Muito forte este texto, ele revela a luta que temos para vencermos a tendência da carne e a necessidade que temos em colocarmos Jesus Cristo em primeiro lugar na nossa vida. Esta expressão a seguir revela a luta interior do apóstolo Paulo em vencer sua tendência para a mal, ele diz: “Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto”.
Através desta palavra podemos comprovar que existe uma grande luta travada entre a nossa carne e o nosso espírito. Mesmo o Apóstolo Paulo, sendo um grande homem de Deus, com profunda intimidade com Ele, chega a esta conclusão, pois ele devia experimentar pessoalmente esta luta.
Da mesma forma eu e você que já entregamos nossas vidas nas mãos de Deus podemos estar vivendo esta luta interior. A nossa carne é influenciada por heranças, temperamentos e modelos. Alguns vezes nos deparamos manifestando o comportamento e atitudes de nossos pais, as quais, muitas delas, nós sempre reprovamos.
A vida toda fomos alimentados com conceitos, imagens e exemplos que diziam respeito a inclinações da carne e estavam muito distante dos princípios de Deus. Todas estas informações que recebemos ao longo da nossa vida, combinadas com nosso temperamento geraram em nós maneiras de nos comportarmos, de reagirmos e agirmos que quando manifestas de forma automática acabam por expressar exatamente as palavras do Apóstolo Paulo: “Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto”.
Alguns exemplos:
- Diante de algo que desejamos, muitas vezes apelamos para choro, gritarias, persuasão de palavras e não oramos ou submetemos a Deus, aguardando no Espírito.
- Quando discordamos de alguma atitude automaticamente temos o ímpeto de discutir, julgar, fazer “caras e bocas”, e não a atitude de intercedermos ou nos colocar na presença de Deus para sabermos se o que pensamos está realmente correto.
- Quando nos deparamos com as limitações do outro, muitas vezes usamos de acusação e não paramos para orar, nos compadecer e ajudar.
- Quando colocados à prova, muitas vezes optamos pela mentira por medo de reconhecermos nossas fraquezas ou erros.
- Muitas vezes decido me santificar, fugindo das tentações e quando percebo, me distraí caindo novamente nos mesmos erros.
- Decido ser manso com meu cônjuge, com meus pais, com meus filhos e de repente me vejo agredindo-os com palavras ou até fisicamente.
- Sei que devo ser honesto, não roubar, não sonegar, não mentir, não me contaminar, não julgar, mas quando menos espero estou roubando, mentido, julgando, contaminando e desobedecendo aos princípios de Deus.
O que fazer então?
1. Não sinta-se culpado. Em Romanos 8:1 diz: …”Pois já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”.
O propósito de Deus é sempre nos abençoar, nos perdoar. Basta para isso que tenhamos uma atitude legítima de arrependimento e desejo de mudança. Tome posse do perdão que há em Cristo, porque Ele próprio diz que “Aquele que começou a boa obra em nós há de completá-la até a sua volta”. (Fp 1:6).
O sentimento de culpa é um vilão silencioso. A culpa gera morte física e espiritual. Seja transparente consigo mesmo. Não se apegue em desculpas e justificativas, mas antes reconheça as suas fraquezas, o seu temperamento e as atitudes carnais. Chegando a Deus confessando-as e clamando para que o Espírito Santo o liberte. É importante também procurar o seu líder ou pastor ou Apóstolos e expor a eles estas fraquezas, para que ele ou ela ore por você e te liberte de todo argumento para que você vença e assim prospere em tudo.
Conheça os princípios de Deus através de uma leitura diária da Bíblia e tenha uma vida de oração. A oração move a poderosa mão de Deus. Não podemos desperdiçar as armas que Deus tem nos dado para a conquista de uma nova natureza.
2. Tome a cruz. Em Gálatas 5:24 diz “E os que são de Cristo crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências”.
Siga a Cristo no seu exemplo da cruz, não fazendo aquilo que deseja, mas sim sujeitando a sua vontade a de Deus, obedecendo de forma irrestrita, vencendo a carne e seus desejos, hábitos e vícios e vivendo no Espírito Santo de Deus. À medida que vencemos a carne mortificando as suas paixões, ela vai perdendo a sua força e o fruto do Espírito começa a crescer em nós gerando novas atitudes e novas conquistas.
Se você tem se sentido roubado com as suas atitudes erradas, se através desta palavra você entendeu que precisa da ajuda de Deus para conseguir mudar a sua maneira de agir, peça a Ele que te toque agora submetendo sua natureza humana a soberania do Espírito Santo, para que você consiga fazer o bem que você quer e não o mal que você não quer!
Sabemos que o inimigo das nossas vidas, o diabo, fica ao nosso derredor para tentar entrar e nos destruir, ele vai tentar nos roubar ativando nossa tendência carnal de competição, discórdia, disputas, ciúmes, inveja, orgulho, insubmissão e desonra. Se deixarmos ele entra, mas se buscarmos uma vida segundo Cristo, o vencemos.
Jesus Cristo é o nosso modelo maior, Ele foi e é o maior discipulador e pastor que existe, Ele trabalhou por três anos e meio nos seus discípulos para que fossem coesos, simples, humildes, amorosos, unidos, maduros, frutíferos para o bem e fossem também grandes amigos!
Jesus Cristo conseguiu e o fato de estarmos aqui atesta isso, Ele está vivo e continua a trabalhar na nossa vida, Ele faz isso hoje através de nossos mentores e discipuladores, precisamos continuar àquilo que Jesus começou a fazer e levarmos até a Sua volta. Ele e nós contamos com você!
Você que veio hoje pela primeira vez e ainda não tem um relacionamento verdadeiro e profundo com Deus pode experimentará este novo caminhar, com novas atitudes, não mais sozinho e sem respostas, mas com Jesus e nós ao seu lado te ensinando todas as coisas segundo os princípios de Deus.
(Líder, Faça o apelo e depois dê 2 ou 3 minutos com um louvor baixinho para que todos façam sua oração. A oração pode ser apenas um sussurro de cabeça baixa).
Compartilhar: Esta palavra falou ao seu coração, te ampliou e ajudou você nas decisões? compartilhe conosco.
Deus te abençoe com arrependimento e te livre da culpa te dando amplitude nas suas conquistas.