar e murmurar, por outro lado na vida de outras pessoas estas coisas são combustíveis para crescer, avançar e vencer. Como tem sido nossas atitudes diante das crises?  Se temos fé naquilo que Deus diz em sua palavra, avançaremos e venceremos todas as coisas, se duvidarmos, ficaremos prostrados.

Posso encorajá-los a adotar um novo estilo de vida, a de buscar as bênçãos de Deus como nunca, a ver as pessoas ao seu lado com possibilidades de sucesso. Todos têm condições de crescer e frutificar, de andar no propósito de Deus. Todos podem ser discípulos, trabalhadores no reino de Deus, discipuladores e comprometidos com o líder colocado por Deus, todos podem ser ministros e líderes de sucesso no reino de Deus e na vida secular, basta querer.

Você deve buscar a presença e o poder de Deus com intensidade, com muito fervor. Você foi feito para ir além do que viu e experimentou, Deus é infinito, continue integrado e buscando até que Ele lhe dê mais das bênçãos divinas, Ele quer te dar uma visão mais ampla em Cristo de tudo de bom e daquilo que é possível acontecer na sua vida.

Que a paz de Jesus Cristo encha teu coração.

Compartilhar: Esta palavra te abençoou, te deu destino? Então comente!

 

Amamos vocês!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita                                                                                                        

Imprimir